Com o segmento das grandes aventureiras aquecido no mundo inteiro, mais uma novidade está prestes a ser apresentada. Trata-se da nova Triumph Tiger 1200. Rival de modelos como a BMW R 1250 GS e Honda Africa Twin, a moto ganhou um teaser oficial em em vídeo sendo testada na terra ainda com camuflagens.

O vídeo é curto e metade de sua duração é ocupada apenas pelo logo da Triumph. No entanto, apesar de rápido, revela algumas novidades para a nova Tiger 1200, que ficou relativamente atrasada após o lançamento da Tiger 900 renovada. Antes mesmo que pudéssemos perguntar, a empresa já deixou claro em comunicado que "por enquanto, não há mais informações sobre o modelo, data de lançamento e nem outras imagens da motocicleta".

Nova Triumph Tiger 1200 - Teaser

No vídeo, a nova Triumph Tiger 1200 aparece em situações extremas de condução, algo que a maioria dos compradores desse estilo de moto não faz, mas gosta de saber que é capaz. Só que isso já deu algumas pistas. A primeira é que a novidade deve manter as opções de duas versões como hoje: GT e Rally. No vídeo, aparece a Rally, com pneus de perfil agressivo e rodas raiadas. A GT deve trazer rodas de liga leve.

Outros detalhes que podem ser vistos são o chassi de treliça redesenhado e, mesmo camuflado, o novo conjunto de carenagens deve trazer uma evolução do visual da atual Tiger 1200. Na suspensão traseira, a moto deve trocar o braço único por uma balança um pouco mais convencional, mas mantendo a transmissão final por eixo cardã.

Nova Triumph Tiger 1200 - Teaser

Ainda não se sabe como a Triumph bancará a afirmação de que a nova Tiger 1200 será mais leve. Mas, quanto a potência, deverá ser apenas incremental. No vídeo fica bem claro que a moto manterá o tradicional propulsor de 3 cilindros em linha. Outro detalhe interessante é que, no lugar de um grande radiador, a moto trará duas peças menores.

Para sobreviver em um segmento tão competitivo, a nova Triumph Tiger 1200 deverá contar com equipamentos como faróis de LED, controle de tração, modos de condução selecionáveis, painel de instrumentos digital e colorido e algum tipo de conectividade com smartphones via Bluetooth.

A atual Triumph Tiger 1200 é vendida no Brasil nas versões Alpine (GT europeia) e Desert (Rally). Os preços parte de R$ 85.990 para a primeira e de R$ 90.990 para a segunda. Ambas são movidas pelo mesmo tricilíndrico arrefecido a líquido de 1.215 cm³. Ele é capaz de entregar hoje 141 cv de potência a 9.350 rpm e 12,2 kgfm de torque a 7.600 rpm. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com