Você compraria um Cayenne chinês pelo equivalente a R$ 130 mil?
Changan Uni-K não nega inspiração no design do SUV alemão, principalmente na traseira
A estratégia de oferecer veículos relativamente baratos com design inspirado em modelos europeus de grande sucesso é recorrente entre montadoras chinesas. A Changan, por exemplo, comercializa em mercados asiáticos o SUV Uni-K, que tem como grande destaque do design a traseira semelhante à do Porsche Cayenne Coupé.
Naturalmente, as linhas não foram copiadas na literalidade e trazem algumas diferenças em relação original alemão. A essência, porém, é a mesma: terceira luz de freio integrada no spoiler, caimento característico do teto, lanternas finas e interligadas e saídas de escapamento quádruplas (de tamanho bastante generoso no caso do chinês).
Galeria: Changan Uni-K 2021
De perfil, o Changan Uni-K também é bastante semelhante ao modelo alemão, especialmente no recorte das portas e arcos das rodas. Já na dianteira, o SUV finalmente adquire identidade própria. Nesse quesito, destaque para a grade frontal em “V” com efeito tridimensional, faróis estreitos e luzes diurnas em formato “Y” nas extremidades do para-choque. Nada a ver com a inconfundível frente do Cayenne Coupé.
Em termo dimensionais, o Uni-K é mais curto, estreito e alto que o Porsche. Ao todo, são 4,86 metros de comprimento, 1,94 de largura e 1,70 metros de altura. Para efeito de comparação, o Cayenne Coupé tem 4,93 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,67 m de altura. Como elementos premium, destacam-se as rodas de liga leve de 21 polegadas e as maçanetas escamoteáveis.
Logicamente, o Uni-K não oferece motores V6 e V8 modernos como o Cayenne. Sob o capô, o humilde bloco 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina entrega 232 cv de potência e 39,7 kgfm de torque entre 1.900 e 3.300 rpm. O câmbio é automático de 8 marchas (nada de PDK ou Tiptronic Plus). A velocidade máxima é de 200 km/h, segundo dados de fábrica.
Na China, os preços começam em 157.900 yuans, o que equivale a pouco mais de R$ 130.000 numa conversão direta. A versão topo de gama é vendida por 188.900 yuan, cerca de R$ 157.000. No Brasil, o Cayenne Coupé mais barato custa R$ 619.000 e o mais caro alcança R$ 1.199.141. Você compraria o genérico?
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:00 Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
- 08:00 Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
- 16:00 Dodge Durango SRT AlcHemi é a despedida do V8 no SUV
- 15:00 Shineray lança Free 150 com preço inferior a R$ 10 mil: o que ela traz?
- 13:30 Toyota explica porque tirou polêmico aerofólio da Hilux
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |