Land Rover Defender pode ganhar motor BMW com mais de 600 cv
Possivelmente batizado de Defender SVR, utilitário inglês deve receber motor V8 4.4 biturbo da fabricante alemã
O Land Rover Defender pode ganhar uma versão ainda mais potente no futuro. Isso quer dizer que o Defender V8 mostrado mundialmente em fevereiro deste ano com 525 cv pode ser superado – como se ele não fosse forte o bastante. Por enquanto a versão V8 é a mais potente do utilitário inglês já feita na história, mas isso pode mudar em breve.
Segundo informações da revista MotorTrend, a Land Rover estaria trabalhando em uma versão mais esportiva que o Defender V8, que já chama a atenção com seu propulsor V8 5.0 supercharged de 525 cv e 63,7 kgfm de torque, que leva o utilitário da terra da Rainha a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e alcançar os 240 km/ de velocidade máxima. A publicação afirma que seria uma versão SVR, nomenclatura que batiza atualmente os carros mais fortes do grupo Jaguar Land Rover.
Com isso, o Defender SVR seria uma versão de alto desempenho, assim como o Mercedes-AMG G63 está para o Mercedes-Benz G500. Num primeiro momento isso pode parecer estranho, pois o Defender é mais conhecido por seu desempenho no off-road no que no uso urbano, mas não precisa ir longe para relembrar que antigamente o rival Mercedes Classe G tinha a mesma e premissa e, hoje, suas versões esportivas são as mais procuradas e vendidas. E a Land Rover quer pegar uma fatia desse bolo, cujo segmento está com alta demanda mundo afora.
Desta forma, a inédita variante esportiva do Defender estaria disponível para a versões 90 e 110 (com carroceria menor de duas e maior com quatro portas, respectivamente). E não se engane que o motor da futura versão SVR será o mesmo V8 5.0 supercharged do Defender V8 atual: a publicação britânica indica que poderá ser o V8 4.4 biturbo da BMW, que no utilitário poderia passar dos 600 cv.
Para se ter ideia, no BMW X6 M Competition vendido atualmente no Brasil este motor entrega 625 cv e 76,4 kgfm de torque desde 1.800 rpm. Caso a nova variante realmente chegue ao mercado, os interessados no Defender poderiam escolher entre duas versões V8 do utilitário.
Além do V8 de origem alemã com maior potência, o inédito Degender SVR ganharia também outros ajustes afim de melhorar seu desempenho, como freios maiores e suspensão mais rígida desenvolvidos pela divisão especial da empresa, a SVO. Ele receberia também um câmbio automático de 8 marchas da ZF, este recalibrado para uma relação mais curta e com trocas de marchas mais rápidas que o Defender convencional. Estão previstos também novidades visuais, principalmente para-choques com maiores entradas de ar, difusor traseiro e rodas maiores.
Quando falamos de preço, a reportagem da publicação britânica fala algo em torno de aproximadamente US$ 125.000 (R$ 646.550 em conversão direta) para a versão 90, enquanto a versão 110 (mais longa) ficaria na casa dos US$ 130.000 (R$ 672.412). Embora os valores sejam um tanto salgados, o principal rival Mercedes-AMG G63 é US$ 26.450 mais caro (ele parte de US$ 156.450, ou R$ 809.221).
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: MotorTrend
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 17:00 Onix lidera varejo em abril; Dolphin Mini é o 1º elétrico no Top 10
- 16:30 GM para produção do Onix sem previsão de volta por conta das chuvas no RS
- 15:08 Mercedes-Benz: 80% de todos os Classe G produzidos continuam rodando
- 14:14 GM demite por telegrama na fábrica da S10
- 12:45 Fisker está perto da falência e produção do Ocean pode não ser retomada
- 12:12 Citroën Basalt 2025 mostra versão simples com calotas do Aircross Feel
- 11:50 Um a cada três carros vendidos mundialmente no 1º trimestre de 2024 é chinês
- 09:23 Volkswagen Polo lidera vendas pelo 2º mês consecutivo em abril; veja ranking
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |