O Land Rover Defender pode ganhar uma versão ainda mais potente no futuro. Isso quer dizer que o Defender V8 mostrado mundialmente em fevereiro deste ano com 525 cv pode ser superado – como se ele não fosse forte o bastante. Por enquanto a versão V8 é a mais potente do utilitário inglês já feita na história, mas isso pode mudar em breve.

Segundo informações da revista MotorTrend, a Land Rover estaria trabalhando em uma versão mais esportiva que o Defender V8, que já chama a atenção com seu propulsor V8 5.0 supercharged de 525 cv e 63,7 kgfm de torque, que leva o utilitário da terra da Rainha a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e alcançar os 240 km/ de velocidade máxima. A publicação afirma que seria uma versão SVR, nomenclatura que batiza atualmente os carros mais fortes do grupo Jaguar Land Rover.

Com isso, o Defender SVR seria uma versão de alto desempenho, assim como o Mercedes-AMG G63 está para o Mercedes-Benz G500. Num primeiro momento isso pode parecer estranho, pois o Defender é mais conhecido por seu desempenho no off-road no que no uso urbano, mas não precisa ir longe para relembrar que antigamente o rival Mercedes Classe G tinha a mesma e premissa e, hoje, suas versões esportivas são as mais procuradas e vendidas. E a Land Rover quer pegar uma fatia desse bolo, cujo segmento está com alta demanda mundo afora.

Desta forma, a inédita variante esportiva do Defender estaria disponível para a versões 90 e 110 (com carroceria menor de duas e maior com quatro portas, respectivamente). E não se engane que o motor da futura versão SVR será o mesmo V8 5.0 supercharged do Defender V8 atual: a publicação britânica indica que poderá ser o V8 4.4 biturbo da BMW, que no utilitário poderia passar dos 600 cv.

Para se ter ideia, no BMW X6 M Competition vendido atualmente no Brasil este motor entrega 625 cv e 76,4 kgfm de torque desde 1.800 rpm. Caso a nova variante realmente chegue ao mercado, os interessados no Defender poderiam escolher entre duas versões V8 do utilitário.

Além do V8 de origem alemã com maior potência, o inédito Degender SVR ganharia também outros ajustes afim de melhorar seu desempenho, como freios maiores e suspensão mais rígida desenvolvidos pela divisão especial da empresa, a SVO. Ele receberia também um câmbio automático de 8 marchas da ZF, este recalibrado para uma relação mais curta e com trocas de marchas mais rápidas que o Defender convencional. Estão previstos também novidades visuais, principalmente para-choques com maiores entradas de ar, difusor traseiro e rodas maiores.

Quando falamos de preço, a reportagem da publicação britânica fala algo em torno de aproximadamente US$ 125.000 (R$ 646.550 em conversão direta) para a versão 90, enquanto a versão 110 (mais longa) ficaria na casa dos US$ 130.000 (R$ 672.412). Embora os valores sejam um tanto salgados, o principal rival Mercedes-AMG G63 é US$ 26.450 mais caro (ele parte de US$ 156.450, ou R$ 809.221).

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