O mercado chinês registrou queda nas vendas de veículos novos pelo 2º mês seguido, após um intervalo de 13 meses consecutivos de altas. De acordo com a CAAM (entidade responsável pelos números oficiais), foram comercializadas em junho no maior mercado do mundo mais de 2 milhões de unidades, número 12,4% inferior ao do mesmo período de 2020.
Na disputa entre as montadoras, um fato histórico: com 147.818 unidades, vantagem superior a 30 mil em relação a uma Volkswagen (116.788) que perdeu mais da metade dos compradores de 2020, a Toyota conquistou uma liderança inédita. As 6 primeiras colocadas, vale ressaltar, tiveram resultados inferiores aos do ano passado. Situação oposta à da Tesla (33.155), 17ª, que avançou quase 122% no período. A BMW, com 57.339 unidades, foi a nº 1 entre as marcas premium.
POS. | MARCA | JUN.21 | % PART. 2021 | JUN.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | TOYOTA | 147.818 | 7,3% | 148.117 | 6,4% | -0,2% |
2º | VW | 116.788 | 5,8% | 234.556 | 10,2% | -50,2% |
3º | HONDA | 106.468 | 5,3% | 158.698 | 6,9% | -32,9% |
4º | NISSAN | 85.339 | 4,2% | 107.696 | 4,7% | -20,8% |
5º | GEELY | 81.502 | 4,0% | 96.808 | 4,2% | -15,8% |
6º | CHANGAN | 71.686 | 3,6% | 83.083 | 3,6% | -13,7% |
7º | HAVAL | 59.946 | 3,0% | 46.998 | 2,0% | 27,6% |
8º | BMW | 57.339 | 2,8% | 59.198 | 2,6% | -3,1% |
9º | AUDI | 53.528 | 2,7% | 56.588 | 2,5% | -5,4% |
10º | BYD | 49.765 | 2,5% | 32.624 | 1,4% | 52,5% |
11º | CHERY | 49.575 | 2,5% | 31.394 | 1,4% | 57,9% |
12º | BUICK | 49.200 | 2,4% | 75.700 | 3,3% | -35,0% |
13º | WULLING | 44.439 | 2,2% | 20.299 | 0,9% | 118,9% |
14º | MERCEDES-BENZ | 43.832 | 2,2% | 58.310 | 2,5% | -24,8% |
15º | FAW | 35.320 | 1,8% | 26.298 | 1,1% | 34,3% |
16º | GAC | 33.868 | 1,7% | 26.993 | 1,2% | 25,5% |
17º | TESLA | 33.155 | 1,6% | 14.954 | 0,7% | 121,7% |
18º | HYUNDAI | 32.151 | 1,6% | 44.128 | 1,9% | -27,1% |
19º | HONGQI | 27.126 | 1,3% | 15.420 | 0,7% | 75,9% |
20º | DONGFENG | 26.956 | 1,3% | 18.019 | 0,8% | 49,6% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.015.000 | 100,0% | 2.300.000 | 100,0% | -12,4% |
Se o Nissan Sylphy (47.283), versão local da atual geração do Sentra que deve chegar ao Brasil até 2022, no topo não é novidade – o modelo liderou 12 vezes nos últimos 15 meses de acordo com o Best Selling Cars Blog -, a 2ª posição do Toyota Corolla (33.987) foi um destaque. A diferença entre os dois, no entanto, foi superior a 13 mil unidades.
Elétrico nº 1 por lá, a minivan Wulling Hongguang Mini EV (30.100) completou o pódio pela 3ª vez nos últimos 4 meses. Próximo do 3º colocado, o Haval H6 (29.664) da Great Wall subiu 2 posições em relação a maio e permaneceu na liderança entre os SUVs. Em seu 2º top 10 seguido e apenas o 3º em sua história, o Tesla Model 3 (21.532) foi o 6º mais vendido. O mau desempenho da VW se refletiu no ranking de modelos, com o Lavida (18.489) em 11º. Patinando no Brasil, o Chery Arrizo 5 emplacou quase 10 mil unidades (9.754).
POS. | MODELO | JUN.21 | % PART. 2021 | JUN.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | NISSAN SYLPHY | 47.283 | 2,3% | 54.479 | 2,4% | -13,2% |
2º | TOYOTA COROLLA | 33.987 | 1,7% | 36.103 | 1,6% | -5,9% |
3º | WULING HONGGUANG MINI EV | 30.100 | 1,5% | 0 | 0,0% | - |
4º | HAVAL H6 | 29.664 | 1,5% | 23.258 | 1,0% | 27,5% |
5º | TOYOTA LEVIN | 24.237 | 1,2% | 15.096 | 0,7% | 60,6% |
6º | TESLA MODEL3 | 21.532 | 1,1% | 14.954 | 0,7% | 44,0% |
7º | CHANGAN CS75 | 20.933 | 1,0% | 21.070 | 0,9% | -0,7% |
8º | GEELY BOYUE | 20.027 | 1,0% | 20.189 | 0,9% | -0,8% |
9º | TOYOTA CAMRY | 19.067 | 0,9% | 16.700 | 0,7% | 14,2% |
10º | TOYOTA RAV4 | 18.715 | 0,9% | 15.566 | 0,7% | 20,2% |
11º | VW LAVIDA | 18.489 | 0,9% | 36.273 | 1,6% | -49,0% |
12º | VW BORA | 18.373 | 0,9% | 27.869 | 1,2% | -34,1% |
13º | BMW SÉRIE 3 L | 18.019 | 0,9% | 15.910 | 0,7% | 13,3% |
14º | AUDI A6 L | 17.749 | 0,9% | 16.300 | 0,7% | 8,9% |
15º | HONDA CR-V | 16.311 | 0,8% | 18.443 | 0,8% | -11,6% |
16º | VW SANTANA | 15.431 | 0,8% | 15.967 | 0,7% | -3,4% |
17º | CHANGAN EADO | 15.016 | 0,7% | 16.903 | 0,7% | -11,2% |
18º | HONDA VEZEL | 14.710 | 0,7% | 18.265 | 0,8% | -19,5% |
19º | NISSAN QASHQAI | 14.441 | 0,7% | 11.217 | 0,5% | 28,7% |
20º | BYD SONG | 14.365 | 0,7% | 2.384 | 0,1% | 502,6% |
21º | BUICK ENVISION | 14.164 | 0,7% | 12.708 | 0,6% | 11,5% |
22º | FAW HONGQI HS5 | 13.672 | 0,7% | 9.239 | 0,4% | 48,0% |
23º | BYD QIN PLUS | 13.541 | 0,7% | 0 | 0,0% | - |
24º | HONDA XR-V | 13.314 | 0,7% | 14.779 | 0,6% | -9,9% |
25º | AUDI Q5 L | 12.857 | 0,6% | 10.632 | 0,5% | 20,9% |
26º | GEELY EMGRAND | 12.845 | 0,6% | 21.715 | 0,9% | -40,8% |
27º | BMW X3 | 12.133 | 0,6% | 12.591 | 0,5% | -3,6% |
28º | BUICK EXCELLE YINLANG | 12.095 | 0,6% | 22.661 | 1,0% | -46,6% |
29º | ROEWE I5 | 11.720 | 0,6% | 11.759 | 0,5% | -0,3% |
30º | TESLA MODEL Y | 11.623 | 0,6% | 0 | 0,0% | - |
31º | HONDA FIT | 11.370 | 0,6% | 5 | 0,0% | 227300,0% |
32º | HONDA BREEZE | 11.295 | 0,6% | 20.003 | 0,9% | -43,5% |
33º | WULING HONGGUANG | 11.243 | 0,6% | 20.299 | 0,9% | -44,6% |
34º | CHERY TIGGO 8 | 11.106 | 0,6% | 9.414 | 0,4% | 18,0% |
35º | TOYOTA WILDLANDER | 10.730 | 0,5% | 9.792 | 0,4% | 9,6% |
36º | BMW SÉRIE 5 L | 10.602 | 0,5% | 15.553 | 0,7% | -31,8% |
37º | COS X5 | 10.442 | 0,5% | 0 | 0,0% | - |
38º | HYUNDAI ELANTRA | 10.290 | 0,5% | 0 | 0,0% | - |
39º | GEELY XINGRUI | 10.073 | 0,5% | 0 | 0,0% | - |
40º | GEELY BINYUE | 10.019 | 0,5% | 10.823 | 0,5% | -7,4% |
41º | CHERY ARRIZO 5 | 9.754 | 0,5% | 76 | 0,0% | 12734,2% |
42º | NISSAN TEANA | 9.664 | 0,5% | 10.797 | 0,5% | -10,5% |
43º | MG ZS | 9.304 | 0,5% | 7.935 | 0,3% | 17,3% |
44º | JETOUR X70 | 9.285 | 0,5% | 3.611 | 0,2% | 157,1% |
45º | AUDI Q3 | 9.260 | 0,5% | 7.666 | 0,3% | 20,8% |
46º | HAVAL BIG DOG | 9.035 | 0,4% | 0 | 0,0% | - |
47º | HONDA CIVIC | 8.816 | 0,4% | 26.696 | 1,2% | -67,0% |
48º | MERCEDES CLASSE C L | 8.667 | 0,4% | 13.548 | 0,6% | -36,0% |
49º | HYUNDAI IX35 | 8.574 | 0,4% | 6.049 | 0,3% | 41,7% |
50º | BYD HAN | 8.386 | 0,4% | 0 | 0,0% | - |
NO 1º SEMESTRE
O acumulado do 1º semestre, de quase 13 milhões de veículos novos comercializados, foi quase 26% superior ao de 2020. Entre as marcas, a VW liderou com mais de 200 mil unidades de vantagem sobre a Toyota (1.047.174 x 832.405). Das 10 primeiras colocadas, apenas a Geely (515.684), 5ª colocada, cresceu abaixo dos 10%, sendo superada pela Changan (646.447) como a melhor chinesa no ranking.
POS. | MARCA | 1º SEM.21 | % PART. 2021 | 1º SEM.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | VW | 1.047.174 | 8,1% | 1.022.292 | 10,0% | 2,4% |
2º | TOYOTA | 832.405 | 6,5% | 664.859 | 6,5% | 25,2% |
3º | HONDA | 753.990 | 5,8% | 611.653 | 6,0% | 23,3% |
4º | CHANGAN | 646.447 | 5,0% | 387.819 | 3,8% | 66,7% |
5º | GEELY | 515.684 | 4,0% | 474.518 | 4,6% | 8,7% |
6º | NISSAN | 501.110 | 3,9% | 430.163 | 4,2% | 16,5% |
7º | HAVAL | 391.541 | 3,0% | 262.216 | 2,6% | 49,3% |
8º | BUICK | 367.644 | 2,9% | 326.484 | 3,2% | 12,6% |
9º | AUDI | 367.108 | 2,8% | 271.043 | 2,6% | 35,4% |
10º | BMW | 354.629 | 2,8% | 268.943 | 2,6% | 31,9% |
11º | MERCEDES-BENZ | 334.850 | 2,6% | 283.674 | 2,8% | 18,0% |
12º | CHERY | 304.746 | 2,4% | 158.890 | 1,5% | 91,8% |
13º | WULLING | 304.452 | 2,4% | 84.658 | 0,8% | 259,6% |
14º | BYD | 242.321 | 1,9% | 150.304 | 1,5% | 61,2% |
15º | GAC | 196.801 | 1,5% | 141.052 | 1,4% | 39,5% |
16º | HYUNDAI | 194.085 | 1,5% | 181.319 | 1,8% | 7,0% |
17º | FAW | 180.315 | 1,4% | 111.813 | 1,1% | 61,3% |
18º | DONGFENG | 162.775 | 1,3% | 111.998 | 1,1% | 45,3% |
19º | TESLA | 161.768 | 1,3% | 43.744 | 0,4% | 269,8% |
20º | ROEWE | 159.803 | 1,2% | 142.733 | 1,4% | 12,0% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
ACUMULADO | 12.891.000 | 100,0% | 10.260.000 | 100,0% | 25,6% |
Com quase 60 mil unidades de vantagem sobre o Haval H6 (196.685), o Nissan Sylphy (256.173) segue confortavelmente rumo à 2ª liderança consecutiva. Separados por menos de mil unidades, Toyota Corolla (183.275) e Wulling Hongguang Mini EV (182.767) vieram na sequência. Vice-líder há um ano, o VW Lavida (181.313) caiu para o 5º lugar.
Cada vez mais discreto no Brasil, o Honda CR-V (127.250) garantiu lugar entre os 10 primeiros. Em 13º, o Tesla Model 3 (115.588) foi o nº 1 entre os modelos premium. Com a maior queda no período (-30,8%), o Honda Civic (67.172) emplacou quase 4 vezes menos do que o líder Sylphy. Campeã de vendas no Brasil, a Fiat Strada ocuparia uma modesta 47ª posição com suas 61.064 unidades se fosse comercializada por lá.
POS. | MODELO | 1º SEM.21 | % PART. 2021 | 1º SEM.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | NISSAN SYLPHY | 256.173 | 2,0% | 209.680 | 2,0% | 22,2% |
2º | HAVAL H6 | 196.685 | 1,5% | 121.771 | 1,2% | 61,5% |
3º | TOYOTA COROLLA | 183.275 | 1,4% | 153.230 | 1,5% | 19,6% |
4º | WULING HONGGUANG MINI EV | 182.767 | 1,4% | 0 | 0,0% | - |
5º | VW LAVIDA | 181.313 | 1,4% | 172.148 | 1,7% | 5,3% |
6º | CHANGAN CS75 | 174.059 | 1,4% | 109.553 | 1,1% | 58,9% |
7º | VW BORA | 158.661 | 1,2% | 130.998 | 1,3% | 21,1% |
8º | TOYOTA LEVIN | 132.223 | 1,0% | 94.255 | 0,9% | 40,3% |
9º | VW SAGITAR | 130.814 | 1,0% | 117.896 | 1,1% | 11,0% |
10º | HONDA CR-V | 127.250 | 1,0% | 81.164 | 0,8% | 56,8% |
11º | BUICK EXCELLE YINLANG | 121.490 | 0,9% | 100.550 | 1,0% | 20,8% |
12º | GEELY BOYUE | 119.751 | 0,9% | 101.054 | 1,0% | 18,5% |
13º | TESLA MODEL3 | 115.588 | 0,9% | 43.744 | 0,4% | 164,2% |
14º | BMW SÉRIE 3 L | 101.025 | 0,8% | 66.787 | 0,7% | 51,3% |
15º | TOYOTA RAV4 | 100.693 | 0,8% | 79.293 | 0,8% | 27,0% |
16º | CHANGAN EADO | 99.075 | 0,8% | 56.277 | 0,5% | 76,0% |
17º | HONDA XR-V | 96.532 | 0,7% | 64.691 | 0,6% | 49,2% |
18º | GEELY EMGRAND | 95.439 | 0,7% | 104.083 | 1,0% | -8,3% |
19º | AUDI A6 L | 95.184 | 0,7% | 73.412 | 0,7% | 29,7% |
20º | TOYOTA CAMRY | 91.110 | 0,7% | 80.347 | 0,8% | 13,4% |
21º | HONDA VEZEL | 90.447 | 0,7% | 60.105 | 0,6% | 50,5% |
22º | HONDA ACCORD | 89.157 | 0,7% | 81.447 | 0,8% | 9,5% |
23º | BMW SÉRIE 5 L | 87.405 | 0,7% | 71.379 | 0,7% | 22,5% |
24º | WULING HONGGUANG | 87.036 | 0,7% | 84.658 | 0,8% | 2,8% |
25º | HONDA BREEZE | 83.837 | 0,7% | 63.749 | 0,6% | 31,5% |
26º | MERCEDES CLASSE C L | 78.172 | 0,6% | 69.765 | 0,7% | 12,1% |
27º | AUDI Q5 L | 76.964 | 0,6% | 58.511 | 0,6% | 31,5% |
28º | BYD SONG | 76.564 | 0,6% | 8.016 | 0,1% | 855,1% |
29º | NISSAN QASHQAI | 75.630 | 0,6% | 64.044 | 0,6% | 18,1% |
30º | BUICK GL8 | 73.476 | 0,6% | 50.307 | 0,5% | 46,1% |
31º | BMW X3 | 73.444 | 0,6% | 59.412 | 0,6% | 23,6% |
32º | VW SANTANA | 73.271 | 0,6% | 72.283 | 0,7% | 1,4% |
33º | MERCEDES GLC | 72.437 | 0,6% | 73.683 | 0,7% | -1,7% |
34º | AUDI A4L | 72.251 | 0,6% | 50.496 | 0,5% | 43,1% |
35º | MERCEDES CLASSE E L | 71.147 | 0,6% | 69.463 | 0,7% | 2,4% |
36º | CHERY TIGGO 8 | 70.754 | 0,5% | 41.532 | 0,4% | 70,4% |
37º | ROEWE I5 | 69.604 | 0,5% | 56.965 | 0,6% | 22,2% |
38º | FAW HONGQI HS5 | 69.228 | 0,5% | 38.964 | 0,4% | 77,7% |
39º | GEELY BINYUE | 67.818 | 0,5% | 47.371 | 0,5% | 43,2% |
40º | BUICK ENVISION | 67.204 | 0,5% | 59.409 | 0,6% | 13,1% |
41º | HONDA CIVIC | 67.172 | 0,5% | 97.094 | 0,9% | -30,8% |
42º | VW TIGUAN | 67.152 | 0,5% | 66.284 | 0,6% | 1,3% |
43º | GEELY XINGRUI | 66.311 | 0,5% | 0 | 0,0% | - |
44º | COS X5 | 64.384 | 0,5% | 0 | 0,0% | - |
45º | HAVAL M6 | 63.078 | 0,5% | 60.872 | 0,6% | 3,6% |
46º | HYUNDAI ELANTRA | 62.380 | 0,5% | 0 | 0,0% | - |
47º | NISSAN TEANA | 60.865 | 0,5% | 42.525 | 0,4% | 43,1% |
48º | TOYOTA WILDLANDER | 60.754 | 0,5% | 22.009 | 0,2% | 176,0% |
49º | CHANGAN CS55 | 60.415 | 0,5% | 41.377 | 0,4% | 46,0% |
50º | JETOUR X70 | 55.308 | 0,4% | 30.756 | 0,3% | 79,8% |
Fontes: Car Sales Base / Trading Economics / Best Selling Cars Blog
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook