O ano de 2021 está sendo especial para o Mobi. Após registrar seu recorde de vendas em maio, o hatch de entrada da Fiat repetiu a dose em junho, desta vez com 7.529 emplacamentos, e manteve a liderança do segmento com mais de 55% de participação de mercado.
Em melhor momento desde janeiro de 2020 (6.739), o Renault Kwid (6.083) reduziu sua desvantagem, mas ainda segue o rival da Fiat de longe. O Volkswagen up! (15) só não foi o último graças ao aposentado Chevrolet Celta (1), que teve um emplacamento de alguma versão usada.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT MOBI |
7529 |
7443 |
2631 |
55,25% |
60,41% |
1,16% |
186,16% |
2º |
RENAULT KWID |
6083 |
4851 |
3547 |
44,64% |
39,38% |
25,40% |
71,50% |
3º |
VW UP! |
15 |
26 |
789 |
0,11% |
0,21% |
-42,31% |
-98,10% |
4º |
CHEVROLET CELTA |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
13628 |
12320 |
6967 |
100,00% |
100,00% |
10,62% |
95,61% |
Na faixa intermediárias, o Fiat Argo (9.382) triplicou o desempenho de 2020 e manteve a liderança conquistada no mês anterior com mais de 1,7 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.608). Com crescimento mais discreto do que os dois primeiros, o VW Gol (4.742) completou o pódio bastante tranquilo em relação aos adversários seguintes.
Praticamente estável em relação a maio, o Fiat Uno (2.632) subiu para o 4º lugar ao superar por exatas 100 unidades o Chevrolet Onix (2.532), que não tinha um desempenho tão ruim desde outubro de 2012, quando suas primeiras 242 unidades foram registradas. Vale ressaltar que o campeão de vendas no país desde 2015 está com produção paralisada por falta de peças há vários meses.
Atrás do Toyota Yaris (2.046) e reforçado pelas vendas diretas, o Peugeot 208 (1.738) saltou da 10ª para a 7ª posição com o seu melhor resultado nesta nova geração. Em queda superior a 47%, o VW Polo (1.554) foi superado pelo veterano VW Fox (1.624). Fechando o top 10, o Renault Sandero (1.548) chegou ao 7º mês seguido sem ultrapassar a casa das 2 mil unidades. O Honda Fit (795), por sua vez, sequer atinge mil emplacamentos há 8 meses.
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT ARGO |
9382 |
10929 |
3002 |
25,64% |
25,88% |
-14,16% |
212,52% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7608 |
7288 |
5792 |
20,79% |
17,26% |
4,39% |
31,35% |
3º |
VW GOL |
4742 |
6794 |
3908 |
12,96% |
16,09% |
-30,20% |
21,34% |
4º |
FIAT UNO |
2632 |
2666 |
1107 |
7,19% |
6,31% |
-1,28% |
137,76% |
5º |
CHEVROLET ONIX |
2532 |
3820 |
6232 |
6,92% |
9,05% |
-33,72% |
-59,37% |
6º |
TOYOTA YARIS |
2046 |
2176 |
1242 |
5,59% |
5,15% |
-5,97% |
64,73% |
7º |
PEUGEOT 208 |
1738 |
1141 |
175 |
4,75% |
2,70% |
52,32% |
893,14% |
8º |
VW FOX |
1624 |
2403 |
957 |
4,44% |
5,69% |
-32,42% |
69,70% |
9º |
VW POLO |
1554 |
2093 |
2954 |
4,25% |
4,96% |
-25,75% |
-47,39% |
10º |
RENAULT SANDERO |
1548 |
1309 |
1362 |
4,23% |
3,10% |
18,26% |
13,66% |
11º |
HONDA FIT |
795 |
756 |
1204 |
2,17% |
1,79% |
5,16% |
-33,97% |
12º |
FORD KA |
370 |
753 |
3403 |
1,01% |
1,78% |
-50,86% |
-89,13% |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
14 |
83 |
750 |
0,04% |
0,20% |
-83,13% |
-98,13% |
14º |
KIA RIO |
8 |
12 |
25 |
0,02% |
0,03% |
-33,33% |
-68,00% |
15º |
FIAT PALIO |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
16º |
FORD FIESTA |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
17º |
NISSAN MARCH |
1 |
2 |
208 |
0,00% |
0,00% |
-50,00% |
-99,52% |
|
|
36598 |
42225 |
32321 |
100,00% |
100,00% |
-13,33% |
13,23% |
Na disputa entre modelos mais sofisticados, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (110) perdeu quase ¾ de seus compradores do ano passado e viu cair para apenas 32 unidades sua vantagem sobre um Mini (78) que também teve números negativos. A surpresa do mês ficou por conta do recorde de vendas do Chevrolet Bolt (43), terceiro colocado.
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
110 |
88 |
394 |
40,59% |
44,22% |
25,00% |
-72,08% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC |
78 |
46 |
114 |
28,78% |
23,12% |
69,57% |
-31,58% |
3º |
CHEVROLET BOLT |
43 |
17 |
13 |
15,87% |
8,54% |
152,94% |
230,77% |
4º |
BMW i3 |
12 |
5 |
8 |
4,43% |
2,51% |
140,00% |
50,00% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
11 |
20 |
29 |
4,06% |
10,05% |
-45,00% |
-62,07% |
6º |
BMW SÉRIE 1 |
7 |
4 |
14 |
2,58% |
2,01% |
75,00% |
-50,00% |
7º |
NISSAN LEAF |
7 |
2 |
8 |
2,58% |
1,01% |
250,00% |
-12,50% |
8º |
RENAULT ZOE |
2 |
16 |
5 |
0,74% |
8,04% |
-87,50% |
-60,00% |
9º |
AUDI A3 |
1 |
1 |
24 |
0,37% |
0,50% |
0,00% |
-95,83% |
|
|
271 |
199 |
609 |
100,00% |
100,00% |
36,18% |
-55,50% |
Segmento mais representativo do mercado brasileiro até o ano passado, os hatches foram superados pelos SUVs pela 1ª vez neste 1º semestre, com 39,1% de participação no volume total, contra 39,36% dos modelos maiores. No total, os 318.350 hatches emplacados representaram um crescimento de apenas 10,15% frente a 2020 – o mercado avançou quase 32%.
Entre os modelos de entrada, troca de líder: preferido há um ano com mais de 6 mil unidades à frente do rival, o Renault Kwid (29.187) desta vez foi superado pelo Fiat Mobi (39.357) – que avançou mais de 130% - por uma diferença superior a 10 mil. Terceiro e descontinuado pela VW, o up! ficou abaixo das 2 mil unidades (1.961).
Hatches Compactos I |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT MOBI |
39357 |
55,82% |
17077 |
38,14% |
130,47% |
2º |
RENAULT KWID |
29187 |
41,40% |
23648 |
52,81% |
23,42% |
3º |
VW UP! |
1961 |
2,78% |
4033 |
9,01% |
-51,38% |
4º |
CHERY QQ |
1 |
0,00% |
21 |
0,05% |
-95,24% |
5º |
CHEVROLET CELTA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
6º |
FIAT 500 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
|
|
70508 |
100,00% |
44780 |
100,00% |
57,45% |
Na faixa mais representativa, as mudanças foram ainda maiores: prejudicado pela interrupção da produção em Gravataí, o Chevrolet Onix (41.511) perdeu quase 1/3 de seus compradores e foi superado pelo Hyundai HB20 (45.410) e pelo Fiat Argo (41.926) – no caso deste último, apenas nos últimos dias de junho. Ainda é impossível apontar com segurança quem vai terminar 2021 à frente.
Ainda mostrando fôlego, o VW Gol (36.971) manteve a 4ª posição de 2020 com mais do que o dobro dos registros do Fiat Uno (15.340), que saltou da 11ª para a 5ª colocação. Próximo de sua 1ª reestilização, o VW Polo (14.254) recuou mais de 30% e viu cair para 2 mil unidades sua vantagem sobre o Toyota Yaris (12.253). Com linha 2022 recém-lançada, o VW Fox (11.366) emplacou aproximadamente 3 mil unidades a mais do que há um ano.
Descontinuado pela Ford em janeiro, o Ka ainda conquistou 8.230 consumidores e ficou à frente de um Renault Sandero (7.866) que segue o caminho dos coadjuvantes após vários anos entre os primeiros. Turbinado pelo desempenho de junho, o Peugeot 208 (6.054) ultrapassou a média de mil unidades mensais.
Ameaçado de descontinuidade, o Honda Fit recuou mais de 37% e sequer chegou às 4 mil unidades (3.951). Aposentado oficialmente pela Toyota há poucos meses, o Etios Hatch emplacou apenas 1.087 unidades e só não foi o lanterna graças às 158 unidades do Kia Rio – que segue um absoluto desconhecido do mercado – e a modelos já fora de linha. Em seu último ano com a configuração atual, o Citroën C3 registrou apenas 36 unidades.
Hatches Compactos II |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
45410 |
18,42% |
32843 |
13,60% |
38,26% |
2º |
FIAT ARGO |
41926 |
17,01% |
22726 |
9,41% |
84,48% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
41511 |
16,84% |
60263 |
24,96% |
-31,12% |
4º |
VW GOL |
36971 |
15,00% |
24827 |
10,28% |
48,91% |
5º |
FIAT UNO |
15340 |
6,22% |
5561 |
2,30% |
175,85% |
6º |
VW POLO |
14254 |
5,78% |
20468 |
8,48% |
-30,36% |
7º |
TOYOTA YARIS |
12253 |
4,97% |
9008 |
3,73% |
36,02% |
8º |
VW FOX |
11366 |
4,61% |
8321 |
3,45% |
36,59% |
9º |
FORD KA |
8230 |
3,34% |
29581 |
12,25% |
-72,18% |
10º |
RENAULT SANDERO |
7866 |
3,19% |
13196 |
5,47% |
-40,39% |
11º |
PEUGEOT 208 |
6054 |
2,46% |
917 |
0,38% |
560,20% |
12º |
HONDA FIT |
3951 |
1,60% |
6289 |
2,61% |
-37,18% |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1087 |
0,44% |
4815 |
1,99% |
-77,42% |
14º |
KIA RIO |
158 |
0,06% |
151 |
0,06% |
4,64% |
15º |
NISSAN MARCH |
62 |
0,03% |
1940 |
0,80% |
-96,80% |
16º |
CITROËN C3 |
36 |
0,01% |
498 |
0,21% |
-92,77% |
17º |
FIAT PALIO |
7 |
0,00% |
2 |
0,00% |
250,00% |
18º |
FORD FIESTA |
3 |
0,00% |
13 |
0,01% |
-76,92% |
19º |
CHEVROLET AGILE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
20º |
FIAT PUNTO |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
|
|
246487 |
100,00% |
241420 |
100,00% |
2,10% |
Os hatches premium, por sua vez, perderam mais da metade dos já poucos compradores do ano passado. O líder Chevrolet Cruze Sport6 sequer chegou às 700 unidades (660). No ranking, aliás, apenas 3 modelos tiveram números positivos: BMW i3 (86, +196,6%), Nissan Leaf (37, +184,6%) e Renault Zoe (32, +52,4%). Curiosamente, todos eles elétricos. Será este o futuro do segmento?
Hatches Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
660 |
48,71% |
1886 |
67,26% |
-65,01% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC |
321 |
23,69% |
430 |
15,34% |
-25,35% |
3º |
BMW i3 |
86 |
6,35% |
29 |
1,03% |
196,55% |
4º |
CHEVROLET BOLT |
79 |
5,83% |
82 |
2,92% |
-3,66% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
74 |
5,46% |
127 |
4,53% |
-41,73% |
6º |
AUDI A3 |
39 |
2,88% |
86 |
3,07% |
-54,65% |
7º |
NISSAN LEAF |
37 |
2,73% |
13 |
0,46% |
184,62% |
8º |
RENAULT ZOE |
32 |
2,36% |
21 |
0,75% |
52,38% |
9º |
BMW SÉRIE 1 |
16 |
1,18% |
89 |
3,17% |
-82,02% |
10º |
VW FUSCA |
7 |
0,52% |
19 |
0,68% |
-63,16% |
11º |
VW GOLF |
4 |
0,30% |
22 |
0,78% |
-81,82% |
|
|
1355 |
100,00% |
2804 |
100,00% |
-51,68% |
Fonte: Fenabrave
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora