O ano de 2021 está sendo especial para o Mobi. Após registrar seu recorde de vendas em maio, o hatch de entrada da Fiat repetiu a dose em junho, desta vez com 7.529 emplacamentos, e manteve a liderança do segmento com mais de 55% de participação de mercado.
Em melhor momento desde janeiro de 2020 (6.739), o Renault Kwid (6.083) reduziu sua desvantagem, mas ainda segue o rival da Fiat de longe. O Volkswagen up! (15) só não foi o último graças ao aposentado Chevrolet Celta (1), que teve um emplacamento de alguma versão usada.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT MOBI |
7529 |
7443 |
2631 |
55,25% |
60,41% |
1,16% |
186,16% |
2º |
RENAULT KWID |
6083 |
4851 |
3547 |
44,64% |
39,38% |
25,40% |
71,50% |
3º |
VW UP! |
15 |
26 |
789 |
0,11% |
0,21% |
-42,31% |
-98,10% |
4º |
CHEVROLET CELTA |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
13628 |
12320 |
6967 |
100,00% |
100,00% |
10,62% |
95,61% |
Na faixa intermediárias, o Fiat Argo (9.382) triplicou o desempenho de 2020 e manteve a liderança conquistada no mês anterior com mais de 1,7 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.608). Com crescimento mais discreto do que os dois primeiros, o VW Gol (4.742) completou o pódio bastante tranquilo em relação aos adversários seguintes.
Praticamente estável em relação a maio, o Fiat Uno (2.632) subiu para o 4º lugar ao superar por exatas 100 unidades o Chevrolet Onix (2.532), que não tinha um desempenho tão ruim desde outubro de 2012, quando suas primeiras 242 unidades foram registradas. Vale ressaltar que o campeão de vendas no país desde 2015 está com produção paralisada por falta de peças há vários meses.
Atrás do Toyota Yaris (2.046) e reforçado pelas vendas diretas, o Peugeot 208 (1.738) saltou da 10ª para a 7ª posição com o seu melhor resultado nesta nova geração. Em queda superior a 47%, o VW Polo (1.554) foi superado pelo veterano VW Fox (1.624). Fechando o top 10, o Renault Sandero (1.548) chegou ao 7º mês seguido sem ultrapassar a casa das 2 mil unidades. O Honda Fit (795), por sua vez, sequer atinge mil emplacamentos há 8 meses.
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT ARGO |
9382 |
10929 |
3002 |
25,64% |
25,88% |
-14,16% |
212,52% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7608 |
7288 |
5792 |
20,79% |
17,26% |
4,39% |
31,35% |
3º |
VW GOL |
4742 |
6794 |
3908 |
12,96% |
16,09% |
-30,20% |
21,34% |
4º |
FIAT UNO |
2632 |
2666 |
1107 |
7,19% |
6,31% |
-1,28% |
137,76% |
5º |
CHEVROLET ONIX |
2532 |
3820 |
6232 |
6,92% |
9,05% |
-33,72% |
-59,37% |
6º |
TOYOTA YARIS |
2046 |
2176 |
1242 |
5,59% |
5,15% |
-5,97% |
64,73% |
7º |
PEUGEOT 208 |
1738 |
1141 |
175 |
4,75% |
2,70% |
52,32% |
893,14% |
8º |
VW FOX |
1624 |
2403 |
957 |
4,44% |
5,69% |
-32,42% |
69,70% |
9º |
VW POLO |
1554 |
2093 |
2954 |
4,25% |
4,96% |
-25,75% |
-47,39% |
10º |
RENAULT SANDERO |
1548 |
1309 |
1362 |
4,23% |
3,10% |
18,26% |
13,66% |
11º |
HONDA FIT |
795 |
756 |
1204 |
2,17% |
1,79% |
5,16% |
-33,97% |
12º |
FORD KA |
370 |
753 |
3403 |
1,01% |
1,78% |
-50,86% |
-89,13% |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
14 |
83 |
750 |
0,04% |
0,20% |
-83,13% |
-98,13% |
14º |
KIA RIO |
8 |
12 |
25 |
0,02% |
0,03% |
-33,33% |
-68,00% |
15º |
FIAT PALIO |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
16º |
FORD FIESTA |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
17º |
NISSAN MARCH |
1 |
2 |
208 |
0,00% |
0,00% |
-50,00% |
-99,52% |
|
|
36598 |
42225 |
32321 |
100,00% |
100,00% |
-13,33% |
13,23% |
Na disputa entre modelos mais sofisticados, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (110) perdeu quase ¾ de seus compradores do ano passado e viu cair para apenas 32 unidades sua vantagem sobre um Mini (78) que também teve números negativos. A surpresa do mês ficou por conta do recorde de vendas do Chevrolet Bolt (43), terceiro colocado.
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
110 |
88 |
394 |
40,59% |
44,22% |
25,00% |
-72,08% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC |
78 |
46 |
114 |
28,78% |
23,12% |
69,57% |
-31,58% |
3º |
CHEVROLET BOLT |
43 |
17 |
13 |
15,87% |
8,54% |
152,94% |
230,77% |
4º |
BMW i3 |
12 |
5 |
8 |
4,43% |
2,51% |
140,00% |
50,00% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
11 |
20 |
29 |
4,06% |
10,05% |
-45,00% |
-62,07% |
6º |
BMW SÉRIE 1 |
7 |
4 |
14 |
2,58% |
2,01% |
75,00% |
-50,00% |
7º |
NISSAN LEAF |
7 |
2 |
8 |
2,58% |
1,01% |
250,00% |
-12,50% |
8º |
RENAULT ZOE |
2 |
16 |
5 |
0,74% |
8,04% |
-87,50% |
-60,00% |
9º |
AUDI A3 |
1 |
1 |
24 |
0,37% |
0,50% |
0,00% |
-95,83% |
|
|
271 |
199 |
609 |
100,00% |
100,00% |
36,18% |
-55,50% |
Segmento mais representativo do mercado brasileiro até o ano passado, os hatches foram superados pelos SUVs pela 1ª vez neste 1º semestre, com 39,1% de participação no volume total, contra 39,36% dos modelos maiores. No total, os 318.350 hatches emplacados representaram um crescimento de apenas 10,15% frente a 2020 – o mercado avançou quase 32%.
Entre os modelos de entrada, troca de líder: preferido há um ano com mais de 6 mil unidades à frente do rival, o Renault Kwid (29.187) desta vez foi superado pelo Fiat Mobi (39.357) – que avançou mais de 130% - por uma diferença superior a 10 mil. Terceiro e descontinuado pela VW, o up! ficou abaixo das 2 mil unidades (1.961).
Hatches Compactos I |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT MOBI |
39357 |
55,82% |
17077 |
38,14% |
130,47% |
2º |
RENAULT KWID |
29187 |
41,40% |
23648 |
52,81% |
23,42% |
3º |
VW UP! |
1961 |
2,78% |
4033 |
9,01% |
-51,38% |
4º |
CHERY QQ |
1 |
0,00% |
21 |
0,05% |
-95,24% |
5º |
CHEVROLET CELTA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
6º |
FIAT 500 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
|
|
70508 |
100,00% |
44780 |
100,00% |
57,45% |
Na faixa mais representativa, as mudanças foram ainda maiores: prejudicado pela interrupção da produção em Gravataí, o Chevrolet Onix (41.511) perdeu quase 1/3 de seus compradores e foi superado pelo Hyundai HB20 (45.410) e pelo Fiat Argo (41.926) – no caso deste último, apenas nos últimos dias de junho. Ainda é impossível apontar com segurança quem vai terminar 2021 à frente.
Ainda mostrando fôlego, o VW Gol (36.971) manteve a 4ª posição de 2020 com mais do que o dobro dos registros do Fiat Uno (15.340), que saltou da 11ª para a 5ª colocação. Próximo de sua 1ª reestilização, o VW Polo (14.254) recuou mais de 30% e viu cair para 2 mil unidades sua vantagem sobre o Toyota Yaris (12.253). Com linha 2022 recém-lançada, o VW Fox (11.366) emplacou aproximadamente 3 mil unidades a mais do que há um ano.
Descontinuado pela Ford em janeiro, o Ka ainda conquistou 8.230 consumidores e ficou à frente de um Renault Sandero (7.866) que segue o caminho dos coadjuvantes após vários anos entre os primeiros. Turbinado pelo desempenho de junho, o Peugeot 208 (6.054) ultrapassou a média de mil unidades mensais.
Ameaçado de descontinuidade, o Honda Fit recuou mais de 37% e sequer chegou às 4 mil unidades (3.951). Aposentado oficialmente pela Toyota há poucos meses, o Etios Hatch emplacou apenas 1.087 unidades e só não foi o lanterna graças às 158 unidades do Kia Rio – que segue um absoluto desconhecido do mercado – e a modelos já fora de linha. Em seu último ano com a configuração atual, o Citroën C3 registrou apenas 36 unidades.
Hatches Compactos II |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
45410 |
18,42% |
32843 |
13,60% |
38,26% |
2º |
FIAT ARGO |
41926 |
17,01% |
22726 |
9,41% |
84,48% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
41511 |
16,84% |
60263 |
24,96% |
-31,12% |
4º |
VW GOL |
36971 |
15,00% |
24827 |
10,28% |
48,91% |
5º |
FIAT UNO |
15340 |
6,22% |
5561 |
2,30% |
175,85% |
6º |
VW POLO |
14254 |
5,78% |
20468 |
8,48% |
-30,36% |
7º |
TOYOTA YARIS |
12253 |
4,97% |
9008 |
3,73% |
36,02% |
8º |
VW FOX |
11366 |
4,61% |
8321 |
3,45% |
36,59% |
9º |
FORD KA |
8230 |
3,34% |
29581 |
12,25% |
-72,18% |
10º |
RENAULT SANDERO |
7866 |
3,19% |
13196 |
5,47% |
-40,39% |
11º |
PEUGEOT 208 |
6054 |
2,46% |
917 |
0,38% |
560,20% |
12º |
HONDA FIT |
3951 |
1,60% |
6289 |
2,61% |
-37,18% |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1087 |
0,44% |
4815 |
1,99% |
-77,42% |
14º |
KIA RIO |
158 |
0,06% |
151 |
0,06% |
4,64% |
15º |
NISSAN MARCH |
62 |
0,03% |
1940 |
0,80% |
-96,80% |
16º |
CITROËN C3 |
36 |
0,01% |
498 |
0,21% |
-92,77% |
17º |
FIAT PALIO |
7 |
0,00% |
2 |
0,00% |
250,00% |
18º |
FORD FIESTA |
3 |
0,00% |
13 |
0,01% |
-76,92% |
19º |
CHEVROLET AGILE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
20º |
FIAT PUNTO |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
|
|
246487 |
100,00% |
241420 |
100,00% |
2,10% |
Os hatches premium, por sua vez, perderam mais da metade dos já poucos compradores do ano passado. O líder Chevrolet Cruze Sport6 sequer chegou às 700 unidades (660). No ranking, aliás, apenas 3 modelos tiveram números positivos: BMW i3 (86, +196,6%), Nissan Leaf (37, +184,6%) e Renault Zoe (32, +52,4%). Curiosamente, todos eles elétricos. Será este o futuro do segmento?
Hatches Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
660 |
48,71% |
1886 |
67,26% |
-65,01% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC |
321 |
23,69% |
430 |
15,34% |
-25,35% |
3º |
BMW i3 |
86 |
6,35% |
29 |
1,03% |
196,55% |
4º |
CHEVROLET BOLT |
79 |
5,83% |
82 |
2,92% |
-3,66% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
74 |
5,46% |
127 |
4,53% |
-41,73% |
6º |
AUDI A3 |
39 |
2,88% |
86 |
3,07% |
-54,65% |
7º |
NISSAN LEAF |
37 |
2,73% |
13 |
0,46% |
184,62% |
8º |
RENAULT ZOE |
32 |
2,36% |
21 |
0,75% |
52,38% |
9º |
BMW SÉRIE 1 |
16 |
1,18% |
89 |
3,17% |
-82,02% |
10º |
VW FUSCA |
7 |
0,52% |
19 |
0,68% |
-63,16% |
11º |
VW GOLF |
4 |
0,30% |
22 |
0,78% |
-81,82% |
|
|
1355 |
100,00% |
2804 |
100,00% |
-51,68% |
Fonte: Fenabrave
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora