Choveu peças do motor turbodiesel na arquibancada, mas ninguém se machucou

Veículos pegando fogo tem aparecido bastante nas notícias com as naves Starship da SpaceX explodindo de forma bem dramática em testes de pouso. Mas nunca imaginamos que isso teria algo em comum com uma velha picape Dodge Ram com motor diesel, até ver este vídeo gravado nos Estados Unidos, em que uma unidade preparada fez o propulsor explodir durante um teste no dinamômetro.

Qualquer um que gosta de mexer com mecânica sabe que explosões deste tipo não são algo raro no mundo dos motores de alto-desempenho. Neste caso, um projeto feito com uma Dodge Ram com o poderoso motor turbodiesel de seis cilindros da Cummins feito pela Power Driven Diesel mostra o que pode acontecer durante os testes. O vídeo acima diz que o turbo estava com 17,2 bar de pressão. Quem não entende muito da preparação de motores diesel pode achar o valor absurdo, mas alguns propulsores permite chegar a este número sem nenhum problema.

Obviamente, este motor Cummins já virou algo insano, pois entregava 2.736 cv de potência. Só que, quando você vai para um evento de preparação de carros diesel como o Ultimate Callout Challenge, ser insano pode não ser o suficiente. Por isso, a preparadora ainda colocou uma injeção de óxido nitroso, para que a picape alcançasse os 3.041 cv.

 

O resultado, como mostra o vídeo acima, pode ser visto no teste no dinamômetro. Ao apertar o botão para usar o nitro, o velho motor de 12 válvulas resolveu mandar algumas peças para a órbita, explodindo de forma espetacular. Ok, não entrou em órbita, mas alguns pedaços do motor caíram no meio da plateia. Além disso, pelo menos um dos pistões bateu no outdoor, quicando e caindo na arquibancada.

Felizmente, ninguém se machucou e o pessoal da Power Driven Diesel levou tudo no bom humor, mostrando o que aconteceu. Agora resta ver se a preparadora irá tentar de novo fazer uma picape Dodge passar dos 3.000 cv.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com