Esta é a 1ª imagem oficial do novo Novo Honda Civic 2022. Após aparecer em novembro passado na forma de um protótipo, a nova geração começa sua estreia oficial. Nesta 1ª foto com suas linhas finais, vemos que será bem próximo do conceito. Sem revelar informações, a marca promete divulgar todos os detalhes no dia 28 de abril. Chegará primeiro aos Estados Unidos, com produção no Canadá, enquanto seu destino no Brasil ainda é desconhecido.
O plano da marca é apresentar o novo Civic 2022 por meio do que chama de “Honda Civic Tour”, uma série de apresentações ao longo do verão norte-americano (o nosso inverno). A 20ª edição da turnê será feita online, com a primeira acontecendo no dia 28 de abril no Twitch, enquanto a segunda será pelo YouTube, mas ainda sem data definida. Será na primeira etapa que a fabricante irá revelar todas as fotos, vídeos e especificações sobre o Civic 2022.
E, com esta estratégia, a Honda acabou por não falar praticamente nada sobre o Civic 2022 ao enviar essa foto para a imprensa. No comunicado, a empresa menciona apenas o design da nova geração, afirmando que ele foi inspirado pelo visual dos modelos anteriores, com uma filosofia que coloca os passageiros em primeiro lugar. Para isso, os designers buscaram minimizar o espaço usado pelos componentes mecânicos, simplificar a ergonomia e deixar o interior mais limpo.
A geração atual do Civic foi um caso de “ame ou odeie”, por ousar um pouco demais na visão de alguns clientes. Para a 11ª geração, a Honda foi no caminho contrário, apostando um algo que lembra mais os modelos anteriores, algo curioso, já que é um dos modelos de entrada da marca nos EUA e a fabricante esteja apostando em atrair o público mais jovem.
Pouca coisa mudou em relação ao conceito. Segue com uma grade bem fina no centro, que usa uma pequena divisão preta antes de chegar aos faróis bem finos, criando um pequeno “V”, lembrando um pouco do estilo “Solid Wing Face” que a marca vinha usado até então. O para-choque traz uma segunda passagem de ar bem larga em forma de trapézio. A única alteração está nos faróis de neblina, item que faltava no conceito, mas mantendo a linha em plástico preto na parte inferior e que forma um quadrado nas laterais.
Olhando com mais cuidado, podemos notar outras diferenças no Civic apresentado agora, na versão Touring, e o conceito. Perdeu o acabamento em preto brilhante para os retrovisores laterais, usando a mesma cor da carroceria e está com teto solar. As rodas também são diferentes, com um desenho mais simples de cinco aros cromados. Manteve os faróis full-LED, usando uma linha em LED na parte superior para a iluminação diurna.
Ainda não temos uma foto da traseira na versão final, mas esperamos que tenha mantido as lanternas verticais que invadem a tampa do porta-malas, item que já aparecia nos protótipos de teste. Já o interior só foi visto em um esboço oficial, adiantando que será muito mais limpo, reduzindo a quantidade de botões, além de ganhar um painel de instrumentos digital e uma central multimídia flutuante.
A Honda ainda não revela as medidas oficiais do Civic. Um documento de homologação na China acabou adiantando que, ao menos na versão para o país, o sedã médio passará a medir 4,674 m de comprimento, 1,802 m de largura, 1,415 m de altura e 2,735 m de entre-eixos. São 3 centímetros a mais de comprimento, 1 cm de largura e 3 cm extras no entre-eixos em comparação ao modelo atual, enquanto a altura está 2 cm menor. Estes números devem ser mantidos na versão global, visto que não é uma grande mudança. O porta-malas deve continuar com a capacidade para 525 litros.
Apesar de todas as mudanças visuais, o Civic não trará uma grande revolução na parte mecânica. Informações vazadas revelam que o sedã médio seguirá com um motor 2.0 aspirado e um 1.5 turbo no mercado norte-americano, sempre combinado ao câmbio automático do tipo CVT, repetindo a oferta atual. Nenhum outro dado como potência ou torque foi revelado.
Uma dica pode vir da China, onde os documentos de homologação adiantam que o 1.5 deve ser alterado para entregar 182 cv, mais do que os 173 cv atuais – a versão oriental também contará com um 1.5 aspirado de 129 cv. O 2.0 aspirado de 155 cv e 19,5 kgfm também deve ser alterado nos EUA, para reduzir os índices de emissões de poluentes.
Um dos mistérios que ainda rodeiam o novo Civic é a existência de uma versão híbrida, que é citada em diversos rumores, cada um falando algo diferente. Como a marca promete que terá uma versão eletrificada para cada um de seus carros na Europa, o Civic não ficará de fora para que possa oferecer a variante hatch no Velho Continente no futuro.
Na maioria dos países, a informação que circula é que o Civic adotaria o mesmo sistema híbrido que os novos Fit e HR-V, usando um 1.5 aspirado e um motor elétrico. O problema deste conjunto é que ele aparece também no Insight, que é praticamente um Civic híbrido vendido nos EUA, o que causaria uma canibalização e forçaria a marca a acabar com o Insight.
Já no Japão, a mídia tem reportado que o Civic pode seguir o Accord Hybrid (que será lançado no Brasil no 2º semestre), utilizando um motor 2.0 ao invés do 1.5. Se por um lado poderia ajuda a manter o Insight nas lojas como uma versão mais acessível, por outro faria com que o Civic Hybrid custasse bem mais caro.
Para os brasileiros, a grande questão é como o Honda Civic 2022 chegará ao país. O site Autoo reportou que a marca pretende encerrar a produção do carro em Sumaré (SP), fazendo com que o sedã médio passe a vir somente importado nas versões mais caras. O fim da fabricação aconteceria já em 2022, para fazer com que a nova geração do City, prevista para o ano que vem, ocupe o seu lugar no mercado. Oficialmente, a Honda apenas diz que não comenta especulações, sem negar ou confirmar a informação.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Honda Civic Si 2025 é revelado com 1.5 turbo de 204 cv e câmbio manual
Último Cadillac de Elvis Presley vai a leilão
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
O Batmóvel de "O Cavaleiro das Trevas" custa US$ 3 milhões
Semana Motor1.com: Honda Civic 2025, novo DPVAT e mais
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman
Honda Civic 2025 tem novo visual, versão híbrida de 203 cv e perde 1.5 turbo