Depois de meses seguidos de flagras e especulações, a FCA finalmente oficializa nesta quinta-feira (7) a apresentação do aguardado Jeep Grand Cherokee L 2021. Completamente reformulado, o modelo ficou maior, mais equipado, mais luxuoso e ainda mais tecnológico que o carro atual. Oferece agora espaço para até 7 passageiros (acomodados em 3 fileiras de assentos) e avança no sentido de oferecer recursos de última geração, como direção semi-autônoma de Nível 2.
No design, flagras já adiantavam a proposta de evolução e amadurecimento das linhas. Na dianteira, a grade manteve as tradicionais 7 barras verticais, porém mais estilizadas e integradas ao desenho do carro. Os faróis também ganharam novo formato e luzes diurnas de LED integradas. Na traseira, as lanternas seguem avançando sobre a tampa do porta-malas, porém agora mais estreitas e com design mais dinâmico.
O modelo impressiona também pelo crescimento das medidas e evolução em termos de porte - não à toa a letra L, de large, foi adicionada ao nome do carro. De acordo com a Jeep, são 5,20 metros de comprimento e 3,09 metros de entre-eixos, além de 1,81 m de altura e 1,96 m de largura. Para efeito de comparação, o Grand Cherokee atual mede 4,82 m de comprimento e 2,91 m de distância entre-eixos.
O crescimento foi providencial para a acomodação dos 7 passageiros, que dispõem de uma cabine altamente tecnológica e muito mais refinada que a anterior. A marca destaca a presença de quadro de instrumentos totalmente digital, volante multifuncional redesenhado, revestimento em couro de alta qualidade e detalhes em madeira e metal. Na versão topo de linha Summit Reserve, por exemplo, o revestimento em couro do tipo Palermo é feito à mão, enquanto detalhes do painel são cobertos por madeira do tipo Nogueira.
Do ponto de vista tecnológico, não faltam central multimídia com tela de 8,4 polegadas (ou 10,1 polegadas como opcional), sistema de infoentretenimento UConnect 5, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, acesso Wi-Fi 4G LTE, controle de cruzeiro adaptativo, visão noturna e detecção de sinais de trânsito. A Jeep também oferece 12 portas USB-A e USB-C espalhadas por toda a cabine, sistema de áudio de alto desempenho com 19 alto-falantes (opcional) e um teto solar duplo nos modelos Overland e Limited.
Sob o capô, neste primeiro momento, não há grandes novidades. Seguem em oferta os conhecidos motores 3.6 V6 de 294 cv e 35,5 kgfm de torque, e 5.7 Hemi V8 de 362 cv e 53,9 kgfm de força. Nos dois casos o câmbio é sempre automático de 8 marchas, com tração nas quatro rodas disponível como opcional. Com o propulsor V6, Grand Cherokee L pode rebocar até 2.800 kg em configurações de tração nas duas ou quatro rodas, enquanto com o V8 é possível puxar até 3.265 kg.
Em termos de capacidade off-road, o Grand Cherokee L vem com 3 sistemas 4x4 opcionais: Quadratrac I, Quadratrac II e Quadra-Drive II, com diferencial de deslizamento limitado eletrônico traseiro e transferência ativa. Há ainda suspensão pneumática adaptativa Quadra-Lift, com até 5 configurações diferentes disponíveis, dependendo da situação.
Outros recursos importantes são aviso de colisão com sistema automático de frenagem de emergência, detecção de tráfego traseiro, piloto automático adaptativo, assistência de manutenção de faixa, aviso de saída de faixa e assistência de frenagem avançada. Modelos mais caros, como Overland e Summit, oferecem ainda como opcionais recursos semi-autônomos dentro do pacote Active Driving Assistant.
Toda a produção será concentrada inicialmente na fábrica de Mack Avenue, em Detroit, nos Estados Unidos. Posteriormente, também será aberta uma linha de produção na fábrica da FCA na Índia, com montagem em regime de CKD. Além disso, serão lançadas em um segundo momento uma variante mais curta, com espaço para 5 pessoas, e configurações equipadas com propulsão híbrida 4xe.
Fotos: Divulgação
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