VW Golf é o carro mais vendido da Europa pelo 13º ano; veja ranking 2020
Mercado europeu tem pior desempenho desde 1993
Após registrar forte resultado em 2019, as vendas de veículos novos na Europa foram duramente afetadas pela pandemia da COVID-19 no ano passado. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram registradas 11.961.182 unidades nos 26 países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça, ou 24,3% a menos do que no ano anterior.
Segundo a consultoria JATO, a queda na comparação com o ano anterior foi de 24,3%. Esta foi a 1ª vez desde 1993 em que as vendas não superaram a barreira de 12 milhões de unidades. Todas as 20 maiores montadoras registraram retrações na casa dos 2 dígitos. A líder Volkswagen (1.346.999), por exemplo, recuou quase 25%.
Terceira colocada em 2019, a Ford (654.729) perdeu 3 posições e permitiu o avanço da Peugeot (741.498) e da Mercedes-Benz (738.236) – esta última líder entre as premium pelo 5º ano seguido – para a 3ª e 4ª colocações, respectivamente. A Fiat (492.101), 11ª no último ranking, voltou ao top 10. Destaque negativo para a Opel/Vauxhall (485.778), dona da maior retração (-44%).
Na disputa por modelos, o Golf (281.093) chegou ao 13º ano seguido no topo – o Peugeot 207, em 2007, foi o último modelo a liderar as vendas antes do VW. Esta foi a 33ª vez nos últimos 38 anos em que o Golf não deu chances aos adversários, mas agora com vantagem bem menor sobre o adversário mais próximo (aproximadamente 36 mil unidades).
Preferido em fevereiro, maio e junho, o Renault Clio (244.163) manteve a 2ª posição dos anos anteriores. Com 198.112 unidades, o Peugeot 208 conquistou seu 1º pódio anual. Décimo primeiro em 2019, o Opel/Vauxhall Corsa (196.790) ficou bem próximo. O Toyota Yaris (177.440), 15º em 2019, assegurou seu 1º top 5 no continente. Com 166.593 unidades, menos de 400 unidades à frente do Dacia Sandero (166.216), o VW Polo caiu da 3ª para a 10ª colocação.
Único do top 20 a crescer (+2,8%), o Toyota Corolla (136.095) foi impulsionado pela versão híbrida. Em 25º, o BMW Série 3 (117.859) foi o nº 1 entre os premium – principal rival, o Mercedes Classe C (81.269) despencou da 24ª para a 45ª posição. Destaque também para o elétrico Renault Zoe (99.303), mais do que dobrando os números do ano passado.
Confira os rankings a seguir:
POS. | MODELO | 2020 | % MERCADO 2020 | 2019 | % MERCADO 2019 | % VAR. 2020/2019 | POS. 2019 |
1º | VW GOLF | 281.093 | 2,4% | 410.330 | 2,6% | -31,5% | 1º |
2º | RENAULT CLIO | 244.363 | 2,0% | 319.136 | 2,0% | -23,4% | 2º |
3º | PEUGEOT 208 | 198.112 | 1,7% | 224.659 | 1,4% | -11,8% | 6º |
4º | OPEL/VAUXHALL CORSA | 196.790 | 1,6% | 221.623 | 1,4% | -11,2% | 11º |
5º | TOYOTA YARIS | 177.440 | 1,5% | 212.526 | 1,3% | -16,5% | 15º |
6º | RENAULT CAPTUR | 176.145 | 1,5% | 224.127 | 1,4% | -21,4% | 8º |
7º | SKODA OCTAVIA | 175.466 | 1,5% | 223.416 | 1,4% | -21,5% | 10º |
8º | VW TIGUAN | 173.627 | 1,5% | 224.890 | 1,4% | -22,8% | 5º |
9º | FORD FOCUS | 172.645 | 1,4% | 224.065 | 1,4% | -22,9% | 9º |
10º | VW POLO | 166.593 | 1,4% | 256.259 | 1,6% | -35,0% | 3º |
11º | DACIA SANDERO | 166.216 | 1,4% | 224.655 | 1,4% | -26,0% | 7º |
12º | MERCEDES CLASSE A | 158.170 | 1,3% | 199.713 | 1,3% | -20,8% | 17º |
13º | VW T-ROC | 157.490 | 1,3% | 207.863 | 1,3% | -24,2% | 16º |
14º | PEUGEOT 2008 | 155.171 | 1,3% | 167.417 | 1,1% | -7,3% | 21º |
15º | FORD FIESTA | 155.097 | 1,3% | 228.183 | 1,4% | -32,0% | 4º |
16º | CITROËN C3 | 148.008 | 1,2% | 212.833 | 1,3% | -30,5% | 14º |
17º | FIAT PANDA | 143.796 | 1,2% | 184.288 | 1,2% | -22,0% | 19º |
18º | FIAT 500 | 138.079 | 1,2% | 176.414 | 1,1% | -21,7% | 20º |
19º | DACIA DUSTER | 137.851 | 1,2% | 221.428 | 1,4% | -37,7% | 12º |
20º | TOYOTA COROLLA | 136.095 | 1,1% | 132.358 | 0,8% | 2,8% | - |
21º | NISSAN QASHQAI | 134.189 | 1,1% | 218.560 | 1,4% | -38,6% | 13º |
22º | HYUNDAI KONA | 126.179 | 1,1% | 106.411 | 0,7% | 18,6% | - |
23º | PEUGEOT 3008 | 124.578 | 1,0% | 195.211 | 1,2% | -36,2% | 18º |
24º | FORD PUMA | 118.458 | 1,0% | 337 | 0,0% | 35050,7% | - |
25º | BMW SÉRIE 3 | 117.859 | 1,0% | 121.635 | 0,8% | -3,1% | - |
26º | VW PASSAT | 114.365 | 1,0% | 123.592 | 0,8% | -7,5% | - |
27º | VW T-CROSS | 112.016 | 0,9% | 98.174 | 0,6% | 14,1% | - |
28º | MINI | 110.425 | 0,9% | 132.689 | 0,8% | -16,8% | - |
29º | SEAT LEON | 109.981 | 0,9% | 135.777 | 0,9% | -19,0% | - |
30º | VOLVO XC40 | 109.657 | 0,9% | 84.143 | 0,5% | 30,3% | - |
31º | BMW SÉRIE 1 | 107.548 | 0,9% | 110.648 | 0,7% | -2,8% | - |
32º | TOYOTA C-HR | 101.532 | 0,8% | 121.155 | 0,8% | -16,2% | - |
33º | RENAULT ZOE | 99.303 | 0,8% | 45.651 | 0,3% | 117,5% | - |
34º | MERCEDES GLC | 98.741 | 0,8% | 110.003 | 0,7% | -10,2% | - |
35º | AUDI A3 | 96.483 | 0,8% | 123.750 | 0,8% | -22,0% | - |
36º | SKODA FABIA | 93.055 | 0,8% | 157.853 | 1,0% | -41,0% | 23º |
37º | TOYOTA RAV4 | 90.809 | 0,8% | 92.768 | 0,6% | -2,1% | - |
38º | PEUGEOT 308 | 90.247 | 0,8% | 143.470 | 0,9% | -37,1% | 25º |
39º | HYUNDAI TUCSON | 89.323 | 0,7% | 138.952 | 0,9% | -35,7% | - |
40º | AUDI Q3 | 88.736 | 0,7% | 90.860 | 0,6% | -2,3% | - |
41º | OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X | 88.484 | 0,7% | 115.510 | 0,7% | -23,4% | - |
42º | BMW X1 | 87.700 | 0,7% | 110.020 | 0,7% | -20,3% | - |
43º | TESLA MODEL3 | 85.496 | 0,7% | 95.001 | 0,6% | -10,0% | - |
44º | TOYOTA AYGO | 82.838 | 0,7% | 99.599 | 0,6% | -16,8% | - |
45º | MERCEDES CLASSE C | 81.269 | 0,7% | 146.023 | 0,9% | -44,3% | 24º |
46º | SKODA KAROQ | 79.977 | 0,7% | 102.067 | 0,6% | -21,6% | - |
47º | SEAT ARONA | 79.815 | 0,7% | 109.458 | 0,7% | -27,1% | - |
48º | FORD KUGA | 79.098 | 0,7% | 162.106 | 1,0% | -51,2% | 22º |
49º | KIA NIRO | 77.638 | 0,6% | 57.699 | 0,4% | 34,6% | - |
50º | AUDI A4 | 76.882 | 0,6% | 102.892 | 0,7% | -25,3% | - |
POS. | MARCA | 2020 | % MERCADO 2020 | 2019 | % MERCADO 2019 | % VAR. 2020/2019 | POS. 2019 |
1º | VOLKSWAGEN | 1.346.999 | 11,3% | 1.783.924 | 11,3% | -24,5% | 1º |
2º | RENAULT | 819.009 | 6,8% | 1.062.808 | 6,7% | -22,9% | 2º |
3º | PEUGEOT | 741.498 | 6,2% | 964.993 | 6,1% | -23,2% | 4º |
4º | MERCEDES-BENZ | 738.236 | 6,2% | 892.511 | 5,6% | -17,3% | 5º |
5º | BMW | 674.654 | 5,6% | 831.066 | 5,3% | -18,8% | 6º |
6º | FORD | 654.729 | 5,5% | 958.921 | 6,1% | -31,7% | 3º |
7º | TOYOTA | 648.275 | 5,4% | 742.497 | 4,7% | -12,7% | 10º |
8º | SKODA | 643.019 | 5,4% | 762.491 | 4,8% | -15,7% | 8º |
9º | AUDI | 600.470 | 5,0% | 742.716 | 4,7% | -19,2% | 9º |
10º | FIAT | 492.101 | 4,1% | 659.666 | 4,2% | -25,4% | 11º |
11º | OPEL/VAUXHALL | 485.778 | 4,1% | 815.707 | 5,2% | -40,4% | 7º |
12º | CITROËN | 448.352 | 3,7% | 636.861 | 4,0% | -29,6% | 12º |
13º | HYUNDAI | 424.805 | 3,6% | 562.386 | 3,6% | -24,5% | 14º |
14º | KIA | 416.715 | 3,5% | 502.841 | 3,2% | -17,1% | 16º |
15º | DACIA | 405.472 | 3,4% | 580.816 | 3,7% | -30,2% | 13º |
16º | SEAT | 370.928 | 3,1% | 507.111 | 3,2% | -26,9% | 15º |
17º | NISSAN | 290.343 | 2,4% | 394.784 | 2,5% | -26,5% | 17º |
18º | VOLVO | 286.841 | 2,4% | 339.774 | 2,1% | -15,6% | 18º |
19º | MINI | 172.827 | 1,4% | 217.200 | 1,4% | -20,4% | - |
20º | SUZUKI* | 165.683 | 1,4% | 263.277 | 1,7% | -37,1% | 19º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 11.961.182 | 100,0% | 15.805.658 | 100,0% | -24,3% |
|
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido; e
- Números da Suzuki (*) fornecidos pela JATO.
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
Ouça nosso podcast:
Galeria: Volkswagen Golf GTI 2020
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 18:00 Mitsubishi L200 Triton terá preparação para Starlink de fábrica no Brasil
- 16:00 Vida longa aos sedãs: Nissan revela Epoch e Evo em contraponto aos SUVs
- 15:24 Stellantis confirma novo Peugeot 2008 e híbrido nacional ainda em 2024
- 15:00 Perua elétrica de 965 cv é o novo carro topo de linha da BYD
- 14:00 Ram 1500 RHO 2025 aposta em V6 turbo de 548 cv contra Ford F-150 Raptor
- 13:00 Volkswagen cria submarca ID.UX para tentar barrar avanço da BYD
- 11:42 Omoda/Jaecoo iniciará vendas até agosto e quer lançar 8 carros até 2026
- 11:30 Renault Arkana tem lançamento confirmado na Argentina; e no Brasil?
Sobre este artigo
Categoria |