Maior mercado automobilístico da Europa, a Alemanha também sofreu fortemente em 2020 com a pandemia da COVID-19. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializados no ano passado 2.917.678 veículos novos, 19,1% a menos do que no ano anterior. Este resultado foi o pior desde 2010, segundo o Best Selling Cars Blog.
Na disputa entre as montadoras, apenas a Fiat (89.150), 12ª, cresceu (+0,2%). A líder Volkswagen (525.612), em queda superior a 21%, perdeu 0,5 ponto percentual de participação de mercado. Já a vice-líder Mercedes (303.185) chegou a 10,4% de market share, 1 ponto a mais do que em 2019. Terceira no último ranking – posição agora assumida pela BMW (240.698) -, a Ford (194.250) caiu para 5º.
A liderança da VW também se refletiu entre os modelos, com os 3 primeiros colocados pela 6ª vez nos últimos 7 anos – a exceção foi em 2019, quando o Mercedes Classe C (41.651), 14º em 2020, fora o 3º. Com 136.324 unidades, quase 70 mil a menos do que na última lista, o Golf completou 40 anos consecutivos no topo. O último modelo diferente a liderar no país foi o Mercedes W123, em 1980.
O Passat (60.904), um dos poucos do ranking a crescer (+2,7%), subiu da 5ª para a 2ª colocação, com o Tiguan (60.380) em 3º, bem próximo apesar da maior queda do top 10 (-31,2%). Numa disputa acirradíssima pelo 4º lugar, o Ford Focus venceu o Skoda Octavia por apenas 76 unidades (53.378 x 53.302).
Após ser 17º há um ano, o BMW Série 3 (47.273) voltou ao top 10 ao crescer pouco mais de 9%. Forte durante alguns meses, a van Fiat Ducato (44.312) completou o top 10, 23 posições acima de 2019. Apesar da vice-liderança entre as marcas, a Mercedes não colocou nenhum modelo entre os 10 primeiros, com o Classe A (43.391) apenas em 12º. Menção para o Renault Zoe (30.376), que sequer havia figurado no top 50, em 25º, com alta de quase 60%.
POS. | MARCA | 2020 | % PART. 2020 | 2019 | % PART. 2020 | % VAR. 2020/2019 | POS. 2019 |
1º | VW GOLF | 136.324 | 4,7% | 204.550 | 5,7% | -33,4% | 1º |
2º | VW PASSAT | 60.904 | 2,1% | 59.322 | 1,6% | 2,7% | 5º |
3º | VW TIGUAN | 60.380 | 2,1% | 87.771 | 2,4% | -31,2% | 2º |
4º | FORD FOCUS | 53.378 | 1,8% | 58.261 | 1,6% | -8,4% | 7º |
5º | SKODA OCTAVIA | 53.302 | 1,8% | 55.210 | 1,5% | -3,5% | 8º |
6º | OPEL CORSA | 53.199 | 1,8% | 51.708 | 1,4% | 2,9% | 9º |
7º | VW T-ROC | 50.822 | 1,7% | 58.898 | 1,6% | -13,7% | 6º |
8º | BMW SÉRIE 3 | 47.273 | 1,6% | 43.327 | 1,2% | 9,1% | 17º |
9º | VW POLO | 46.174 | 1,6% | 61.287 | 1,7% | -24,7% | 4º |
10º | FIAT DUCATO | 44.312 | 1,5% | 30.775 | 0,9% | 44,0% | 33º |
11º | MINI | 44.152 | 1,5% | 50.019 | 1,4% | -11,7% | 11º |
12º | MERCEDES CLASSE A | 43.391 | 1,5% | 44.189 | 1,2% | -1,8% | 14º |
13º | MERCEDES GLC / GLK | 41.791 | 1,4% | 38.369 | 1,1% | 8,9% | 24º |
14º | MERCEDES CLASSE C | 41.651 | 1,4% | 64.403 | 1,8% | -35,3% | 3º |
15º | MERCEDES CLASSE E | 37.437 | 1,3% | 49.683 | 1,4% | -24,6% | 12º |
16º | SEAT LEON | 37.310 | 1,3% | 39.637 | 1,1% | -5,9% | 23º |
17º | AUDI A4 | 35.841 | 1,2% | 50.740 | 1,4% | -29,4% | 10º |
18º | FORD FIESTA | 34.821 | 1,2% | 43.316 | 1,2% | -19,6% | 18º |
19º | AUDI A3 | 34.098 | 1,2% | 42.609 | 1,2% | -20,0% | 19º |
20º | BMW SÉRIE 1 | 32.831 | 1,1% | 31.901 | 0,9% | 2,9% | 30º |
21º | FIAT 500 | 32.039 | 1,1% | 37.503 | 1,0% | -14,6% | 25º |
22º | HYUNDAI KONA | 31.557 | 1,1% | 22.107 | 0,6% | 42,7% | - |
23º | AUDI A6 | 31.400 | 1,1% | 44.037 | 1,2% | -28,7% | 15º |
24º | OPEL ASTRA | 31.317 | 1,1% | 43.892 | 1,2% | -28,6% | 16º |
25º | RENAULT ZOE | 30.376 | 1,0% | 19.221 | 0,5% | 58,0% | - |
26º | VW TRANSPORTER | 29.540 | 1,0% | 40.316 | 1,1% | -26,7% | 21º |
27º | BMW X1 | 28.551 | 1,0% | 36.109 | 1,0% | -20,9% | 26º |
28º | VW T-CROSS | 27.345 | 0,9% | 23.718 | 0,7% | 15,3% | 46º |
29º | VW UP | 26.872 | 0,9% | 28.982 | 0,8% | -7,3% | 36º |
30º | BMW SÉRIE 5 | 26.540 | 0,9% | 35.949 | 1,0% | -26,2% | 27º |
31º | AUDI Q3 | 25.307 | 0,9% | 24.460 | 0,7% | 3,5% | 44º |
32º | MERCEDES CLA | 25.109 | 0,9% | 17.525 | 0,5% | 43,3% | - |
33º | VW CADDY | 24.807 | 0,9% | 31.107 | 0,9% | -20,3% | 31º |
34º | KIA CEED | 24.799 | 0,8% | 21.473 | 0,6% | 15,5% | - |
35º | BMW SÉRIE 2 | 24.732 | 0,8% | 33.037 | 0,9% | -25,1% | 29º |
36º | RENAULT CLIO | 24.654 | 0,8% | 23.392 | 0,6% | 5,4% | 47º |
37º | SEAT ATECA | 24.597 | 0,8% | 27.510 | 0,8% | -10,6% | 39º |
38º | VW TOURAN | 24.308 | 0,8% | 39.847 | 1,1% | -39,0% | 22º |
39º | SKODA KAROQ | 24.089 | 0,8% | 30.660 | 0,8% | -21,4% | 35º |
40º | FORD KUGA | 23.868 | 0,8% | 49.625 | 1,4% | -51,9% | 13º |
41º | BMW X3 | 23.351 | 0,8% | 28.688 | 0,8% | -18,6% | 37º |
42º | RENAULT CAPTUR | 22.790 | 0,8% | 28.143 | 0,8% | -19,0% | 38º |
43º | SKODA KODIAQ | 22.505 | 0,8% | 26.153 | 0,7% | -13,9% | 42º |
44º | SKODA FABIA | 21.968 | 0,8% | 42.099 | 1,2% | -47,8% | 20º |
45º | TOYOTA YARIS | 21.585 | 0,7% | 21.489 | 0,6% | 0,4% | - |
46º | MITSUBISHI MIRAGE | 21.103 | 0,7% | 20.691 | 0,6% | 2,0% | - |
47º | SKODA KAMIQ | 20.850 | 0,7% | 3.836 | 0,1% | 443,5% | - |
48º | MERCEDES CLASSE V | 20.560 | 0,7% | 22.595 | 0,6% | -9,0% | - |
49º | AUDI Q5 | 20.395 | 0,7% | 22.210 | 0,6% | -8,2% | - |
50º | FORD PUMA | 20.244 | 0,7% | 62 | 0,0% | 32551,6% | - |
POS. | MARCA | 2020 | % PART. 2020 | 2019 | % PART. 2020 | % VAR. 2020/2019 | POS. 2019 |
1º | VW | 525.612 | 18,0% | 667.518 | 18,5% | -21,3% | 1º |
2º | MERCEDES-BENZ | 303.185 | 10,4% | 339.185 | 9,4% | -10,6% | 2º |
3º | BMW | 240.698 | 8,2% | 279.243 | 7,7% | -13,8% | 4º |
4º | AUDI | 213.934 | 7,3% | 267.195 | 7,4% | -19,9% | 5º |
5º | FORD | 194.250 | 6,7% | 279.719 | 7,8% | -30,6% | 3º |
6º | SKODA | 181.198 | 6,2% | 208.171 | 5,8% | -13,0% | 7º |
7º | OPEL | 146.219 | 5,0% | 215.864 | 6,0% | -32,3% | 6º |
8º | RENAULT | 125.318 | 4,3% | 131.138 | 3,6% | -4,4% | 9º |
9º | SEAT | 114.564 | 3,9% | 138.670 | 3,8% | -17,4% | 8º |
10º | HYUNDAI | 105.051 | 3,6% | 129.508 | 3,6% | -18,9% | 10º |
11º | FIAT | 89.150 | 3,1% | 89.005 | 2,5% | 0,2% | 11º |
12º | TOYOTA | 77.176 | 2,6% | 84.498 | 2,3% | -8,7% | 12º |
13º | KIA | 64.296 | 2,2% | 69.608 | 1,9% | -7,6% | 16º |
14º | PEUGEOT | 55.401 | 1,9% | 72.709 | 2,0% | -23,8% | 14º |
15º | DACIA | 50.704 | 1,7% | 80.035 | 2,2% | -36,6% | 13º |
16º | CITROËN | 48.950 | 1,7% | 58.040 | 1,6% | -15,7% | 17º |
17º | VOLVO | 47.194 | 1,6% | 53.357 | 1,5% | -11,6% | - |
18º | MITSUBISHI | 44.985 | 1,5% | 52.148 | 1,4% | -13,7% | 18º |
19º | MAZDA | 44.346 | 1,5% | 71.630 | 2,0% | -38,1% | 15º |
20º | MINI | 44.152 | 1,5% | 50.019 | 1,4% | -11,7% | 19º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | |
TOTAL | 2.917.678 | 100,0% | 3.607.258 | 100,0% | -19,1% | ... |
EM DEZEMBRO
No último mês do ano, as vendas de veículos novos cresceram quase 10% na Alemanha, com 311.394 unidades. De acordo com os números oficiais apresentados pela KBA, VW (60.140) e Mercedes (30.604) impulsionaram o resultado com avanços superiores a 20% na comparação com dezembro de 2019. E1 2ª, a Toyota (8.492) avançou mais de 50%.
O ranking de modelos trouxe situações bem interessantes. À parte a usual liderança do VW Golf (13.496), tivemos o elétrico VW ID.3 (7.144) conquistando uma inédita 3ª posição – em novembro, havia sido apenas o 37º. O Zoe (5.349), principal elétrico da Renault, também jamais havia conseguido uma posição tão boa (6º).
Após 3 meses seguidos na vice-liderança, o Opel Corsa (5.700) perdeu 3 posições, embora com um crescimento de quase 150% nas vendas. Líder entre os Mercedes, o GLC (5.011) completou o top 10 crescendo quase 60%. Principal sedã premium nos últimos meses, o BMW Série 3 (4.894) desta vez ficou atrás do Mercedes Classe E (4.948).
Em 25º, o Tesla Model3 (3.293), um dos modelos mais vendidos na Europa no encerramento de 2020, emplacou quase 4 vezes mais do que há um ano. O destaque negativo veio da Ford: com 2.485 unidades, o Kuga perdeu 7 de cada 10 compradores. Estreando no top 50 na 40ª posição, o crossover VW ID.4 foi o preferido por 2.306 consumidores.
POS. | MODELO | DEZ.2020 | % MERCADO 2020 | DEZ.2019 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW GOLF | 13.496 | 4,3% | 15.360 | 5,4% | -12,1% |
2º | VW PASSAT | 7.583 | 2,4% | 5.770 | 2,0% | 31,4% |
3º | VW ID.3 | 7.144 | 2,3% | 0 | 0,0% | - |
4º | SKODA OCTAVIA | 6.407 | 2,1% | 3.522 | 1,2% | 81,9% |
5º | OPEL CORSA | 5.700 | 1,8% | 2.298 | 0,8% | 148,0% |
6º | RENAULT ZOE | 5.349 | 1,7% | 780 | 0,3% | 585,8% |
7º | SEAT LEON | 5.204 | 1,7% | 2.689 | 0,9% | 93,5% |
8º | VW T-ROC | 5.123 | 1,6% | 3.476 | 1,2% | 47,4% |
9º | HYUNDAI KONA | 5.102 | 1,6% | 1.558 | 0,5% | 227,5% |
10º | MERCEDES GLC | 5.011 | 1,6% | 3.133 | 1,1% | 59,9% |
11º | MERCEDES CLASSE E | 4.948 | 1,6% | 3.817 | 1,3% | 29,6% |
12º | BMW SÉRIE 3 | 4.894 | 1,6% | 5.076 | 1,8% | -3,6% |
13º | VW TIGUAN | 4.791 | 1,5% | 6.065 | 2,1% | -21,0% |
14º | AUDI A3 | 4.670 | 1,5% | 2.698 | 1,0% | 73,1% |
15º | MINI | 4.485 | 1,4% | 5.045 | 1,8% | -11,1% |
16º | FIAT 500 | 4.425 | 1,4% | 3.271 | 1,2% | 35,3% |
17º | VW POLO | 4.385 | 1,4% | 4.114 | 1,5% | 6,6% |
18º | BMW SÉRIE 1 | 4.288 | 1,4% | 4.236 | 1,5% | 1,2% |
19º | BMW X1 | 4.192 | 1,3% | 3.171 | 1,1% | 32,2% |
20º | MERCEDES CLASSE C | 4.171 | 1,3% | 3.686 | 1,3% | 13,2% |
21º | FORD FOCUS | 4.153 | 1,3% | 3.992 | 1,4% | 4,0% |
22º | VW UP | 4.086 | 1,3% | 2.009 | 0,7% | 103,4% |
23º | MERCEDES CLASSE A | 3.872 | 1,2% | 2.479 | 0,9% | 56,2% |
24º | OPEL ASTRA | 3.701 | 1,2% | 2.043 | 0,7% | 81,2% |
25º | TESLA MODEL3 | 3.293 | 1,1% | 926 | 0,3% | 255,6% |
26º | VW T-CROSS | 3.149 | 1,0% | 2.741 | 1,0% | 14,9% |
27º | AUDI A4 | 2.979 | 1,0% | 3.016 | 1,1% | -1,2% |
28º | DACIA SANDERO | 2.873 | 0,9% | 2.177 | 0,8% | 32,0% |
29º | VW TRANSPORTER | 2.868 | 0,9% | 2.424 | 0,9% | 18,3% |
30º | FORD FIESTA | 2.864 | 0,9% | 2.564 | 0,9% | 11,7% |
31º | BMW X3 | 2.759 | 0,9% | 2.356 | 0,8% | 17,1% |
32º | FIAT DUCATO | 2.749 | 0,9% | 848 | 0,3% | 224,2% |
33º | TOYOTA YARIS | 2.711 | 0,9% | 1.270 | 0,4% | 113,5% |
34º | AUDI Q5 | 2.679 | 0,9% | 1.912 | 0,7% | 40,1% |
35º | AUDI A6 | 2.678 | 0,9% | 2.456 | 0,9% | 9,0% |
36º | FORD PUMA | 2.619 | 0,8% | 42 | 0,0% | 6135,7% |
37º | SKODA KAROQ | 2.509 | 0,8% | 2.022 | 0,7% | 24,1% |
38º | FORD KUGA | 2.485 | 0,8% | 8.371 | 3,0% | -70,3% |
39º | SKODA FABIA | 2.330 | 0,7% | 2.251 | 0,8% | 3,5% |
40º | VW ID.4 | 2.306 | 0,7% | 0 | 0,0% | - |
41º | BMW SÉRIE 2 | 2.305 | 0,7% | 2.149 | 0,8% | 7,3% |
42º | SKODA KAMIQ | 2.240 | 0,7% | 1.187 | 0,4% | 88,7% |
43º | BMW SÉRIE 5 | 2.233 | 0,7% | 4.576 | 1,6% | -51,2% |
44º | OPEL CROSSLAND X | 2.204 | 0,7% | 2.348 | 0,8% | -6,1% |
45º | FORD TRANSIT | 2.197 | 0,7% | 2.906 | 1,0% | -24,4% |
46º | RENAULT CAPTUR | 2.192 | 0,7% | 1.952 | 0,7% | 12,3% |
47º | DACIA DOKKER | 2.137 | 0,7% | 706 | 0,2% | 202,7% |
48º | SMART FORTWO | 2.121 | 0,7% | 2.731 | 1,0% | -22,3% |
49º | MERCEDES CLA | 2.117 | 0,7% | 1.809 | 0,6% | 17,0% |
50º | SKODA SUPERB | 2.062 | 0,7% | 1.408 | 0,5% | 46,4% |
POS. | MARCA | DEZ.2020 | % MERCADO 2020 | DEZ.2019 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW | 60.140 | 19,3% | 49.518 | 17,5% | 21,5% |
2º | MERCEDES-BENZ | 30.604 | 9,8% | 24.796 | 8,8% | 23,4% |
3º | BMW | 26.684 | 8,6% | 27.544 | 9,7% | -3,1% |
4º | AUDI | 19.723 | 6,3% | 17.590 | 6,2% | 12,1% |
5º | SKODA | 19.163 | 6,2% | 14.256 | 5,0% | 34,4% |
6º | FORD | 18.070 | 5,8% | 22.664 | 8,0% | -20,3% |
7º | OPEL | 15.561 | 5,0% | 11.219 | 4,0% | 38,7% |
8º | RENAULT | 14.335 | 4,6% | 11.010 | 3,9% | 30,2% |
9º | HYUNDAI | 12.741 | 4,1% | 11.399 | 4,0% | 11,8% |
10º | SEAT | 10.436 | 3,4% | 7.858 | 2,8% | 32,8% |
11º | FIAT | 9.287 | 3,0% | 6.330 | 2,2% | 46,7% |
12º | TOYOTA | 8.492 | 2,7% | 5.603 | 2,0% | 51,6% |
13º | DACIA | 7.621 | 2,4% | 8.144 | 2,9% | -6,4% |
14º | VOLVO | 5.691 | 1,8% | 5.527 | 2,0% | 3,0% |
15º | MAZDA | 5.646 | 1,8% | 7.133 | 2,5% | -20,8% |
16º | KIA | 5.391 | 1,7% | 5.597 | 2,0% | -3,7% |
17º | PEUGEOT | 5.285 | 1,7% | 6.078 | 2,1% | -13,0% |
18º | CITROËN | 4.591 | 1,5% | 3.782 | 1,3% | 21,4% |
19º | MINI | 4.485 | 1,4% | 5.045 | 1,8% | -11,1% |
20º | NISSAN | 3.849 | 1,2% | 5.208 | 1,8% | -26,1% |
... | ... | ... | ... | ... |
| ... |
| TOTAL | 311.394 | 100,0% | 283.380 | 100,0% | 9,9% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog