Especulado desde 2017, o lançamento de uma nova geração para a Nissan Frontier finalmente se torna realidade na América do Norte. Completamente reformulada, a Frontier 2022 chega ao mercado com a missão de substituir o longevo modelo vendido desde 2004 e rivalizar diretamente com Toyota Tacoma, Chevrolet Colorado, Ford Ranger, GMC Canyon, Jeep Gladiator e companhia.
Como já adiantavam flagras e rumores, a solução encontrada pela Nissan para o mercado norte-americano não foi a mesma vista globalmente. Na prática, a Frontier 2022 para Estados Unidos e Canadá é um modelo com design e motor exclusivos, em detrimento da versão internacional vendida no Brasil e em vários outros países.
Do ponto de vista estético, a Nissan afirma que buscou inspiração principalmente na picape Hardbody vendida nas décadas de 1980 e 1990. As linhas gerais são retilíneas e conferem design robusto, bem ao gosto do consumidor norte-americano. Detalhes da traseira, como tampa da caçamba e formato das lanternas, também remetem à outra camionete da marca, neste caso a grandalhona Titan.
No interior, as fotos revelam evoluções importantes, com destaque para a central multimídia de 8 ou 9 polegadas (a maior da categoria), partida por botão, saídas de ar posicionadas na vertical, ar-condicionado digital, entre outros. Em termos de conectividade, são destaque itens como Apple CarPlay e Android Auto, e portas USB-A e USB-C na frente. Já o carregador sem fio para smartphones e ponto de acesso Wi-Fi são oferecidos como opcionais.
Apesar da profunda mudança estética, a Frontier 2022 continua estruturalmente ligada ao modelo anterior. Como já era especulado, a Nissan abriu mão da plataforma da Frontier global (também chamada de NP300 ou Navara) e optou por modernizar a antiga arquitetura F-Alpha, tornando-a compatível com a nova realidade do segmento. Dessa forma, foram otimizados pontos como estabilidade, conforto e capacidade off-road. A marca também anuncia redução de 80% em ruídos e vibrações.
Sob o capô, o motor também não mudou - até pelo fato de ser novo e oferecido há menos de 1 ano na Frontier antiga. Trata-se de um 3.8 V6 a gasolina com potência de 314 cv e torque de 38,8 kgfm. Sai de fábrica sempre ligado câmbio automático de 9 marchas. A tração 4x4 é acionada eletronicamente via seletor giratório. Para ajudar no off-road, algumas versões, como a Pro-4X, oferecem diferencial traseiro com travamento eletrônico, placas protetoras na parte inferior da carroceria e amortecedores específicos.
Falando em versões, a gama é composta pelas configurações S, SV, Pro-4X (modelo das fotos) e Pro-X. Há opção de cabine estendida ou dupla, bem como duas opções de tamanho para a caçamba. As vendas nos EUA serão iniciadas no meio do ano e preços serão divulgados na ocasião.
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Nissan Frontier terá produção suspensa na Argentina por três semanas
Mini confirma opção mais barata de seu SUV para o Brasil em 2025
Nissan Frontier 2025 tem R$ 39,6 mil de redução de preço em promoção
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Nissan Frontier 2025 amplia robustez e ganha nova multimídia nos EUA