Nova Nissan Frontier 2022 estreia nos EUA com design exclusivo e motor V6
Variante norte-americana segue caminho diferente do modelo global vendido no Brasil
Especulado desde 2017, o lançamento de uma nova geração para a Nissan Frontier finalmente se torna realidade na América do Norte. Completamente reformulada, a Frontier 2022 chega ao mercado com a missão de substituir o longevo modelo vendido desde 2004 e rivalizar diretamente com Toyota Tacoma, Chevrolet Colorado, Ford Ranger, GMC Canyon, Jeep Gladiator e companhia.
Como já adiantavam flagras e rumores, a solução encontrada pela Nissan para o mercado norte-americano não foi a mesma vista globalmente. Na prática, a Frontier 2022 para Estados Unidos e Canadá é um modelo com design e motor exclusivos, em detrimento da versão internacional vendida no Brasil e em vários outros países.
Galeria: Nova Nissan Frontier 2022 - EUA
Do ponto de vista estético, a Nissan afirma que buscou inspiração principalmente na picape Hardbody vendida nas décadas de 1980 e 1990. As linhas gerais são retilíneas e conferem design robusto, bem ao gosto do consumidor norte-americano. Detalhes da traseira, como tampa da caçamba e formato das lanternas, também remetem à outra camionete da marca, neste caso a grandalhona Titan.
No interior, as fotos revelam evoluções importantes, com destaque para a central multimídia de 8 ou 9 polegadas (a maior da categoria), partida por botão, saídas de ar posicionadas na vertical, ar-condicionado digital, entre outros. Em termos de conectividade, são destaque itens como Apple CarPlay e Android Auto, e portas USB-A e USB-C na frente. Já o carregador sem fio para smartphones e ponto de acesso Wi-Fi são oferecidos como opcionais.
Apesar da profunda mudança estética, a Frontier 2022 continua estruturalmente ligada ao modelo anterior. Como já era especulado, a Nissan abriu mão da plataforma da Frontier global (também chamada de NP300 ou Navara) e optou por modernizar a antiga arquitetura F-Alpha, tornando-a compatível com a nova realidade do segmento. Dessa forma, foram otimizados pontos como estabilidade, conforto e capacidade off-road. A marca também anuncia redução de 80% em ruídos e vibrações.
Sob o capô, o motor também não mudou - até pelo fato de ser novo e oferecido há menos de 1 ano na Frontier antiga. Trata-se de um 3.8 V6 a gasolina com potência de 314 cv e torque de 38,8 kgfm. Sai de fábrica sempre ligado câmbio automático de 9 marchas. A tração 4x4 é acionada eletronicamente via seletor giratório. Para ajudar no off-road, algumas versões, como a Pro-4X, oferecem diferencial traseiro com travamento eletrônico, placas protetoras na parte inferior da carroceria e amortecedores específicos.
Falando em versões, a gama é composta pelas configurações S, SV, Pro-4X (modelo das fotos) e Pro-X. Há opção de cabine estendida ou dupla, bem como duas opções de tamanho para a caçamba. As vendas nos EUA serão iniciadas no meio do ano e preços serão divulgados na ocasião.
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Black Friday da Nissan tem Frontier Attack com R$ 50.000 de desconto
Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Paraná
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Sistemas autônomos não enxergam roupas de alta visibilidade
Nissan Frontier terá produção suspensa na Argentina por três semanas
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Nissan Frontier 2025 tem R$ 39,6 mil de redução de preço em promoção