Fiat larga na frente em 2021, mas vendas começam 11,3% abaixo de 2020

Ford já cai para oitava posição

Fiat Strada 2021 Fiat Strada 2021

Se 2020 foi um ano bem difícil por conta da pandemia, 2021 também não começa muito animador - ao menos no mercado brasileiro de automóveis. Com pouco mais de 132 mil veículos emplacados até o dia 26 de janeiro, o primeiro mês do ano registra queda de 11,3% em relação ao mesmo período do ano passado. 

A falta de diversos veículos 0km nas lojas (por conta da escassez de matéria-prima e dólar nas alturas) e a consequente subida de preço dos carros novos, aliada a "segunda onda" da Covid-19, pode ajudar a explicar o momento atual. E já tem marca grande preparando nova tabela de preços para fevereiro...

Neste cenário, a Fiat está largando na frente com boa margem. A marca italiana agora tem nas picapes a sua principal força, com a Strada na segunda colocação do ranking (7.823 unidades até o momento) e a Toro em oitavo (4.229), com o Argo (3.976) fechando o top 10. 

No total, a Fiat está com 25.099 unidades emplacadas, conquistando 19% de market share, de acordo com os dados do Renavam e da Fenabrave. Em segundo vem a Volkswagen, com 21.994 carros (16,7% do mercado) e logo atrás a Chevrolet (campeã dos últimos 5 anos), com 21.378 emplacamentos (16,2% de participação). 

Bem atrás, mas consolidando a 4ª posição, a Hyundai aparece com 12.245 unidades, seguida da Jeep (10.169), Toyota (8.403) e Renault (7.888). A Ford, que decretou o fechamento de suas fábricas brasileiras no começo do mês, já caiu para oitavo, com 7.306 carros - e a expectativa é que possa até sair do top 10 quando acabar os estoques de Ka e EcoSport. Hoje, a Nissan é a 10ª colocada com 4.252 emplacamentos. 

Entre os modelos, a surpresa do ano por enquanto vem da Jeep, com o Renegade na quarta posição geral (6.070) e liderando o segmento de SUVs - o Compass vem em nono (4.093) e segue seu domínio entre os SUVs médios à espera dos novos rivais. Na ponta, o Chevrolet Onix começa mais uma temporada na frente (8.522), embora sem muita margem para a Strada (7.823) e Hyundai HB20 (6.530), que fecham o pódio. 

O veterano Gol ainda segue mostrando força como o VW mais vendido, na 6ª posição e com 4.918 unidades), uma posição à frente do T-Cross (4.495), segundo colocado entre os SUVs. Já o Nivus (2.894) entra em 2021 como terceiro carro mais importante da marca, na 16ª colocação. 

Quem parece que terá um ano complicado é o líder dos sedãs médios. O Toyota Corolla começa 2021 numa modestíssima 24ª posição, com 1.674 unidades, atrás da Ford Ranger (1.705) e ameaçado pelo veterano Fiat Uno (1.651). E a situação tende a piorar para o modelo a partir de março, quando estreia o SUV Corolla Cross, que deve ser um inimigo dentro da própria marca - assim como o HR-V tomou espaço do Civic na Honda.   

Na semana que vem voltamos ao assunto com os dados completos de janeiro. Fique ligado!   

Fotos: divulgação e Motor1.com 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com