Dos 1.950.889 veículos novos vendidos em 2020, 14,7% foram picapes – no ano anterior, foram menos de 13%. Os 286.678 emplacamentos, no entanto, representaram uma retração de 16,4% frente às 342.951 unidades de 2019. Nem mesmo a líder entre as picapes pequenas conseguiu impedir uma queda menor.
Graças ao lançamento da nova geração (+5%), a Fiat Strada (80.041) foi a única a crescer mesmo com a pandemia e respondeu por quase 70% das vendas do segmento, chegando ao 21ª ano consecutivo no topo com seu melhor desempenho desde 2015 (98.631). Adversária mais próxima e com resultado quase 27% menor do que em 2019, a VW Saveiro (30.965) sequer chegou à metade dos emplacamentos da rival.
Para a Chevrolet, no entanto, a situação foi ainda pior. Com apenas 6.654 emplacamentos, quase a metade do registrado há um ano, a Montana não tinha um desempenho tão ruim desde 2004, seu 1º ano completo de vendas.
Entre as picapes médias e grandes, a Fiat Toro (53.976) chegou ao 5º ano seguido como líder, com vantagem superior a 20 mil unidades sobre a Toyota Hilux (32.394). Preferida dos consumidores até 2015, a Chevrolet S10 (26.639) repetiu o 3º lugar dos anos anteriores. Com a menor retração do top 5 (-10,7%), a Ford Ranger emplacou 19.833 unidades.
Um dos destaques negativo foi a VW Amarok. Atrás da Ranger por pouco mais de 3 mil unidades em 2019, a representante da marca alemã, com 10.617 unidades, viu a diferença ultrapassar as 9 mil unidades graças a uma queda de quase 44%. Outra que também não terá boas recordações de 2020 é a Renault Duster Oroch (6.070), em retração de quase 55%, caindo da 6ª para a 8ª posição. Em situação oposta à das duas, a Ram 2500 (1.475) mais do que dobrou os números de 2019.
EM DEZEMBRO
O ótimo desempenho da Strada no último mês de 2020 foi o grande responsável pelo avanço de quase 38% no número de emplacamentos de picapes pequenas. Com 10.390 unidades, a representante da Fiat manteve uma participação de mercado próxima dos 74%. VW Saveiro (3.310) e Chevrolet Montana (358) completaram o pódio.
Na faixa de cima, a Fiat Toro teve mais de 1/3 das vendas da categoria. As 6.983 unidades emplacadas representaram o melhor desempenho da picape desde seu lançamento. Após dois meses batida pela Chevrolet S10 (3.210), a Toyota Hilux (3.307) retomou a habitual vice-liderança.
Sem resultado tão bom há exatos 3 anos (2.459), a Ford Ranger (2.403) foi a 4ª colocada com mais do que o dobro do total da Nissan Frontier (957), em alta superior a 36%. Quinta em novembro, a Mitsubishi L200 (695) foi superada pela VW Amarok (908) e pela Renault Duster Oroch (858).
Picapes Pequenas |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2020 | % 2020 | TOTAL 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 | POS. 2019 |
1º | FIAT STRADA | 80041 | 68,01% | 76223 | 58,13% | 5,01% | 1º |
2º | VW SAVEIRO | 30965 | 26,31% | 42270 | 32,24% | -26,74% | 2º |
3º | CHEVROLET MONTANA | 6654 | 5,65% | 12524 | 9,55% | -46,87% | 3º |
4º | EFFA K01 | 16 | 0,01% | 70 | 0,05% | -77,14% | 4º |
5º | EFFA K02 | 6 | 0,01% | 27 | 0,02% | -77,78% | 5º |
|
| 117682 | 100,00% | 131114 | 100,00% | -10,24% |
|
Picapes Médias / Grandes |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2020 | % 2020 | TOTAL 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 | POS. 2019 |
1º | FIAT TORO | 53976 | 31,94% | 65566 | 30,95% | -17,68% | 1º |
2º | TOYOTA HILUX | 32394 | 19,17% | 40419 | 19,08% | -19,85% | 2º |
3º | CHEVROLET S10 | 26639 | 15,76% | 32161 | 15,18% | -17,17% | 3º |
4º | FORD RANGER | 19833 | 11,74% | 22218 | 10,49% | -10,73% | 4º |
5º | VW AMAROK | 10617 | 6,28% | 18911 | 8,93% | -43,86% | 5º |
6º | MITSUBISHI L200 | 9480 | 5,61% | 10226 | 4,83% | -7,30% | 7º |
7º | NISSAN FRONTIER | 8077 | 4,78% | 8090 | 3,82% | -0,16% | 8º |
8º | RENAULT DUSTER OROCH | 6070 | 3,59% | 13363 | 6,31% | -54,58% | 6º |
9º | RAM 2500 | 1475 | 0,87% | 652 | 0,31% | 126,23% | 9º |
10º | EFFA V21 | 301 | 0,18% | 128 | 0,06% | 135,16% | 10º |
11º | EFFA V22 | 114 | 0,07% | 66 | 0,03% | 72,73% | 11º |
12º | SSANGYONG ACTYON SPORTS | 8 | 0,00% | 13 | 0,01% | -38,46% | 13º |
13º | FORD F150 / F250 | 5 | 0,00% | 8 | 0,00% | -37,50% | 14º |
14º | AGRALE MARRUÁ | 2 | 0,00% | 15 | 0,01% | -86,67% | 12º |
15º | LIFAN FOISON | 2 | 0,00% | 1 | 0,00% | 100,00% | 17º |
16º | SSANGYONG MUSSO | 2 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
17º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
|
| 168996 | 100,00% | 211837 | 100,00% | -20,22% |
|
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/20 | NOV/20 | DEZ/19 | % DEZ 20 | % NOV 20 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT STRADA | 10390 | 9613 | 6276 | 73,91% | 73,91% | 8,08% | 65,55% |
2º | VW SAVEIRO | 3310 | 2977 | 3358 | 23,55% | 22,89% | 11,19% | -1,43% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 358 | 417 | 560 | 2,55% | 3,21% | -14,15% | -36,07% |
|
| 14058 | 13007 | 10194 | 100,00% | 100,00% | 8,08% | 37,90% |
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/20 | NOV/20 | DEZ/19 | % DEZ 20 | % NOV 20 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT TORO | 6983 | 6611 | 6493 | 35,53% | 35,30% | 5,63% | 7,55% |
2º | TOYOTA HILUX | 3307 | 3048 | 3650 | 16,83% | 16,28% | 8,50% | -9,40% |
3º | CHEVROLET S10 | 3210 | 3675 | 3693 | 16,33% | 19,62% | -12,65% | -13,08% |
4º | FORD RANGER | 2403 | 2321 | 2327 | 12,23% | 12,39% | 3,53% | 3,27% |
5º | NISSAN FRONTIER | 957 | 735 | 703 | 4,87% | 3,92% | 30,20% | 36,13% |
6º | VW AMAROK | 908 | 343 | 1694 | 4,62% | 1,83% | 164,72% | -46,40% |
7º | RENAULT DUSTER OROCH | 858 | 848 | 1363 | 4,37% | 4,53% | 1,18% | -37,05% |
8º | MITSUBISHI L200 | 695 | 901 | 927 | 3,54% | 4,81% | -22,86% | -25,03% |
9º | RAM 2500 | 283 | 194 | 298 | 1,44% | 1,04% | 45,88% | -5,03% |
10º | EFFA V21 | 38 | 41 | 16 | 0,19% | 0,22% | -7,32% | 137,50% |
11º | EFFA V22 | 10 | 10 | 9 | 0,05% | 0,05% | 0,00% | 11,11% |
12º | AGRALE MARRUÁ | 2 | 0 | 5 | 0,01% | 0,00% | - | -60,00% |
|
| 19654 | 18727 | 21178 | 100,00% | 100,00% | 4,95% | -7,20% |
Fonte: Fenabrave