O sucesso da Jeep Gladiator no mercado global está animando a fabricante, que considera ter mais uma picape no futuro, desta vez com um modelo menor. É o que revela Christian Meunier, chefe global da marca, em entrevista ao site australiano Carsales. Este novo modelo seria posicionado como uma alternativa à Fiat Toro para os EUA, para entrar no mesmo segmento que as inéditas Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz.

“Tudo é possível”, disse Meunier ao ser questionado sobre a possibilidade de oferecer uma picape mais barata do que a Jeep Gladiator. Ao mesmo tempo, o chefão da marca já deixou claro que pode não acontecer, pois dizer que a empresa “não vê um grande mercado para isso.” Claro, pode ser que esteja apenas despistando, pois a Gladiator foi um sucesso e teve fila de espera em diversos mercados.

Galeria: Jeep Gladiator 2020

Como a Gladiator é uma picape média, apesar de não ter capacidade para uma tonelada (apenas 770 kg), este novo modelo acabaria com um tamanho próximo da Fiat Toro. Ficaria mais fácil de desenvolver e produzir, já que usa a plataforma Small-Wide 4x4 de Renegade e Compass – este último é feito no México, o que ajudaria a levar o veículo ao mercado norte-americano com um preço acessível.

O site Carsales fala sobre um modelo de uma tonelada que seria baseado na esperada Ram Dakota/1000 (que ainda não foi confirmada). No entanto, todos os rumores sobre este modelo dizem que usará a mesma plataforma que a Gladiator, com a diferença de ter mais espaço para carga, enquanto a picape da Jeep é voltada para o lifestyle ao invés de ser um modelo de trabalho.

Outra especulação estranha do site australiano é que a nova picape da Jeep poderia ser baseada na Ram 700, que nada mais é do que nossa conhecida Fiat Strada para o mercado mexicano. Isso também não faz sentido por ser um modelo ainda menor e feito para ser bem barato, ficando muito longe da proposta das Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz, que serão vendidas nos EUA.

Caso o projeto de uma nova picape da Jeep seja aprovado, levará um bom tempo para que possamos conhecê-la, já que ela ainda é apenas uma ideia. Considerando que a Toro sempre despertou muita curiosidade no mercado global, e com a chegada da Maverick aos EUA prevista para este ano, é bem possível que a Jeep decida entrar neste segmento. Só não devemos ver este veículo por aqui, pois acabaria brigando com a Toro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com