Apresentado como carro-conceito em novembro do ano passado, o tão falado Renault Kiger ganha data marcada para ser finalmente revelado em versão de produção. Conforme explica a imprensa da Índia, país onde o modelo foi desenvolvido, a estreia pública acontecerá no próximo dia 28 de janeiro, com vendas logo na sequência. Fica a expectativa para preços bastante agressivos e próximos ao do Nissan Magnite, irmão de plataforma do Kiger.
Visualmente, muito do que já foi adiantado no conceito será mantido. A dianteira terá conjunto óptico dividido em dois níveis e logotipo destacado no centro da grade. Contará ainda com rack de teto, molduras plásticas nas caixas de roda, maçanetas do tipo puxador e dois limpadores de para-brisa (contra apenas um do Kwid). Por dentro, o painel será muito parecido com o da minivan Triber.
Identificado internamente pelo codinome HBC, o Kiger será o menor dos SUVs da Renault. Tomará como base a plataforma CMF-A do Kwid e chegará ao mercado com comprimento limitado aos 4 metros (característica que rende vantagens tributárias na Índia). Em termos de porte, será mais robusto e encorpado na comparação com o hatch, além de contar com rodas maiores e alguns centímetros a mais na largura.
Sob o capô, o conjunto mecânico também será emprestado dos irmãos: motor 1.0 de três cilindros a gasolina em versões aspirada e turbo com até 95 cv. O câmbio poderá ser manual de 5 marchas ou automático do tipo CVT.
Na Índia, os principais concorrentes serão Hyundai Venue, Kia Sonet e Maruti Suzuki Vitara Brezza, além do Nissan Magnite (feito sobre a mesma plataforma). No Brasil, o lançamento ainda não foi confirmado, mas a produção local do Magnite a partir de 2022 certamente se torna um facilitador.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Brasil em 26 anos
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Black Friday Renault: veja ofertas de Kardian e Duster 0km
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
Renault Kardian ganha motor 1.5 diesel proibido no Brasil
BYD mostra fábrica no Brasil e confirma híbrido flex nacional
Flagra: novo SUV médio da Renault aparece em carroceria definitiva