O Bentley Bacalar foi revelado em março como uma edição limitada da marca, apresentado online após o cancelamento do Salão de Genebra (Suíça). A fabricante agora mostra um protótipo usado nas 20 semanas de desenvolvimento intenso antes de fabricar as 12 unidades que serão entregues aos clientes no ano que vem.

O Bacalar tem os ossos do Continental GT, mas não compartilha nem um painel da carroceria. Apenas as maçanetas são iguais no design externo. A Bentley diz que o conversível tem mais de 750 novos componentes, tornando essa edição limitada ainda mais especial, com cerca de 100 peças feitas em impressoras 3D.

Galeria: Bentley Bacalar Car Zero

"O Bacalar Car Zero é um protótipo crucial que estamos usando para finalizar o design, engenharia e manufatura desta parte especial do futuro do Bentley Mulliner", disse Paul Williams, diretor do Mulliner.

Enquanto a Bentley vai fazer somente uma dúzia de unidades do Bacalar, a empresa está colocando o barchetta para fazer diversos testes sérios de engenharia antes de iniciar a produção. A velocidade máxima nas provas feitas até agora mostram que ele passa de 322 km/h. Estabilidade em alta-velocidade, dirigibilidade, e testes de barulho e vibração também já foram feitos.

As próximas tarefas serão colocar alguns quilômetros no odômetro do Bacalar para garantir que tem durabilidade o suficiente para que os clientes possam ficar bem longe das oficinas. A Bentley também precisa fazer os testes em temperaturas diferentes, tanto no frio quanto no calor mais extremos, e a validação do sistema elétrico.

Os clientes que comparam o Bacalar poderão configurar o conversível com várias opções de acabamento, com materiais de alta qualidade. Por exemplo, uma das opções para o interior é "madeira com 5 mil anos de idade do leste da Inglaterra."

A Bentley já vendeu todas as 12 unidades do Bacalar, cada uma custando 1,5 milhão de libras (cerca de R$ 10,3 milhões).

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