Toyota Corolla Cross brasileiro será lançado até abril, confirma sindicato

SUV médio virá da fábrica em Sorocaba (SP) com motor 2.0 de 177 cv ou 1.8 híbrido de 122 cv

Toyota Corolla Cross - Vietnã Toyota Corolla Cross - Vietnã

O próximo lançamento da Toyota no Brasil será o tão esperado Corolla Cross, o primeiro SUV nacional da empresa a ser produzido em Sorocaba (SP). Motor1.com havia adiantado em primeira mão que o lançamento ocorreria entre março e abril, e agora o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (Smetal) confirma esta informação, após assembleia para decidir o calendário de folgas de 2021 para os funcionários da Toyota.

Em seu site, o Smetal diz que a assembleia foi feita para organizar os momentos de folga com antecedência e ajustar o cronograma da fabricante para iniciar a produção de mais um veículo em Sorocaba. A publicação ainda diz que serão criados 180 postos de trabalho e que o novo veículo tem previsão de chegar ao mercado “entre março e abril de 2021”.

Este período para o lançamento do Toyota Corolla Cross já era esperado, conforme Motor1.com revelou em setembro, pouco após a apresentação global do carro. A Toyota brasileira tem o costume de fazer lançamentos no mês de março. Apesar do risco de um atraso pela situação do país na pandemia, a marca está se preparando para manter este cronograma.

Conhecido internamente pelo código 740B, o Corolla Cross será o resultado de um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica paulista, dinheiro usado para criar uma linha de montagem capaz de montar modelos com a plataforma modular TNGA-C, a mesma do Corolla sedã. O SUV será muito próximo do três-volumes em diversos aspectos, como nos motores 2.0 aspirado com injeção direta e 177 cv, e 1.8 híbrido flex de 122 cv de potência combinada.

Outra informação adiantada com exclusividade por Motor1.com é que o Corolla Cross brasileiro terá diferenças em relação ao modelo global. Por exemplo, o entre-eixos será de 2,70 m, assim como no sedã, ao invés dos 2,64 m da variante feita na Ásia. Isso irá aumentar o espaço interno e esticar um pouco o comprimento total, dos atuais 4,46 m para cerca de 4,52 m.

Para um próximo momento, a Toyota estuda outro SUV a ser feito no Brasil, abaixo do Corolla Cross e de porte compacto. O projeto ainda não foi aprovado, segundo a fonte ligada à fabricante, embora esteja pronto. O que virou um problema é a rentabilidade deste novo modelo, com o dólar acima de R$ 5,00 e os efeitos da pandemia, fazendo com o projeto fique em compasso de espera até uma melhora do mercado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com