Após a surpresa mundial do primeiro flagra do novo Corolla Cross, trazemos mais detalhes e informações exclusivas sobre os planos da marca no Brasil. De acordo com uma fonte consultada por Motor1.com, a Toyota possui dois projetos de SUVs nacionais. O primeiro é justamente o SUV para o segmento C, que compartilhará plataforma e equipamentos com o Corolla.

De acordo com a nossa fonte, o primeiro SUV é o Corolla Cross (flagra abaixo), que já está confirmado e deve ser mostrado em 2021 - ou no máximo em 2022. Como mostramos ontem (27/4), este modelo utilizará a plataforma TNGA terá os mesmos propulsores do Corolla, ou seja, o motor 2.0 Flex aspirado de 177 cv e também o conjunto híbrido flex formado pelo motor 1.8 e um elétrico com potência combinada de 122 cv.

Toyota Corolla Cross (flagra)

Em termos visuais, segundo nossa fonte, este novo SUV terá estilo "parecido com o do RAV4", mantendo a identidade já conhecida da marca. No flagra, conseguimos deduzir que a tampa do porta-malas seguirá o mesmo padrão com o uso de lanternas horizontais bipartidas.

O segundo projeto é o de um SUV para o segmento B. De acordo com a nossa fonte, o projeto estava pronto, mas ainda não tinha recebido a aprovação. O ponto crucial para o sinal verde é a rentabilização, mas com a pandemia e o dólar beirando os R$ 6, essa conta está muito difícil de fechar. Isso significa que, embora exista o plano de um SUV menor para o Brasil, ele ficará na geladeira até que as coisas melhorem.

Este SUV do segmento B competiria com modelos como Renegade, T-Cross, Nivus, EcoSport e Kicks. Utilizaria a plataforma TNGA-B, uma variante para modelos menores que o Corolla e a mesma utilizada pelo Raize e Yaris Cross, este mostrado recentemente para o mercado europeu.

Toyota Raize 2020
Toyota Raize é SUV compacto que pode inspirar novo modelo nacional do segmento B

As informações também coincidem com as afirmações feitas pelo diretor industrial da Toyota do Brasil, Ademir Rogério Canal, em entrevista aos nossos parceiros do portal Automotive Business. "Alguns projetos serão postergados, outros irão mudar o caminho da forma como havíamos pensado", disse o executivo.

Provavelmente se referindo ao SUV do Corolla, o diretor deixou claro que o projeto segue à todo vapor. "O projeto mais importante que daremos continuidade será o lançamento de um novo veículo no ano que vem", disse o executivo. Ainda em relação às mudanças nas fábrica de Sorocaba, o diretor também revelou que existe uma força de trabalho preparando a unidade para que a montadora "tenha esse lançamento conforme o plano original”.

Corolla Cross?

É de certa forma uma surpresa o possível batismo do novo SUV como Corolla Cross. Com o lançamento do europeu Yaris Cross, porém, a Toyota parece caminhar para um novo padrão de nomenclatura que atende duas necessidades: dar força a um novo integrante e somar números da família no computo global de vendas. Algumas fontes dentro da Toyota local disseram desconhecer essa possibilidade, mas também é fato que o nome Corolla Cross foi registrado no INPI para ser utilizado aqui no Brasil.

Toyota Corolla Cross - Registro do nome

Ouça nosso podcast:

 

Fotos: reprodução Thai Car Inside e divulgação

Galeria: Toyota Raize 2020

Envie seu flagra! flagra@motor1.com