O Puma GTB ficou conhecido como um "muscle car brasileiro". A Puma, fabricante brasileira de veículos que ficou famosa pelos modelos GT que dividiam a plataforma e mecânica com os Volkswagen refrigerado a ar, apresentou algo diferente em 1973, com vendas iniciando em 1974. 

Diferente dos demais modelos da marca, o GTB (Gran Turismo Brasil, mas foi mostrado no Salão do Automóvel como GTO) não utilizada a mecânica Volkswagen, mas sim a do Chevrolet Opala, um seis cilindros em linha 3.8 no protótipo, mas depois trocado pelo tradicional 4.1 que foi utilizado por décadas pela marca, evoluindo até o Omega nos anos 1990. 

Curiosamente, uma picape do GTB chegou a ser projetada pela Puma, mas não saiu da fase de protótipos. Não se tem notícias sobre qualquer unidade sobrevivente, mas poderia ser como o El Camino brasileiro - uma picape americana baseada em muscle cars da Chevrolet. O designer Du Oliveira, responsável inclusive pelo design dos novos Puma, fez as projeções da picape GTB que publicamos aqui.

 

O Puma GTB picape dividiria a mecânica com o próprio GTB e com o Chevrolet Opala. Seria mais um dos belos clássicos da marca que inclusive já aponta uma volta ao mercado brasileiro nos próximos anos - e quem sabe uma picape no futuro? 

Galeria: Projeção: Puma GTB picape

Envie seu flagra! flagra@motor1.com