Com produção artesanal, carro rodará para testes de chassi e suspensão

Em setembro, a Puma Automóveis mostrou as imagens do GT Lumimari, o primeiro carro de rua de sua volta ao mercado nacional. Mas antes de começarem as entregas aos 10 compradores, ele precisa ser testado. E esta é a missão do P053, o protótipo do carro de rua que começará a rodar em diversas situações entre dezembro e fevereiro. 

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A carroceria lembra a do P052, o carro de corrida da Puma que já roda há cerca de 1 ano pelos autódromos para testes dinâmicos. Porém, além da instalação de faróis (de LEDs) e lanternas, algumas pequenas correções no molde foram feitas, como um santantonio mais alto e uma inclinação do para-brisa menor. Porém, por baixo, é um chassi novo e suspensão modificada, mantendo os amortecedores Bilstein e molas Eibach, totalmente regulável. Como o ambiente das ruas é diferente das pistas, a resistência do conjunto e torção serão testados com ele, para depois ser analisado em computador. Inclusive, será emplacado e poderá ser visto rodando por São Paulo (SP). 

Puma P053 (protótipo de rua)
Puma P053 (protótipo de rua)

O motor ainda não é o 2.4 preparado pela Puma, mas já se aproxima em peso, dimensões e instalação, justamente para análise de equilíbrio. No interior, os bancos (fornecidos pela Sparco), são os definitivos, inclusive com leve mudança na posição de dirigir se comparado com o P052, de pista, mais inclinada. Os manômetros já ostentam o nome Puma no interior, como acontecia nos clássicos do passado. 

O Puma GT Lumimari carregará muita tecnologia embarcada, como central multimídia com controle de funções do carro (modos de condução e acertos de injeção), suspensão regulável e motor 2.4 aspirado com 180 cv, câmbio manual de 6 marchas e baixo peso, atingindo cerca de 900 kg. Apenas 10 unidades serão fabricadas e todas já foram vendidas por R$ 150.000, a maior parte para donos de Puma clássicos. 

Galeria: Puma P053 (protótipo de rua)

A grande dificuldade encontrada pela Puma é a homologação. Além do alto valor, diversas regras são complicadas de serem atendidas, principalmente para uma marca com construção, por enquanto, artesanal. É um problema que atinge até mesmo as grandes montadoras e impedem a importação de alguns modelos. 

Fotos: autor

Galeria: Puma GT Lumimari