De olho nas movimentações da concorrência (especialmente Chevrolet, Ford e Volkswagen, que já atuam no desenvolvimento das novas S10, Ranger e Amarok), a Toyota intensifica os trabalhos e reforça prioridades em torno do projeto que dará origem à próxima geração da Hilux. A novidade chegará ao mercado entre 2023 e 2024 e trará uma série de evoluções na comparação com a picape atual.
Entre as principais, destaques para a plataforma TNGA-F, considerada uma variação específica para utilitários da conhecida base modular da marca. Está sendo projetada dentro dos mais modernos padrões tecnológicos, de tal modo que já nascerá capaz de abrigar motores elétricos e compartilhar o maior número possível de componentes.
Além da Hilux, a nova plataforma será usada (com as devidas adaptações) nas próximas gerações de Tundra e Tacoma, ambas vendidas na América do Norte. A adoção de uma base única para toda a linha global de picapes proporcionará à Toyota redução de custos de desenvolvimento e consideráveis ganhos em economia de escala. Estratégia parecida será adotada pelas próximas Volkswagen Amarok/Ford Ranger e Chevrolet Colorado/S10.
Outra novidade importante diz respeito à motorização. Segundo especulações, a nova Hilux adotará um inédito propulsor V6 turbodiesel com aproximadamente 272 cv de potência e 66,3 kgfm de torque. O motor equipará a tão falada versão esportiva que vem sendo pensada para encarar a Ford Ranger Raptor. Na prática, será uma variante ainda mais preparada que o modelo GR Sport vendido atualmente.
Enquanto a nova geração fica pronta, a Hilux atual receberá consideráveis alterações. Nas próximas semanas, a Toyota lançará no Brasil o facelift que já foi apresentado na Ásia, com novidades importantes no design e na lista de equipamentos. Além disso, há grande expectativa em torno do motor 2.8 turbodiesel, que deverá saltar dos atuais 177 cv para 204 cv.
Fonte: Motoring
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo