O mercado brasileiro registrou em agosto uma retração de 24,77% no número de emplacamentos em relação ao mesmo período de 2019. Os sedãs compactos, no entanto, conseguiram um resultado ainda pior: com 21.681 unidades registradas, a queda na comparação com o ano anterior chegou a 40,62%, e o segmento só não perdeu mais espaço graças ao bom desempenho do líder.
Com o seu mês mais forte desde março, o Chevrolet Onix Plus (5.974) foi o único da lista a crescer, atingindo quase 28% de participação de mercado e completando 11 meses seguidos no topo. Mesmo em seu melhor momento em 2020, o vice-líder VW Virtus (3.240) perdeu mais de 25% de seus compradores.
A grande surpresa de agosto, no entanto, veio de um modelo veterano. Reforçado pelas vendas diretas, modalidade responsável por mais de 94% das unidades registradas, o VW Voyage (2.455) não tinha um desempenho tão bom desde dezembro. A vantagem sobre o Hyundai HB20S (2.259) foi pequena, entretanto. Com retração nas vendas para locadoras, mercado no qual tradicionalmente é forte, o Ford Ka Sedan (1.947) caiu de terceiro para quinto.
Oitavo em julho, o Toyota Yaris Sedan (1.435) subiu duas posições, mas com o Fiat Cronos (1.289) relativamente próximo – outro representante da marca italiana, o Grand Siena (791) teve a menor queda na comparação com o ano passado (-8,2%). Fora do top 10 nos últimos meses, o Honda City (597) venceu por muito pouco uma disputa contra o Renault Logan (583) pela 9ª posição.
Junto com o Nissan Versa (480), aliás, o modelo da Renault registrou queda acima dos 74%. Vale ressaltar que o mês passado marcou a estreia do V-Drive (15), nova nomenclatura do atual Nissan, já que a nova geração chegará ao mercado brasileiro em novembro vindo do México. À frente apenas do estreante e dos já descontinuados Chevrolet Prisma (37) e Cobalt (20), o Caoa Chery Arrizo 5 foi o preferido por somente 68 consumidores.
Ranking de Sedãs Compactos - Agosto de 2020 | ||||||||
POS. | MODELO | AGO/20 | JUL/20 | AGO/19 | % AGO 20 | % JUL 20 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 5974 | 5205 | 1018 | 27,55% | 26,03% | 14,77% | 486,84% |
2º | VW VIRTUS | 3240 | 2642 | 4334 | 14,94% | 13,21% | 22,63% | -25,24% |
3º | VW VOYAGE | 2455 | 1673 | 2853 | 11,32% | 8,37% | 46,74% | -13,95% |
4º | HYUNDAI HB20S | 2259 | 2031 | 3536 | 10,42% | 10,16% | 11,23% | -36,11% |
5º | FORD KA SEDAN | 1947 | 2253 | 4593 | 8,98% | 11,27% | -13,58% | -57,61% |
6º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1435 | 1049 | 2365 | 6,62% | 5,25% | 36,80% | -39,32% |
7º | FIAT CRONOS | 1289 | 1337 | 1782 | 5,95% | 6,69% | -3,59% | -27,67% |
8º | FIAT GRAND SIENA | 791 | 856 | 862 | 3,65% | 4,28% | -7,59% | -8,24% |
9º | HONDA CITY | 597 | 367 | 1159 | 2,75% | 1,84% | 62,67% | -48,49% |
10º | RENAULT LOGAN | 583 | 1310 | 2280 | 2,69% | 6,55% | -55,50% | -74,43% |
11º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 491 | 455 | 987 | 2,26% | 2,28% | 7,91% | -50,25% |
12º | NISSAN VERSA | 480 | 681 | 1875 | 2,21% | 3,41% | -29,52% | -74,40% |
13º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 68 | 87 | 201 | 0,31% | 0,44% | -21,84% | -66,17% |
14º | CHEVROLET PRISMA | 37 | 26 | 7249 | 0,17% | 0,13% | 42,31% | -99,49% |
15º | CHEVROLET COBALT | 20 | 23 | 1416 | 0,09% | 0,12% | -13,04% | -98,59% |
16º | NISSAN V-DRIVE | 15 | 0 | 0 | 0,07% | 0,00% | - | - |
|
| 21681 | 19995 | 36510 | 100,00% | 100,00% | 8,43% | -40,62% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave