Mobi supera Kwid por larga margem entre os modelos de entrada

O mês de agosto foi muito ruim para o segmento de hatches compactos. Dos 23 modelos com pelo menos um emplacamento registrado, apenas 3 registraram números positivos na comparação com o mesmo período de 2019. Na faixa mais significativa, nem mesmo o líder Onix escapou.

Na faixa de entrada, todos os modelos perderam fôlego. Neste cenário, pior para o Kwid: com apenas 2.260 emplacamentos, o Renault recuou quase 70% e perdeu para o Fiat Mobi (4.275) uma liderança que já durava fevereiro de 2018. O VW up! (914) completou o pódio e deixou a lanterna para o Chery QQ e para o Fiat 500, ambos com uma unidade registrada. 

Fiat Mobi Way

Hatches Compactos I 

POS. 

MODELO 

AGO/20 

JUL/20 

AGO/19 

% AGO 20 

% JUL 20 

VARIAÇÃO AGO/JUL 

VARIAÇÃO 2020/2019 

FIAT MOBI 

4275 

3487 

5418 

57,37% 

39,73% 

22,60% 

-21,10% 

2º 

RENAULT KWID 

2260 

4274 

7455 

30,33% 

48,70% 

-47,12% 

-69,68% 

3º 

VW UP! 

914 

1015 

1247 

12,27% 

11,57% 

-9,95% 

-26,70% 

4º 

CHERY QQ 

79 

0,01% 

0,00% 

-98,73% 

5º 

FIAT 500 

0,01% 

0,00% 

  

  

7451 

8776 

14199 

100,00% 

100,00% 

-15,10% 

-47,52% 

Entre os hatches de maior volume, aqui classificados como Hatches Compactos II, o líder Onix, embora tenha voltado a superar a barreira das 10 mil unidades (10.609) após quatro meses, perdeu mais da metade de seus compradores do ano passado. O Hyundai HB20 (8.489) se manteve em segundo, mas sem folga em relação a um VW Gol (7.912) que não tinha resultado tão expressivo desde maio de 2019 (8.317).

Galeria: Hyundai HB20 Sport 2020

Terceiro em julho, o Fiat Argo encerrou o mês passado com 6.040 emplacamentos, boa margem sobre o Ford Ka (4.617), que viu desapareceram quase 50% dos registros de doze meses atrás, situação similar à do VW Polo (3.427, -49,7%), possivelmente sofrendo uma canibalização interna pelo início das vendas do Nivus.

O grande destaque do mês, no entanto, foi um modelo mais do que veterano. Reforçado pelas vendas diretas, o Fiat Uno (2.721) teve seu melhor mês desde setembro de 2017 (3.194) graças ao maior crescimento registrado sobre 2019 (+18,3%). Situação oposta, por exemplo, à do Renault Sandero (1.659), que recuou quase 70% e ficou atrás do Toyota Yaris (1.783).

Fiat Uno Way

Mesmo no compasso de espera pela chegada da nova geração às concessionárias, o Peugeot 208 (165) ainda conseguiu ficar à frente do Citroën C3 (133) e de um Kia Rio (39) que segue sem empolgar o consumidor do segmento. Como curiosidade do mês, os descontinuados Chevrolet Agile e Ford Fiesta emplacaram uma unidade cada.

Hatches Compactos II 

POS. 

MODELO 

AGO/20 

JUL/20 

AGO/19 

% AGO 20 

% JUL 20 

VARIAÇÃO AGO/JUL 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

CHEVROLET ONIX 

10609 

9716 

21377 

20,51% 

22,14% 

9,19% 

-50,37% 

2º 

HYUNDAI HB20 

8489 

7852 

8186 

16,41% 

17,89% 

8,11% 

3,70% 

3º 

VW GOL 

7912 

4427 

7847 

15,30% 

10,09% 

78,72% 

0,83% 

4º 

FIAT ARGO 

6040 

4756 

6560 

11,68% 

10,84% 

27,00% 

-7,93% 

5º 

FORD KA 

4617 

4259 

9140 

8,93% 

9,70% 

8,41% 

-49,49% 

6º 

VW POLO 

3427 

3610 

6814 

6,63% 

8,23% 

-5,07% 

-49,71% 

7º 

FIAT UNO 

2721 

1547 

2300 

5,26% 

3,53% 

75,89% 

18,30% 

8º 

TOYOTA YARIS 

1783 

1415 

3008 

3,45% 

3,22% 

26,01% 

-40,72% 

9º 

RENAULT SANDERO 

1659 

2005 

5346 

3,21% 

4,57% 

-17,26% 

-68,97% 

10º 

VW FOX 

1573 

1776 

2979 

3,04% 

4,05% 

-11,43% 

-47,20% 

11º 

HONDA FIT 

1192 

1181 

2023 

2,30% 

2,69% 

0,93% 

-41,08% 

12º 

TOYOTA ETIOS HATCH 

960 

747 

1359 

1,86% 

1,70% 

28,51% 

-29,36% 

13º 

NISSAN MARCH 

394 

268 

682 

0,76% 

0,61% 

47,01% 

-42,23% 

14º 

PEUGEOT 208 

165 

223 

437 

0,32% 

0,51% 

-26,01% 

-62,24% 

15º 

CITROËN C3 

133 

83 

192 

0,26% 

0,19% 

60,24% 

-30,73% 

16º 

KIA RIO 

39 

21 

0,08% 

0,05% 

85,71% 

17º 

CHEVROLET AGILE 

0,00% 

0,00% 

18º 

FORD FIESTA 

155 

0,00% 

0,00% 

-99,35% 

  

  

51715 

43886 

78405 

100,00% 

100,00% 

17,84% 

-34,04% 

Teste: Chevrolet Cruze Sport6 2020

Já os hatches médios, que a cada dia caminham de forma mais consolidada para um segmento extremamente de nicho, tem o Cruze Sport6 na liderança, mas com números 32,88% menores que no ano passado. Mesmo neste cenário complicado, Audi A3 e BMW Série 1 tiveram crescimento em relação ao mês anterior e também sobre os números de 2019.

Hatches Premium 

POS. 

MODELO 

AGO/20 

JUL/20 

AGO/19 

% AGO 20 

% JUL 20 

VARIAÇÃO AGO/JUL 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

CHEVROLET CRUZE SPORT6 

247 

387 

368 

52,44% 

62,62% 

-36,18% 

-32,88% 

2º 

MINI COOPER/CLUBMAN/JCW 

96 

111 

105 

20,38% 

17,96% 

-13,51% 

-8,57% 

3º 

AUDI A3 

58 

33 

43 

12,31% 

5,34% 

75,76% 

34,88% 

4º 

BMW SÉRIE 1 

52 

50 

29 

11,04% 

8,09% 

4,00% 

79,31% 

5º 

MERCEDES-BENZ CLASSE A 

30 

1,91% 

4,85% 

-70,00% 

28,57% 

6º 

VW FUSCA 

1,06% 

0,65% 

25,00% 

-16,67% 

7º 

VW GOLF 

32 

0,64% 

0,49% 

0,00% 

-90,63% 

8º 

FORD FOCUS 

12 

0,21% 

0,00% 

-91,67% 

  

  

471 

618 

602 

100,00% 

100,00% 

-23,79% 

-21,76% 

Fonte: Fenabrave

Fotos: Motor1.com e divulgação

Galeria: Chevrolet Onix LT 1.0 aspirado 2020