Nova geração terá design inspirado na irmã Titan e será diferente do modelo global que temos no Brasil

Especulada há pelo menos dois anos, a chegada da nova geração da Nissan Frontier aos Estados Unidos enfim deve se tornar realidade. Prova disso são as imagens deste flagra, que pela primeira vez revelam protótipos rodando praticamente finalizados e com interior à mostra. A estreia está prevista para o final do ano, com vendas a partir de 2021.

Como já dito, esta nova geração terá a missão de substituir o longevo modelo vendido nos Estados Unidos desde 2004 e que nunca foi trocado pela nova geração global (a mesma vendida no Brasil). Dessa forma, a América do Norte terá um modelo com design próprio e porte superior, enquanto no resto do mundo a versão já conhecida receberá novidades por meio de uma reestilização.

Galeria: Nova Nissan Frontier 2021 - EUA

Do ponto de vista estético, tudo indica que a inspiração partirá principalmente da Titan - picape de grande porte vendida pela Nissan nos EUA. As linhas gerais serão retilíneas e prometem deixar o design bem ao gosto do consumidor norte-americano. No interior, as fotos revelam evoluções importantes, com destaque para a central multimídia de grandes dimensões, partida por botão, saídas de ar posicionadas na vertical, ar-condicionado digital, entre outros.

Na mecânica, a Nissan abrirá mão da plataforma da Frontier global (também chamada de NP300 ou Navara) e optará por modernizar a atual arquitetura F-Alpha, de modo a torná-la compatível com a nova realidade do segmento (leia-se redução de peso e eficiência energética). Apesar disso, a gama de motores será inteiramente renovada, com destaque para a oferta do recém-lançado propulsor 3.8 V6 de 314 cv e 38,8 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 9 marchas.

Nova Nissan Frontier 2021 - Teaser

A Frontier é um produto importante para a Nissan nos EUA. Mesmo sendo um projeto de 16 anos, o modelo atual ainda vende consideravelmente bem por lá. Para efeito de comparação, em 2019 foram emplacadas no país 72.369 unidades - 4ª colocação no segmento. A categoria é liderada pela Toyota Tacoma (248.801 unidades), seguida por Chevrolet Colorado (122.304), Ford Ranger (89.571), Jeep Gladiator (40.037), Honda Ridgeline (33.334) e GMC Canyon (32.825).