Após longos meses de especulação, a Nissan parece finalmente próxima de apresentar ao público norte-americano uma nova geração da picape Frontier. Em vídeo divulgado nesta semana para anunciar futuros lançamentos, a nova camionete aparece entre os destaques e já deixa à mostra traços do novo design, como formato dos faróis e vincos do capô. A estreia está prevista para o final do ano, com vendas a partir de 2021.
Como já dito, esta nova geração terá a missão de substituir o longevo modelo vendido nos Estados Unidos desde 2004 e que nunca foi substituído pela nova geração global (a mesma vendida no Brasil). Dessa forma, a América do Norte terá um modelo com design próprio e porte superior, enquanto no resto do mundo a versão já conhecida receberá novidades por meio de uma reestilização.
No caso da variante americana, tudo indica que a plataforma atual, chamada de F-Alpha, será modernizada para entrar em sintonia com a nova realidade do segmento (leia-se redução de peso e eficiência energética). Sob o capô, o destaque ficará por conta do recém-lançado motor 3.8 V6 de 314 cv e 38,8 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 9 marchas.
A Frontier é um produto importante para a Nissan nos EUA. Mesmo sendo um projeto de 16 anos, o modelo atual ainda vende consideravelmente bem por lá. Para efeito de comparação, em 2019 foram emplacadas no país 72.369 unidades - 4ª colocação no segmento. A categoria é liderada pela Toyota Tacoma (248.801 unidades), seguida por Chevrolet Colorado (122.304), Ford Ranger (89.571), Jeep Gladiator (40.037), Honda Ridgeline (33.334) e GMC Canyon (32.825).
Enquanto a América do Norte ganhará uma Frontier própria, o resto do mundo seguirá com a picape atual (também chamada de Navara em alguns mercados). Esta versão aparece no vídeo ao lado da irmã norte-americana (repare na diferença de porte e design) e sugere para breve a estreia de uma reestilização.
Ao que tudo indica, haverá novidades no desenho dos faróis (com nova assinatura de iluminação em LED), para-choques remodelados, rodas inéditas e paleta de cores atualizada. As novidades devem chegar dentro de um ou dois anos ao Brasil, onde desde 2018 a Frontier vem importada da Argentina.
Imagens: reprodução
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Black Friday da Nissan tem Frontier Attack com R$ 50.000 de desconto
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Nissan Frontier terá produção suspensa na Argentina por três semanas
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Nissan Frontier 2025 tem R$ 39,6 mil de redução de preço em promoção