Como toda a indústria, o segmento mais desejado no mundo atualmente também viu seus números despencarem por conta da pandemia global. Os números deixam claro o tamanho do buraco que o setor automotivo começa a tentar sair. Olhando de forma positiva, a recuperação já começou em relação ao mês de maio, mas ainda temos um bom caminho a percorrer quando comparado a 2019.
SUVs mais vendidos em junho de 2020
Ainda sem concorrente capaz de ameaçá-lo na disputa pela liderança entre os SUVs/crossovers intermediários, o Compass (3.234) fechou o mês de junho com mais de 56% de participação de mercado. Apesar de perder 36,3% dos compradores de 2019, o modelo da Jeep emplacou quase cinco vezes mais do que o segundo colocado.
À frente do VW Tiguan (668) em maio, o Chevrolet Equinox (575) voltou à terceira posição, embora como único entre os treze primeiros a crescer sobre 2019 (+24,7%). O Hyundai Tucson (234), sexto no ranking passado, subiu duas posições, deixando para o RAV4 (174) o último lugar do top 5 – o Toyota havia ficado de fora nos últimos dois meses.
Atrás do Mitsubishi Eclipse Cross (166), único do top 10 a cair menos de 20%, o Hyundai ix35 (143) registrou a maior retração entre os primeiros colocados (-65,6%). Presente no top 5 nos últimos três meses, o Caoa Chery Tiggo 7 (58) desta vez foi apenas o 12º, pouco à frente de um Honda CR-V (50) que continua discreto no segmento.
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/20 | MAI/20 | JUN/19 | % JUN 20 | % MAI 20 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | JEEP COMPASS | 3234 | 1255 | 5080 | 56,05% | 52,05% | 157,69% | -36,34% |
2º | VW TIGUAN | 668 | 199 | 1026 | 11,58% | 8,25% | 235,68% | -34,89% |
3º | CHEVROLET EQUINOX | 575 | 276 | 461 | 9,97% | 11,45% | 108,33% | 24,73% |
4º | HYUNDAI TUCSON | 234 | 76 | 297 | 4,06% | 3,15% | 207,89% | -21,21% |
5º | TOYOTA RAV4 | 174 | 82 | 370 | 3,02% | 3,40% | 112,20% | -52,97% |
6º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 166 | 86 | 205 | 2,88% | 3,57% | 93,02% | -19,02% |
7º | HYUNDAI IX35 | 143 | 59 | 416 | 2,48% | 2,45% | 142,37% | -65,63% |
8º | MITSUBISHI ASX | 120 | 38 | 280 | 2,08% | 1,58% | 215,79% | -57,14% |
9º | KIA SPORTAGE | 114 | 61 | 275 | 1,98% | 2,53% | 86,89% | -58,55% |
10º | PEUGEOT 3008 | 86 | 36 | 189 | 1,49% | 1,49% | 138,89% | -54,50% |
11º | MITSUBISHI OUTLANDER | 83 | 66 | 135 | 1,44% | 2,74% | 25,76% | -38,52% |
12º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 58 | 131 | 146 | 1,01% | 5,43% | -55,73% | -60,27% |
13º | HONDA CR-V | 50 | 30 | 54 | 0,87% | 1,24% | 66,67% | -7,41% |
14º | SUBARU FORESTER | 23 | 0 | 19 | 0,40% | 0,00% | - | 21,05% |
15º | PEUGEOT 5008 | 12 | 3 | 41 | 0,21% | 0,12% | 300,00% | -70,73% |
16º | DODGE JOURNEY | 10 | 4 | 18 | 0,17% | 0,17% | 150,00% | -44,44% |
17º | JAC T60 | 10 | 8 | 0 | 0,17% | 0,33% | 25,00% | - |
18º | SUBARU OUTBACK | 5 | 0 | 2 | 0,09% | 0,00% | - | 150,00% |
19º | SUBARU XV | 5 | 1 | 24 | 0,09% | 0,04% | 400,00% | -79,17% |
|
| 5770 | 2411 | 9038 | 100,00% | 100,00% | 139,32% | -36,16% |
Entre os modelos maiores, a liderança do SW4 nunca foi tão ameaçada. Com 465 unidades, a diferença do Toyota foi de apenas 69 unidades sobre o Chevrolet Trailblazer (396), praticamente estável nos últimos doze meses. Quarto e quinto colocados, Jeep Wrangler (34) e Hyundai Santa Fe (14) foram os únicos a crescerem (+126,7% e +100%, respectivamente).
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/20 | MAI/20 | JUN/19 | % JUN 20 | % MAI 20 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | TOYOTA SW4 | 465 | 303 | 952 | 41,82% | 56,01% | 53,47% | -51,16% |
2º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 396 | 123 | 398 | 35,61% | 22,74% | 221,95% | -0,50% |
3º | MITSUBISHI PAJERO | 179 | 77 | 304 | 16,10% | 14,23% | 132,47% | -41,12% |
4º | JEEP WRANGLER | 34 | 25 | 15 | 3,06% | 4,62% | 36,00% | 126,67% |
5º | HYUNDAI SANTA FE | 14 | 4 | 7 | 1,26% | 0,74% | 250,00% | 100,00% |
6º | JEEP GRAND CHEROKEE | 11 | 4 | 24 | 0,99% | 0,74% | 175,00% | -54,17% |
7º | FORD EDGE | 5 | 2 | 10 | 0,45% | 0,37% | 150,00% | -50,00% |
8º | KIA SORENTO | 5 | 2 | 21 | 0,45% | 0,37% | 150,00% | -76,19% |
9º | JAC T80 | 2 | 0 | 6 | 0,18% | 0,00% | - | -66,67% |
10º | CHEVROLET SUBURBAN | 1 | 1 | 1 | 0,09% | 0,18% | 0,00% | 0,00% |
|
| 1112 | 541 | 1738 | 100,00% | 100,00% | 105,55% | -36,02% |
RANKING DOS SUVS MAIS VENDIDOS NO 1º SEMESTRE
Com quase um ponto percentual de participação a mais do que em 2019 (55,4%), o Compass (17.638) manteve uma confortável liderança entre os modelos da faixa intermediária. Adversário mais próximo e com queda similar no período (-37%), o VW Tiguan (3.514) emplacou cinco vezes menos do que o Jeep.
Quarto há um ano, o Chevrolet Equinox (1.886) entrou no pódio com quase 300 unidades de vantagem sobre o Toyota RAV4 (1.605), que avançou quase 21%. Com 1.183 unidades, quase 50% de queda, o Hyundai ix35 repetiu o quinto lugar. Terceiro em 2019, o Tucson (910) foi superado pelo Tiggo 7 (1.021) e caiu para a sétima posição – o modelo da Caoa Chery cresceu mais de 100%.
E por muito pouco o Hyundai também não foi batido pelo Mitsubishi Eclipse Cross (909). Em baixa superior a 60%, o Kia Sportage (805) caiu da 6ª para a 9ª posição, com o Mitsubishi ASX (736) completando o pódio. Único novato em 2020, o JAC T60 foi apenas o 15º colocado, com 69 emplacamentos.
SUVs / Crossovers II | ||||||
POS. | MODELO | 1º SEM. 2020 | % 2020 | 1º SEM. 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 |
1º | JEEP COMPASS | 17638 | 55,41% | 28033 | 54,68% | -37,08% |
2º | VW TIGUAN | 3514 | 11,04% | 5590 | 10,90% | -37,14% |
3º | CHEVROLET EQUINOX | 1886 | 5,92% | 2592 | 5,06% | -27,24% |
4º | TOYOTA RAV4 | 1605 | 5,04% | 1332 | 2,60% | 20,50% |
5º | HYUNDAI IX35 | 1183 | 3,72% | 2279 | 4,45% | -48,09% |
6º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 1021 | 3,21% | 503 | 0,98% | 102,98% |
7º | HYUNDAI TUCSON | 910 | 2,86% | 2682 | 5,23% | -66,07% |
8º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 909 | 2,86% | 1210 | 2,36% | -24,88% |
9º | KIA SPORTAGE | 805 | 2,53% | 2061 | 4,02% | -60,94% |
10º | MITSUBISHI ASX | 736 | 2,31% | 1659 | 3,24% | -55,64% |
11º | PEUGEOT 3008 | 539 | 1,69% | 1133 | 2,21% | -52,43% |
12º | MITSUBISHI OUTLANDER | 434 | 1,36% | 1012 | 1,97% | -57,11% |
13º | HONDA CR-V | 300 | 0,94% | 483 | 0,94% | -37,89% |
14º | PEUGEOT 5008 | 98 | 0,31% | 247 | 0,48% | -60,32% |
15º | JAC T60 | 69 | 0,22% | 0 | 0,00% | - |
16º | SUBARU XV | 68 | 0,21% | 122 | 0,24% | -44,26% |
17º | SUBARU FORESTER | 58 | 0,18% | 195 | 0,38% | -70,26% |
18º | DODGE JOURNEY | 46 | 0,14% | 122 | 0,24% | -62,30% |
19º | SUBARU OUTBACK | 13 | 0,04% | 12 | 0,02% | 8,33% |
20º | LAND ROVER DEFENDER | 2 | 0,01% | 3 | 0,01% | -33,33% |
|
| 31834 | 100,00% | 51270 | 100,00% | -37,91% |
Passando para o segmento superior, as posições no semestre praticamente repetem a ordem dos resultados de junho. O Toyota SW4 (3.538) manteve mais de 60% de market share, mas desta vez com vantagem bem menor sobre o Chevrolet Trailblazer (1.001). Com queda menor do que a dos dois primeiros (-21,6%), o Mitsubishi Pajero (719) completou o pódio. Quarto, o Jeep Wrangler (135) foi o único a avançar no período (+43,6%).
SUVs / Crossovers III | ||||||
POS. | MODELO | 1º SEM. 2020 | % 2020 | 1º SEM. 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 |
1º | TOYOTA SW4 | 3538 | 63,02% | 6663 | 67,21% | -46,90% |
2º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 1001 | 17,83% | 1576 | 15,90% | -36,48% |
3º | MITSUBISHI PAJERO | 719 | 12,81% | 917 | 9,25% | -21,59% |
4º | JEEP WRANGLER | 135 | 2,40% | 94 | 0,95% | 43,62% |
5º | HYUNDAI SANTA FE | 57 | 1,02% | 187 | 1,89% | -69,52% |
6º | JEEP GRAND CHEROKEE | 54 | 0,96% | 94 | 0,95% | -42,55% |
7º | KIA SORENTO | 50 | 0,89% | 184 | 1,86% | -72,83% |
8º | FORD EDGE | 33 | 0,78% | 79 | 0,80% | -58,23% |
9º | JAC T80 | 13 | 0,23% | 60 | 0,61% | -78,33% |
10º | LIFAN X80 | 8 | 0,14% | 53 | 0,53% | -84,91% |
11º | CHEVROLET SUBURBAN | 4 | 0,07% | 5 | 0,05% | -20,00% |
12º | NISSAN PATHFINDER | 1 | 0,02% | 1 | 0,01% | 0,00% |
13º | SSANGYONG REXTON | 1 | 0,02% | 0 | 0,00% | - |
|
| 5614 | 100,00% | 9913 | 100,00% | -43,37% |
Fonte: Fenabrave