Toyota conquista título de montadora mais valiosa do mundo mais uma vez
Japonesa ficou em 1º lugar entre marcas automotivas, seguida por Mercedes-Benz e BMW
Levantamento realizado recentemente pela empresa de consultoria de mercado Kantar colocou a Toyota como empresa mais valiosa do mundo no setor de automóveis. De acordo com o estudo BrandZ Top 100 Most Valuable Brands 2020, o valor da companhia chegou a cair 3% na comparação com o ano anterior, mas ainda assim a gigante japonesa conseguiu manter a liderança. No ranking geral, que contabiliza empresas de outras áreas, a marca ficou em 48º.
Um degrau abaixo, a Mercedes-Benz foi eleita a segunda marca mais valiosa da indústria de carros, ocupando a 56ª posição no ranking geral. Na sequência, a BMW completa o pódio entre as automotivas e aparece na 61ª posição na lista completa. Ambas perderam 9 e 12%, respectivamente. Já marcas como Ford, Honda e Nissan recuaram 10%, 15% e 18%, respectivamente.
Galeria: Nova Toyota Hilux 2021
"Desde 2008, o setor automobilístico caiu em valor e nunca mais se recuperou", disse o diretor de estratégia da BrandZ Global, Graham Staplehurst, à Automotive News. "É muito diferente de outros setores. Por exemplo, o setor de luxo sofreu um impacto, mas depois se levantou", completou.
Das 10 marcas automotivas incluídas no estudo, a Tesla foi a única a subir de valor - cerca de 22%, para um total US $ 11,50 bilhões. No entanto, a alta não foi suficiente colocar a fabricante de veículos elétricos no território das 100+. Especialistas da Kantar acreditam que empresas com foco claro em tecnologias elétricas têm a maior chance de recuperação.
Fora do setor automotivo, a marca mais valorizada em 2020 foi a Amazon, que manteve a mesma posição de 2019 depois de aumentar seu valor em 32%, para US $ 415,8 bilhões. A Apple ficou em segundo lugar, seguida pela Microsoft e pelo Google.
O levantamento Kantar, especificamente, calcula o valor da marca com base em uma fórmula que inclui aspectos relacionados ao desempenho financeiro de produtos ou serviços, performance nas decisões de compra e força competitiva da empresa para criar lealdade e gerar lucro. Na prática, a metodologia difere daquela adotada por outras consultorias, que levam em conta apenas valores do mercado de ações, por exemplo.
Montadoras mais valiosas - BrandZ Cars Top 10
- Toyota – US$ 28,388 bilhões (-3%)
- Mercedes-Benz – US$ 21,349 bilhões (-9%)
- BMW – US$ 20,517 bilhões (-12%)
- Tesla – US$ 11,50 bilhões (+22%)
- Ford – US$ 10,067 bilhões (-10%)
- Honda – US$ 9,974 bilhões (-15%)
- Nissan – US$ 8,658 bilhões (-18%)
- Audi – US$ 7,334 bilhões (-14%)
- Volkswagen – US$ 6,462 bilhões (-4%)
- Porsche – US$ 5,606 bilhões (-4%)
Fonte: BrandZ Top 100 via Automotive News
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 16:30 Lamborghini Huracán: sucessor será revelado em agosto com novo motor V8
- 15:07 Volkswagen Virtus fica de novo mais caro e custa agora até R$ 154.790
- 14:26 Funcionários da fábrica da Renault no Paraná entram em greve por PLR
- 13:33 Volkswagen estuda produzir Nivus no Paraná, afirma site
- 11:20 SUVs mais vendidos: Volkswagen T-Cross retoma liderança em abril
- 10:42 Teste: Toyota Hilux SRX Plus tem dinâmica mais afiada e cobra por isso
- 10:03 Kia Tasman 2025 também terá versão elétrica; autonomia será de 400 km
- 08:49 Novo BMW Série 5 plug-in híbrido faz até 28,6 km/l e chega por R$ 574.950