Japonesa ficou em 1º lugar entre marcas automotivas, seguida por Mercedes-Benz e BMW

Levantamento realizado recentemente pela empresa de consultoria de mercado Kantar colocou a Toyota como empresa mais valiosa do mundo no setor de automóveis. De acordo com o estudo BrandZ Top 100 Most Valuable Brands 2020, o valor da companhia chegou a cair 3% na comparação com o ano anterior, mas ainda assim a gigante japonesa conseguiu manter a liderança. No ranking geral, que contabiliza empresas de outras áreas, a marca ficou em 48º.

Um degrau abaixo, a Mercedes-Benz foi eleita a segunda marca mais valiosa da indústria de carros, ocupando a 56ª posição no ranking geral. Na sequência, a BMW completa o pódio entre as automotivas e aparece na 61ª posição na lista completa. Ambas perderam 9 e 12%, respectivamente. Já marcas como Ford, Honda e Nissan recuaram 10%, 15% e 18%, respectivamente.

Galeria: Nova Toyota Hilux 2021

"Desde 2008, o setor automobilístico caiu em valor e nunca mais se recuperou", disse o diretor de estratégia da BrandZ Global, Graham Staplehurst, à Automotive News. "É muito diferente de outros setores. Por exemplo, o setor de luxo sofreu um impacto, mas depois se levantou", completou.

Das 10 marcas automotivas incluídas no estudo, a Tesla foi a única a subir de valor - cerca de 22%, para um total US $ 11,50 bilhões. No entanto, a alta não foi suficiente colocar a fabricante de veículos elétricos no território das 100+. Especialistas da Kantar acreditam que empresas com foco claro em tecnologias elétricas têm a maior chance de recuperação.

Fora do setor automotivo, a marca mais valorizada em 2020 foi a Amazon, que manteve a mesma posição de 2019 depois de aumentar seu valor em 32%, para US $ 415,8 bilhões. A Apple ficou em segundo lugar, seguida pela Microsoft e pelo Google.

O levantamento Kantar, especificamente, calcula o valor da marca com base em uma fórmula que inclui aspectos relacionados ao desempenho financeiro de produtos ou serviços, performance nas decisões de compra e força competitiva da empresa para criar lealdade e gerar lucro. Na prática, a metodologia difere daquela adotada por outras consultorias, que levam em conta apenas valores do mercado de ações, por exemplo.

Carregamento do Tesla Model 3

Montadoras mais valiosas - BrandZ Cars Top 10 

  1. Toyota – US$ 28,388 bilhões (-3%)
  2. Mercedes-Benz – US$ 21,349 bilhões (-9%)
  3. BMW – US$ 20,517 bilhões (-12%)
  4. Tesla – US$ 11,50 bilhões (+22%)
  5. Ford – US$ 10,067 bilhões (-10%)
  6. Honda – US$ 9,974 bilhões (-15%)
  7. Nissan – US$ 8,658 bilhões (-18%)
  8. Audi – US$ 7,334 bilhões (-14%)
  9. Volkswagen – US$ 6,462 bilhões (-4%)
  10. Porsche – US$ 5,606 bilhões (-4%)