Repetindo o comportamento de abril, o segmento de picapes registrou em maio uma retração no número de emplacamentos menor do que a média do mercado brasileiro. Com aproximadamente 10,8 mil unidades registradas, a queda em relação ao mesmo período de 2019 foi de 65%, contra pouco mais de 75% das demais categorias.
Entre os modelos maiores, a Fiat Toro (1.662) recuperou a posição de honra perdida no último ranking, embora tenha registrado a maior queda dentre os sete modelos mais bem colocadas (-71,6%). Já a disputa pela vice-liderança foi acirrada, com a Toyota Hilux apenas 44 unidades à frente da Ranger (1.444 x 1.400).
Após dois meses sob ameaça da representante da Ford, desta vez a Chevrolet S10 (1.267) foi superada – a versão reestilizada do modelo deve chegar ao mercado em breve. Mais uma vez relegada ao 2º pelotão, a VW Amarok (725) registrou praticamente a metade dos emplacamentos da Hilux, embora tenha avançado quase 41% nas últimas semanas.
O destaque negativo, mais uma vez, ficou por conta da Duster Oroch. Com apenas 47 unidades, o modelo da Renault ficou novamente atrás da Mitsubishi L200 (603), da Nissan Frontier (349) e até da gigante RAM 2500 (124) – que praticamente dobrou os números de abril – e teve seu resultado mais fraco desde setembro de 2015, quando as primeiras unidades começaram a ser registradas.
Na categoria de entrada, a Strada voltou a impor sua enorme vantagem. Com 1.983 unidades, quase três vezes mais do que a VW Saveiro (676), em baixa de quase 82%, a picape pequena da Fiat viu crescer sua participação de mercado para perto de 64%. Terceira colocada, a Chevrolet Montana (464) registrou a menor queda (-63,5%) sobre 2019.
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | MAI/20 | ABR/20 | MAI/19 | % MAI 20 | % ABR 20 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT STRADA | 1983 | 1630 | 7135 | 63,50% | 50,28% | 21,66% | -72,21% |
2º | VW SAVEIRO | 676 | 1090 | 3687 | 21,65% | 33,62% | -37,98% | -81,67% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 464 | 522 | 1270 | 14,86% | 16,10% | -11,11% | -63,46% |
|
| 3123 | 3242 | 12092 | 100,00% | 100,00% | -3,67% | -74,17% |
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | MAI/20 | ABR/20 | MAI/19 | % MAI 20 | % ABR 20 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT TORO | 1662 | 1713 | 5853 | 21,77% | 23,75% | -2,98% | -71,60% |
2º | TOYOTA HILUX | 1444 | 1762 | 3675 | 18,91% | 24,43% | -18,05% | -60,71% |
3º | FORD RANGER | 1400 | 1070 | 1892 | 18,33% | 14,84% | 30,84% | -26,00% |
4º | CHEVROLET S10 | 1267 | 1100 | 2997 | 16,59% | 15,25% | 15,18% | -57,72% |
5º | VW AMAROK | 725 | 515 | 1749 | 9,49% | 7,14% | 40,78% | -58,55% |
6º | MITSUBISHI L200 | 603 | 432 | 718 | 7,90% | 5,99% | 39,58% | -16,02% |
7º | NISSAN FRONTIER | 349 | 501 | 585 | 4,57% | 6,95% | -30,34% | -40,34% |
8º | RAM 2500 | 124 | 64 | 57 | 1,62% | 0,89% | 93,75% | 117,54% |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 47 | 55 | 1084 | 0,62% | 0,76% | -14,55% | -95,66% |
10º | EFFA V21 | 7 | 0 | 5 | 0,09% | 0,00% | - | 40,00% |
11º | EFFA V22 | 5 | 0 | 0 | 0,07% | 0,00% | - | - |
12º | SSANGYONG ACTYON SPORTS | 2 | 0 | 3 | 0,03% | 0,00% | - | -33,33% |
13º | LIFAN FOISON | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
|
| 7636 | 7212 | 18618 | 100,00% | 100,00% | 5,88% | -58,99% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e Motor1.com