Repetindo o comportamento de abril, o segmento de picapes registrou em maio uma retração no número de emplacamentos menor do que a média do mercado brasileiro. Com aproximadamente 10,8 mil unidades registradas, a queda em relação ao mesmo período de 2019 foi de 65%, contra pouco mais de 75% das demais categorias.

Entre os modelos maiores, a Fiat Toro (1.662) recuperou a posição de honra perdida no último ranking, embora tenha registrado a maior queda dentre os sete modelos mais bem colocadas (-71,6%). Já a disputa pela vice-liderança foi acirrada, com a Toyota Hilux apenas 44 unidades à frente da Ranger (1.444 x 1.400).

Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel

Após dois meses sob ameaça da representante da Ford, desta vez a Chevrolet S10 (1.267) foi superada – a versão reestilizada do modelo deve chegar ao mercado em breve. Mais uma vez relegada ao 2º pelotão, a VW Amarok (725) registrou praticamente a metade dos emplacamentos da Hilux, embora tenha avançado quase 41% nas últimas semanas.

O destaque negativo, mais uma vez, ficou por conta da Duster Oroch. Com apenas 47 unidades, o modelo da Renault ficou novamente atrás da Mitsubishi L200 (603), da Nissan Frontier (349) e até da gigante RAM 2500 (124) – que praticamente dobrou os números de abril – e teve seu resultado mais fraco desde setembro de 2015, quando as primeiras unidades começaram a ser registradas.

Fiat Strada 2019

Na categoria de entrada, a Strada voltou a impor sua enorme vantagem. Com 1.983 unidades, quase três vezes mais do que a VW Saveiro (676), em baixa de quase 82%, a picape pequena da Fiat viu crescer sua participação de mercado para perto de 64%. Terceira colocada, a Chevrolet Montana (464) registrou a menor queda (-63,5%) sobre 2019.

Picapes Pequenas

POS.

MODELO

MAI/20

ABR/20

MAI/19

% MAI 20

% ABR 20

VARIAÇÃO MAI/ABR

VARIAÇÃO 2020/2019

FIAT STRADA

1983

1630

7135

63,50%

50,28%

21,66%

-72,21%

VW SAVEIRO

676

1090

3687

21,65%

33,62%

-37,98%

-81,67%

CHEVROLET MONTANA

464

522

1270

14,86%

16,10%

-11,11%

-63,46%

 

 

3123

3242

12092

100,00%

100,00%

-3,67%

-74,17%

Picapes Médias / Grandes

POS.

MODELO

MAI/20

ABR/20

MAI/19

% MAI 20

% ABR 20

VARIAÇÃO MAI/ABR

VARIAÇÃO 2020/2019

FIAT TORO

1662

1713

5853

21,77%

23,75%

-2,98%

-71,60%

TOYOTA HILUX

1444

1762

3675

18,91%

24,43%

-18,05%

-60,71%

FORD RANGER

1400

1070

1892

18,33%

14,84%

30,84%

-26,00%

CHEVROLET S10

1267

1100

2997

16,59%

15,25%

15,18%

-57,72%

VW AMAROK

725

515

1749

9,49%

7,14%

40,78%

-58,55%

MITSUBISHI L200

603

432

718

7,90%

5,99%

39,58%

-16,02%

NISSAN FRONTIER

349

501

585

4,57%

6,95%

-30,34%

-40,34%

RAM 2500

124

64

57

1,62%

0,89%

93,75%

117,54%

RENAULT DUSTER OROCH

47

55

1084

0,62%

0,76%

-14,55%

-95,66%

10º

EFFA V21

7

0

5

0,09%

0,00%

-

40,00%

11º

EFFA V22

5

0

0

0,07%

0,00%

-

-

12º

SSANGYONG ACTYON SPORTS

2

0

3

0,03%

0,00%

-

-33,33%

13º

LIFAN FOISON

1

0

0

0,01%

0,00%

-

-

 

 

7636

7212

18618

100,00%

100,00%

5,88%

-58,99%

Fonte: Fenabrave

Fotos: divulgação e Motor1.com

Galeria: Ford Ranger Storm 2020

Envie seu flagra! flagra@motor1.com