Volkswagen Polo Sedan é lançado na Rússia pelo equivalente a R$ 62,6 mil

Ainda usa a plataforma do Polo antigo e tem motor 1.6 de até 110 cv e 1.4 turbo de 125 cv

Volkswagen Polo для России Volkswagen Polo для России

Quem quiser comprar um Volkswagen Polo na Rússia, não irá encontrar um hatchback como no Brasil ou na Europa, e sim um sedã totalmente diferente. O modelo é, tecnicamente, um Skoda Rapid com o logo da VW e que ainda usa a plataforma PQ25 do Polo antigo. Ele finalmente começa a ser vendido por lá, a partir de 792.900 rublos (o que dá R$ 62.639 na cotação atual), com motores 1.6 aspirado e 1.4 turbo.

Antes apresentado apenas em fotos, o Volkswagen Polo Sedan vendido na Rússia agora pode ser configurado, detalhando cada uma das versões do carro. Serão quatro configurações: Origin, Respect, Status e Exclusive, com preços variando de acordo com o motor escolhido.

Para ter uma ideia de como ele é tão básico, o Polo Origin tem como destaque as rodas de 15" com calotas, para-choque na cor do veículo, trava central para as portas, vidro traseiro com aquecedor e central multimídia com tela de 6,5 polegadas com integração com smartphones. É vendido sempre com o motor 1.6 MPI de 90 cv e 15,8 kgfm, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. 

A versão Respect, vendida por 837.900 rublos (R$ 66.194), recebe itens como vidros elétricos, bancos dianteiros aquecidos, retrovisores com ajuste elétrico, ar-condicionado e monitoramento de pressão dos pneus. Se o cliente pagar 927.900 rublos (R$ 73.304), é possível trocar o motor 1.6 pela versão de 110 cv e com transmissão automática de 6 marchas.

É na variante Status que o Polo russo começa a ficar interessante. Ele custa 971.900 rublos (R$ 76.780) na versão manual e 1.021.900 rublos (R$ 80.730) na variante automática. Ou, por 1.069.900 rublos (R$ 84.522), é possível levar o sedã com o 1.4 turbo de 125 cv e 20,4 kgfm, em conjunto à transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e 7 marchas. Ainda recebe acabamento em couro, controle de cruzeiro, ar-condicionado automático, volante com aquecimento e rodas de liga leve de 15".

A versão topo de linha é a Polo Exclusive, com os mesmos motores que o Status e preços entre 1.111.900 rublos (R$ 87.840) e 1.120.000 rublos (R$ 88.480). É a que mais se aproximar do nosso Virtus completo, com painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 8", iluminação interior em LED, sensores de chuva e de luz, sensores de estacionamento frontal e traseiro, partida por botão e mais. 

Vale notar que o nosso Polo (e o Virtus) são melhores do que a versão russa. Além de usar uma plataforma mais moderna, na forma da MQB-A0, as opções de motorização são bem mais eficientes. O Polo básico usa o 1.0 de 84 cv e 10,4 kgfm, com quase tanta potência que o 1.6, mas com menos torque. Já o 1.6 MSI supera o modelo russo com facilidade, entregando 117 cv e 16,5 kgfm. Até mesmo o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm tem um desempenho melhor que o 1.4 turbo de lá.

Ouça nosso podcast:

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com