Com queda de 80%, maior do que a média do mercado em abril (-77%), o segmento de sedãs compactos respondeu por menos de 7,3 mil unidades emplacadas, contra mais de 36,4 mil há um ano. No topo pelo 7º mês consecutivo, o Chevrolet Onix Plus (2.223) respondeu por quase 1/3 deste total.
O Ford Ka Sedan, com 924 unidades, chegou ao 11º mês ininterrupto como vice-líder, mas sob forte ameaça da grande surpresa do mês. Responsável pela menor retração dentre os primeiros colocados (-54,6%), o Fiat Cronos foi o preferido por 862 consumidores e garantiu presença no pódio pela 1ª vez desde seu lançamento.
Terceiro nos últimos meses, o VW Virtus (653) teve seu pior mês desde fevereiro de 2018 (1.455), quando começou a ser vendido, e foi superado pelo Hyundai HB20S (702). Com queda superior a 90%, o Toyota Yaris Sedan (343) ficou atrás do veterano VW Voyage (429) e pouco à frente do Nissan Versa (313).
Ambos abaixo das 300 unidades, Renault Logan (256) e Fiat Grand Siena (205) completaram as dez primeiras posições. Enquanto aguarda a chegada da nova geração, o Honda City (139) vendeu menos do que o Toyota Etios Sedan (202). As últimas posições ficaram com modelos já aposentados por suas marcas: Chevrolet Cobalt (4) e Ford Fiesta Sedan (2).
Sedãs Compactos | ||||||||
POS. | MODELO | ABR/20 | MAR/20 | ABR/19 | % ABR 20 | % MAR 20 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2223 | 6670 | 0 | 30,51% | 28,13% | -66,67% | - |
2º | FORD KA SEDAN | 924 | 3627 | 5610 | 12,68% | 15,30% | -74,52% | -83,53% |
3º | FIAT CRONOS | 862 | 1557 | 1897 | 11,83% | 6,57% | -44,64% | -54,56% |
4º | HYUNDAI HB20S | 702 | 1778 | 3116 | 9,63% | 7,50% | -60,52% | -77,47% |
5º | VW VIRTUS | 653 | 2562 | 3466 | 8,96% | 10,80% | -74,51% | -81,16% |
6º | VW VOYAGE | 429 | 1340 | 2944 | 5,89% | 5,65% | -67,99% | -85,43% |
7º | TOYOTA YARIS SEDAN | 343 | 1165 | 3459 | 4,71% | 4,91% | -70,56% | -90,08% |
8º | NISSAN VERSA | 313 | 1467 | 1294 | 4,30% | 6,19% | -78,66% | -75,81% |
9º | RENAULT LOGAN | 256 | 1264 | 2275 | 3,51% | 5,33% | -79,75% | -88,75% |
10º | FIAT GRAND SIENA | 205 | 913 | 1496 | 2,81% | 3,85% | -77,55% | -86,30% |
11º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 202 | 502 | 1223 | 2,77% | 2,12% | -59,76% | -83,48% |
12º | HONDA CITY | 139 | 707 | 1456 | 1,91% | 2,98% | -80,34% | -90,45% |
13º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 19 | 85 | 164 | 0,26% | 0,36% | -77,65% | -88,41% |
14º | CHEVROLET PRISMA | 11 | 57 | 6725 | 0,15% | 0,24% | -80,70% | -99,84% |
15º | CHEVROLET COBALT | 4 | 18 | 1290 | 0,05% | 0,08% | -77,78% | -99,69% |
16º | FORD NEW FIESTA SEDAN | 2 | 0 | 2 | 0,03% | 0,00% | - | 0,00% |
|
| 7287 | 23712 | 36417 | 100,00% | 100,00% | -69,27% | -79,99% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave