Flagra: Novo Audi RS3 aparece em testes nas versões Sedan e Sportback

Ambos usarão o conhecido 2.5 turbo de cinco cilindros, que deve ter sua potência elevada para 400 cv

2022 Audi RS3 Sedan spy photo 2022 Audi RS3 Sedan spy photo

Agora que já conhecemos o novo Audi A3 e sabemos que o A3 Sedan será revelado ainda neste ano, fica a expectativa pelo esportivo RS3. Ele apareceu em testes, tanto na versão RS3 Sedan quanto RS3 Sportback, aproveitando que a neve ainda não derreteu na Suécia. Considerando as saídas de escapamento ovais e as entradas de ar maiores na frente, fica bem claro que não é o A3 Sedan normal.

As unidades que nossos fotógrafos encontraram na Europa ainda usam muita camuflagem, mas isso não nos impede de notar alguns detalhes, como o spoiler bem sutil na traseira e as entradas de ar maiores. Uma olhada de perto no eixo dianteiro revela freios a disco com pinças vermelhas, enquanto as rodas de liga leve pretas com pneus de neve devem adotar pneus mais largos para uso nas ruas.

Este protótipo do RS3 Sedan parece já usar sua carroceria de produção, além dos faróis e lanternas definitivas. Não há nenhuma dúvida que, sob o capô, estará o famoso motor turbo de cinco cilindros em linha da Audi, que deve entregar 400 cv e 48,9 kgfm de torque, assim como no RS Q3 e RS Q3 Sportback. A força do 2.5 será transmitida para as quatro rodas pelo sistema Quattro de tração integral, usando um câmbio automático de 7 marchas.

A revista alemã Auto Motor und Sport vem publicando rumores sobre um RS3 Performance, versão ainda mais potente do carro e que chegaria aos 450 cv, mas não há qualquer confirmação até o momento. Isso não chega a ser nada fora do comum, já que a Mercedes-AMG conseguiu 422 cv do 2.0 turbo do CLA 45 S.

Apesar de ser muito cedo para falar do desempenho do carro, já podemos estimar sua aceleração ao compará-lo com o RS Q3. O crossover precisa de 4,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, então o RS3 deve diminuir este tempo por pesar menos e ter uma aerodinâmica mais favorável. A velocidade máxima deve ser a mesma, limitada eletronicamente em 250 km/h, subindo para 280 km/h com um pacote opcional.

Não espere ver o RS3 de forma oficial tão cedo, pois a Audi dará prioridade para o S3, que faz a ponte entre os dois modelos e que é esperado para este ano. Ainda falta também apresentar o A3 Sedan normal, também prometido para 2020.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com