Primeiras impressões Audi RS3 Sedan 2018 - O compromisso sem compromisso

Nota do Editor: Enquanto a Audi ainda não oferece o novo RS3 Sedan no Brasil, este "Primeiras impressões" é uma cortesia de nosso time da edição recentemente lançada no Reino Unido. Teremos um teste em solo brasileiro assim que o carro chegar por aqui.

– Salalah, Oman

Transformar carros médios e compactos em máquinas de alto desempenho com dupla personalidade não é novidade. A longevidade do Volkswagen Golf GTI prova a veracidade deste pensamento. No entanto, inevitavelmente, há aqueles que querem provar que podem fazer ainda melhor.

Conhecemos o BMW M3. Mais tarde, apareceu o Audi RS4, mas os seus irmãos menores são mais recentes - e verdadeiros jogadores que mudarão o jogo. Audi RS3, BMW M2 e Mercedes-AMG A45 e CLA45 possuem o tipo de poder e desempenho que até recentemente eram exclusividade de modelos muito mais caros. Embora não seja necessariamente difícil fazer carros menores e mais leves realmente rápidos, mantê-los em linha reta e estáveis é mais um desafio. A eletrônica embarcada consegue corrigir tudo isso. Bem-vindos os novos pretendentes.

Audi RS3 Sedan 2018
Audi RS3 Sedan 2018
Audi RS3 Sedan 2018
Audi RS3 Sedan 2018

 

Este novo RS3 é em grande parte o modelo anterior com melhorias - além de, pela primeira vez, um sedã ter uma versão mais apimentada como o Sportback. Portanto, há o motor de 2.5, cinco cilindros com turbocompressor que agora tem mais 33 cv, o sistema tração Quattro e a transmissão S-tronic de dupla embreagem com sete marchas. Assim, o novo RS3 e seus 400 cv batem os 370 cv do M2 e os 381 cv do A45 - pelo menos até que...