Agora que já conhecemos o novo Audi A3 e sabemos que o A3 Sedan será revelado ainda neste ano, fica a expectativa pelo esportivo RS3. Ele apareceu em testes, tanto na versão RS3 Sedan quanto RS3 Sportback, aproveitando que a neve ainda não derreteu na Suécia. Considerando as saídas de escapamento ovais e as entradas de ar maiores na frente, fica bem claro que não é o A3 Sedan normal.

As unidades que nossos fotógrafos encontraram na Europa ainda usam muita camuflagem, mas isso não nos impede de notar alguns detalhes, como o spoiler bem sutil na traseira e as entradas de ar maiores. Uma olhada de perto no eixo dianteiro revela freios a disco com pinças vermelhas, enquanto as rodas de liga leve pretas com pneus de neve devem adotar pneus mais largos para uso nas ruas.

Galeria: Audi RS3 2022 - Flagra

Este protótipo do RS3 Sedan parece já usar sua carroceria de produção, além dos faróis e lanternas definitivas. Não há nenhuma dúvida que, sob o capô, estará o famoso motor turbo de cinco cilindros em linha da Audi, que deve entregar 400 cv e 48,9 kgfm de torque, assim como no RS Q3 e RS Q3 Sportback. A força do 2.5 será transmitida para as quatro rodas pelo sistema Quattro de tração integral, usando um câmbio automático de 7 marchas.

A revista alemã Auto Motor und Sport vem publicando rumores sobre um RS3 Performance, versão ainda mais potente do carro e que chegaria aos 450 cv, mas não há qualquer confirmação até o momento. Isso não chega a ser nada fora do comum, já que a Mercedes-AMG conseguiu 422 cv do 2.0 turbo do CLA 45 S.

Apesar de ser muito cedo para falar do desempenho do carro, já podemos estimar sua aceleração ao compará-lo com o RS Q3. O crossover precisa de 4,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, então o RS3 deve diminuir este tempo por pesar menos e ter uma aerodinâmica mais favorável. A velocidade máxima deve ser a mesma, limitada eletronicamente em 250 km/h, subindo para 280 km/h com um pacote opcional.

Não espere ver o RS3 de forma oficial tão cedo, pois a Audi dará prioridade para o S3, que faz a ponte entre os dois modelos e que é esperado para este ano. Ainda falta também apresentar o A3 Sedan normal, também prometido para 2020.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com