A General Motors acaba de anunciar que concederá férias coletivas para todos os funcionários de suas fábricas no Brasil a partir do próximo dia 30. Em comunicado oficial, a empresa informou que o objetivo é "ajustar a produção à demanda do mercado", mas não divulgou por quanto tempo valerá a medida. Segundo sindicatos ligados à montadora, o regime deverá durar até pelo menos o próximo dia 12 de abril. 

A adequação já era esperada e deve ser seguida nos próximos dias por outras montadoras. Além das restrições sociais de circulação e aglomeração impostas pelo governo para conter o avanço do novo coronavírus, muitas fábricas estão enfrentando problemas pela falta de componentes importados. A queda nas vendas também é uma preocupação.

Galeria: Fábrica de Gravataí - 4 milhões de unidades

No Brasil, o parque fabril da GM é formado pelas plantas de São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP), Gravataí (RS) e Joinville (SC), que fabricam desde veículos Chevrolet (Onix, Onix Plus, Tracker, Montana e Trailblazer) até motores e transmissões. Só em São José dos Campos trabalham cerca de 3.800 funcionários. Mais informações serão divulgadas ainda nesta quarta-feira (18). 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com