Em sua maior participação na composição global de vendas do mercado brasileiro desde janeiro do ano passado, o varejo foi responsável por 61,40% dos 189.125 automóveis e comerciais leves registrados no início de 2020. Mais de 1/5 do total da modalidade veio da Chevrolet (20,50%), seguida por Volkswagen (14,34%), Fiat (10,24%) – quarta em dezembro -, Toyota (10,04%) e Hyundai (9,78%).
Mostrando que sua força está concentrada no varejo, o Hyundai HB20 (5.965) foi o segundo na preferência, com mais de 90% de suas vendas – à sua frente e sem concorrência direta, o Chevrolet Onix (12.495) superou os 70% de participação. Quarto no último mês de 2019, o Chevrolet Onix Plus (5.541) completou o pódio.
O Ford Ka (4.996), sétimo em dezembro, subiu três posições. Destaque no ranking anterior, o Fiat Argo (4.255) foi superado pelo VW Polo (4.428) e pelo Renault Kwid (4.414) e caiu da terceira para a sétima posição. Logo atrás do Toyota Corolla (3.371), o Honda HR-V (3.056) manteve a liderança entre os SUVs / crossovers.
Repetindo a mesma posição do ranking geral, o Fiat Mobi completou o top 10 com 2.898 emplacamentos. Para um segmento em baixa, a presença de um hatch médio como o Chevrolet Cruze Sport6 (649) entre os mais vendidos merece destaque. Menção também para o Toyota RAV4 (581) ficando à frente do VW Tiguan (563).
Assim como o Onix, a Toyota Hilux (1.925) seguiu sem adversários capazes de disputar a liderança entre os comerciais leves. Separadas por menos de 40 unidades, Fiat Toro (1.171) e Chevrolet S10 (1.139) completaram o pódio. Fiat Strada (242) e VW Saveiro (225), picapes pequenas mais vendidas, ficaram fora da parte de cima da tabela.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JAN 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
12.495 |
71,55% |
17.463 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
5.965 |
91,00% |
6.555 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.541 |
63,53% |
8.722 |
4º |
FORD KA |
4.996 |
68,12% |
7.334 |
5º |
VW POLO |
4.428 |
79,17% |
5.593 |
6º |
RENAULT KWID |
4.414 |
65,55% |
6.734 |
7º |
FIAT ARGO |
4.255 |
88,76% |
4.794 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
3.371 |
85,73% |
3.932 |
9º |
HONDA HR-V |
3.056 |
92,02% |
3.321 |
10º |
FIAT MOBI |
2.898 |
67,15% |
4.316 |
11º |
VW FOX |
2.620 |
88,57% |
2.958 |
12º |
VW GOL |
2.486 |
41,23% |
6.030 |
13º |
HYUNDAI CRETA |
2.476 |
66,31% |
3.734 |
14º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.408 |
92,33% |
2.608 |
15º |
VW T-CROSS |
2.128 |
63,73% |
3.339 |
16º |
NISSAN KICKS |
1.995 |
52,29% |
3.815 |
17º |
JEEP RENEGADE |
1.977 |
45,71% |
4.325 |
18º |
VW VIRTUS |
1.836 |
58,55% |
3.136 |
19º |
HYUNDAI HB20S |
1.834 |
88,47% |
2.073 |
20º |
RENAULT SANDERO |
1.741 |
55,48% |
3.138 |
21º |
FIAT CRONOS |
1.643 |
82,56% |
1.990 |
22º |
FORD ECOSPORT |
1.595 |
71,27% |
2.238 |
23º |
HONDA CIVIC |
1.520 |
95,66% |
1.589 |
24º |
NISSAN VERSA |
1.282 |
70,99% |
1.806 |
25º |
HONDA FIT |
1.247 |
82,42% |
1.513 |
26º |
FORD KA SEDAN |
1.230 |
39,07% |
3.148 |
27º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.188 |
78,47% |
1.514 |
28º |
JEEP COMPASS |
1.151 |
26,69% |
4.312 |
29º |
HONDA WR-V |
993 |
91,77% |
1.082 |
30º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
970 |
63,03% |
1.539 |
31º |
CHEVROLET TRACKER |
870 |
90,91% |
957 |
32º |
CHEVROLET SPIN |
831 |
54,78% |
1.517 |
33º |
FIAT SIENA |
823 |
72,77% |
1.131 |
34º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
772 |
44,39% |
1.739 |
35º |
VW UP |
752 |
84,30% |
892 |
36º |
CITROËN C4 CACTUS |
676 |
56,81% |
1.190 |
37º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
649 |
85,96% |
755 |
38º |
HONDA CITY |
622 |
74,94% |
830 |
39º |
TOYOTA SW4 |
605 |
68,83% |
879 |
40º |
TOYOTA RAV4 |
581 |
97,98% |
593 |
41º |
CHERY TIGGO 5X |
568 |
64,04% |
887 |
42º |
VW TIGUAN |
563 |
70,64% |
797 |
43º |
CHERY TIGGO 2 |
476 |
100,00% |
476 |
44º |
RENAULT DUSTER |
471 |
40,85% |
1.153 |
45º |
NISSAN MARCH |
442 |
82,16% |
538 |
46º |
RENAULT LOGAN |
406 |
24,86% |
1.633 |
47º |
CHEVROLET PRISMA |
402 |
85,53% |
470 |
48º |
RENAULT CAPTUR |
356 |
37,24% |
956 |
49º |
CHEVROLET EQUINOX |
286 |
87,46% |
327 |
50º |
HYUNDAI IX35 |
283 |
86,28% |
328 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JAN 20 |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.925 |
58,14% |
3.311 |
2º |
FIAT TORO |
1.171 |
22,09% |
5.300 |
3º |
CHEVROLET S10 |
1.139 |
47,40% |
2.403 |
4º |
FORD RANGER |
669 |
40,87% |
1.637 |
5º |
VW AMAROK |
549 |
40,64% |
1.351 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
489 |
78,62% |
622 |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
462 |
42,27% |
1.093 |
8º |
FIAT FIORINO |
326 |
37,82% |
862 |
9º |
HYUNDAI HR |
323 |
81,57% |
396 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
323 |
47,99% |
673 |
11º |
RENAULT MASTER |
255 |
36,32% |
702 |
12º |
FIAT STRADA |
242 |
4,47% |
5.419 |
13º |
VW SAVEIRO |
225 |
6,91% |
3.255 |
14º |
KIA K2500 |
221 |
100,00% |
221 |
15º |
VW EXPRESS |
197 |
85,28% |
231 |
16º |
IVECO DAILY 35S14 |
92 |
66,19% |
139 |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
71 |
98,61% |
72 |
18º |
IVECO DAILY 30S13 |
60 |
84,51% |
71 |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
49 |
24,26% |
202 |
20º |
FIAT DUCATO |
46 |
12,50% |
368 |
21º |
CHEVROLET MONTANA |
43 |
16,29% |
264 |
22º |
CITROËN JUMPY |
38 |
19,49% |
195 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
30 |
100,00% |
30 |
24º |
PEUGEOT PARTNER |
25 |
26,32% |
95 |
25º |
EFFA V21 |
19 |
100,00% |
19 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
18 |
100,00% |
18 |
27º |
RAM 2500 |
14 |
4,91% |
285 |
28º |
JAC V260 |
10 |
100,00% |
10 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
10 |
100,00% |
10 |
30º |
FOTON AUMARK 1039 |
8 |
100,00% |
8 |
31º |
EFFA V22 |
7 |
100,00% |
7 |
32º |
EFFA K01 |
6 |
100,00% |
6 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
6 |
100,00% |
6 |
34º |
IVECO DAILY |
4 |
19,05% |
21 |
35º |
CITROËN BERLINGO |
3 |
50,00% |
6 |
36º |
CITROËN JUMPER |
3 |
10,71% |
28 |
37º |
PEUGEOT BOXER |
3 |
11,11% |
27 |
38º |
CHEVROLET C10 |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
CHEVROLET |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
DODGE |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FORD F100 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
FORD F1000 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
FORD RANCHERO |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
GMC BRASINCA |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
INTERNATIONAL |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança