A participação das vendas diretas na composição global do mercado brasileiro começou 2020 em baixa. Dos 189.125 automóveis e comerciais leves emplacados no 1º mês do ano, 38,60% foram registrados através da modalidade, o pior resultado desde os 36,02% de janeiro do ano passado. No ranking de montadoras, a Fiat (20,15%) iniciou a disputa à frente da Volkswagen (18,67%) e da Chevrolet (16,75%), com Renault (10,31%) e Ford (8,28%) completando o top 5.
Chevrolet Onix (4.968) e Volkswagen Gol (3.544) repetiram as posições de dezembro. A novidade do mês foi a presença do Chevrolet Onix Plus (3.181) no pódio pela 1ª vez, apenas 20 unidades à frente do Jeep Compass (3.161), com quase ¾ de todas as suas vendas fora do varejo. A marca ainda emplacou o Renegade (2.348) na quinta posição, com o Ford Ka (2.338) em empate técnico.
Tradicionalmente forte no varejo, o Renault Kwid (2.320) desta vez assegurou presença no top 10 com uma participação na composição maior do que a registrada pelo rival Mobi (1.418), 10º colocado. Muito próximo de retornar ao pelotão de cima, o Renault Sandero (1.397) emplacou apenas 21 unidades a menos do que o Fiat.
Após dois meses seguidos no top 10, o Volkswagen T-Cross (1.211) foi superado pelo Nissan Kicks (1.820) e pelo Hyundai Creta (1.258), caindo para o 16º lugar, com pouco mais de 36% de participação. Nenhum automóvel foi tão dependente das vendas diretas quanto o Doblò: das 355 unidades emplacadas, nada menos do que 334 (94%) foram através de faturamento direto. Situação oposta à do Toyota Yaris Hatch (200), com menos de 7,7%.
Entre os comerciais leves, apenas a Toyota Hilux (1.386), 4ª colocada, ficou abaixo dos 50% de dependência no top 10. As líderes da Fiat, Strada (5.177) e Toro (4.129), ultrapassaram os 77%. Dois modelos tiveram 100% de suas unidades comercializadas através de vendas diretas: o Fiat Uno furgão (166), em 15º, e o Renault Kangoo (10), em 27º.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JAN 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
4.968 |
28,45% |
17.463 |
2º |
VW GOL |
3.544 |
58,77% |
6.030 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.181 |
36,47% |
8.722 |
4º |
JEEP COMPASS |
3.161 |
73,31% |
4.312 |
5º |
JEEP RENEGADE |
2.348 |
54,29% |
4.325 |
6º |
FORD KA |
2.338 |
31,88% |
7.334 |
7º |
RENAULT KWID |
2.320 |
34,45% |
6.734 |
8º |
FORD KA SEDAN |
1.918 |
60,93% |
3.148 |
9º |
NISSAN KICKS |
1.820 |
47,71% |
3.815 |
10º |
FIAT MOBI |
1.418 |
32,85% |
4.316 |
11º |
RENAULT SANDERO |
1.397 |
44,52% |
3.138 |
12º |
VW VOYAGE |
1.364 |
87,32% |
1.562 |
13º |
VW VIRTUS |
1.300 |
41,45% |
3.136 |
14º |
HYUNDAI CRETA |
1.258 |
33,69% |
3.734 |
15º |
RENAULT LOGAN |
1.227 |
75,14% |
1.633 |
16º |
VW T-CROSS |
1.211 |
36,27% |
3.339 |
17º |
VW POLO |
1.165 |
20,83% |
5.593 |
18º |
FIAT UNO |
992 |
87,17% |
1.138 |
19º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
967 |
55,61% |
1.739 |
20º |
CHEVROLET SPIN |
686 |
45,22% |
1.517 |
21º |
RENAULT DUSTER |
682 |
59,15% |
1.153 |
22º |
FORD ECOSPORT |
643 |
28,73% |
2.238 |
23º |
RENAULT CAPTUR |
600 |
62,76% |
956 |
24º |
HYUNDAI HB20 |
590 |
9,00% |
6.555 |
25º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
569 |
36,97% |
1.539 |
26º |
TOYOTA COROLLA |
561 |
14,27% |
3.932 |
27º |
FIAT ARGO |
539 |
11,24% |
4.794 |
28º |
NISSAN VERSA |
524 |
29,01% |
1.806 |
29º |
CITROËN C4 CACTUS |
514 |
43,19% |
1.190 |
30º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
437 |
60,86% |
718 |
31º |
FIAT CRONOS |
347 |
17,44% |
1.990 |
32º |
VW FOX |
338 |
11,43% |
2.958 |
33º |
FIAT DOBLÒ |
334 |
94,08% |
355 |
34º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
326 |
21,53% |
1.514 |
35º |
CHERY TIGGO 5X |
319 |
35,96% |
887 |
36º |
PEUGEOT 2008 |
311 |
53,99% |
576 |
37º |
FIAT SIENA |
308 |
27,23% |
1.131 |
38º |
TOYOTA SW4 |
274 |
31,17% |
879 |
39º |
HONDA FIT |
266 |
17,58% |
1.513 |
40º |
HONDA HR-V |
265 |
7,98% |
3.321 |
41º |
HYUNDAI HB20S |
239 |
11,53% |
2.073 |
42º |
VW TIGUAN |
234 |
29,36% |
797 |
43º |
CHEVROLET COBALT |
220 |
78,01% |
282 |
44º |
HONDA CITY |
208 |
25,06% |
830 |
45º |
TOYOTA YARIS HATCH |
200 |
7,67% |
2.608 |
46º |
VW UP |
140 |
15,70% |
892 |
47º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
106 |
14,04% |
755 |
48º |
NISSAN MARCH |
96 |
17,84% |
538 |
49º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
94 |
57,32% |
164 |
50º |
HONDA WR-V |
89 |
8,23% |
1.082 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JAN 20 |
1º |
FIAT STRADA |
5.177 |
95,53% |
5.419 |
2º |
FIAT TORO |
4.129 |
77,91% |
5.300 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.030 |
93,09% |
3.255 |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.386 |
41,86% |
3.311 |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.264 |
52,60% |
2.403 |
6º |
FORD RANGER |
968 |
59,13% |
1.637 |
7º |
VW AMAROK |
802 |
59,36% |
1.351 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
631 |
57,73% |
1.093 |
9º |
FIAT FIORINO |
536 |
62,18% |
862 |
10º |
RENAULT MASTER |
447 |
63,68% |
702 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
350 |
52,01% |
673 |
12º |
FIAT DUCATO |
322 |
87,50% |
368 |
13º |
RAM 2500 |
271 |
95,09% |
285 |
14º |
CHEVROLET MONTANA |
221 |
83,71% |
264 |
15º |
FIAT UNO FURGÃO |
166 |
100,00% |
166 |
16º |
CITROËN JUMPY |
157 |
80,51% |
195 |
17º |
PEUGEOT EXPERT |
153 |
75,74% |
202 |
18º |
MITSUBISHI L200 |
133 |
21,38% |
622 |
19º |
HYUNDAI HR |
73 |
18,43% |
396 |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
70 |
73,68% |
95 |
21º |
IVECO DAILY 35S14 |
47 |
33,81% |
139 |
22º |
VW EXPRESS |
34 |
14,72% |
231 |
23º |
CITROËN JUMPER |
25 |
89,29% |
28 |
24º |
PEUGEOT BOXER |
24 |
88,89% |
27 |
25º |
IVECO DAILY |
17 |
80,95% |
21 |
26º |
IVECO DAILY 30S13 |
11 |
15,49% |
71 |
27º |
RENAULT KANGOO |
10 |
100,00% |
10 |
28º |
CITROËN BERLINGO |
3 |
50,00% |
6 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
1 |
1,39% |
72 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Chevrolet faz investimento bilionário para inédito SUV e novo Onix
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Sedãs em junho: Chevrolet Onix Plus lidera com folga entre os compactos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Chevrolet Onix volta a ser produzido após paralisação por enchentes no RS