Janeiro foi embora e levou junto com ele a Fiat Weekend, que por sua vez enterrou o segmento das peruas compactas no Brasil. Após 23 anos de história, a perua derivada do Palio não suportou a pressão dos SUVs e se despediu da linha de montagem de Betim (MG) sem deixar sucessora. Quem também teve seu fim anunciado nesta semana foi a picape Classe X, versão Mercedes da Nissan Frontier que não decolou nas vendas e deixará de ser produzida. No meio dessas despedidas, no entanto, tivemos uma estreia aguardada há 20 anos: a Kia enfim lançou o hatch Rio no Brasil.
Prometido desde o ano 2000 pela Kia Motors do Brasil, enfim o hatch Rio começa a ser vendido no país. Importado do México, o modelo estreia em duas versões, sempre com motor 1.6 de 130 cv e câmbio automático de 6 marchas, com preços entre R$ 69.990 e R$ 78.990 (versões LX e EX). Derivado da plataforma do Hyundai HB20, inclusive compartilhando da mesma mecânica, o novo coreano agradou na primeira avaliação, especialmente em conforto e acabamento. É uma boa opção para quem não curtiu o design do novo HB20.
Lançada em 1997 e atualizada diversas vezes, porém mantendo a plataforma do primeiro Palio, a Weekend se despediu da linha de montagem de Betim (MG). Com ela, foi enterrado também o segmento de peruas compactas no Brasil, que foi desmantelado pelos SUVs. Em seu lugar, a Fiat desenvolve um crossover com base no Argo, que deve ser lançado em 2021.
Ela tinha lançamento para o Brasil previsto para 2019, mas desentendimentos entre a Mercedes e a Nissan (mãe do projeto principal, a Frontier) levaram ao cancelamento da produção do modelo na Argentina. Depois, as fracas vendas na Europa não ajudaram e a picape Classe X teve sua morte anunciada para maio, menos de três anos após ser lançada.
Seguindo os passos da Renault, a VW recorreu à Índia para desenvolver a plataforma mais simples de sua gama, chamada de MQB A00. E o primeiro fruto desta base será um mini SUV com menos de 4 metros de comprimento, que vai dar origem ao modelo de entrada da marca aqui no Brasil. Embora fontes garantam que o visual do carro brasileiro será diferente, ele deve manter o formato básico deste "CrossFox moderno" que começou a ser mostrado na Índia. Vale ficar de olho!
Enquanto no Japão o novo Fit foi apresentado, na Tailândia é o City de nova geração que está chegando às ruas. E como ambos virão para o Brasil até 2021, mostramos nesta semana como foi o primeiro teste do City 2021 tailandês. Como esperado, o modelo ficou mais silencioso e confortável, mas a grande estrela ficou por conta do motor 1.0 turbo que substituiu o 1.5 aspirado com mais potência (122 cv) e torque (17,6 kgfm). Acesse para ver os números do teste.
O maior e mais importante Salão do Automóvel do mundo teve seu fim anunciado nesta semana. É que a mostra de Frankfurt, que perdeu expositores e visitantes na última edição, será preterida por outra cidade alemã a partir de 2021. Hamburgo, Berlim e Munique estão na briga para sediar o evento, que também promete se modernizar para reconquistar o público.
Por aqui, o Salão de 2020 corre o risco de ser o mais esvaziado da história. Após a baixa da BMW, nesta semana Toyota e Chevrolet confirmaram que também não participarão da mostra. Assim, ambas se juntam à BMW, Mini, Jaguar, Land Rover, Citroën, Peugeot, JAC e Volvo na lista das fabricantes ausentes. E a lista pode aumentar com a Hyundai, que diz ainda estar avaliando sua participação.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days se juntará ao Energy Summit em 2025 pela mobilidade elétrica
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Electric Days: veja ao vivo as novidades eletrificadas para o Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Electric Days: novo lote de ingressos aberto para os leitores!
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Electric Days: veja como conseguir seu ingresso e participar do evento