Do outro lado do mundo, a Volkswagen trabalha em mais um crossover - e que será bem importante para o Brasil. A fabricante alemã acaba de divulgar um teaser do modelo que será revelado no dia 3 de fevereiro. Este carro, ainda sem nome, será o SUV de entrada da empresa na Índia e pode dar origem ao futuro modelo posicionado abaixo até do futuro Nivus e que irá aposentar o Fox, sendo produzido em Taubaté (SP). A VW pretende lançá-lo no Brasil após a chegada do Nivus.

Este novo crossover da Volkswagen terá algumas características interessantes. Será o primeiro modelo da VW usar uma plataforma chamada MQB A0 IN, uma variante simplificada da MQB A0 de Polo, Virtus, T-Cross e Nivus. A sigla “IN” é por conta do desenvolvimento na Índia, onde o carro fará sua estreia. Esta base também será usada em um modelo da Skoda na região.

O teaser adianta que será um modelo bem menor do que o T-Cross, lembrando muito o Fox por conta da traseira mais alta. Clareando a imagem do vídeo, ainda notamos que o crossover tem um para-choque com faixa cromada na parte de baixo. Como será um conceito, está com faróis que são interligados por uma linha em LED, da mesma forma que a marca fez com o protótipo da picape Tarok. Mas é possível que a versão final seja simplificada. 

Na Índia, fala-se sobre ser equipado com o motor 1.0 TSI, trabalhando com o câmbio manual de 6 marchas ou DSG de dupla embreagem e 7 posições. Já para o Brasil, por ser um carro abaixo do Nivus, ele poderia utilizar o 1.6 MSI de 117 cv do Polo, deixando o 1.0 TSI de 128 cv para a opção mais cara.

 

A Volkswagen divulgou há um tempo que trabalhava em um substituto do Gol com a plataforma chamada “MQB A00”, indicando que seria uma versão simplificada desta arquitetura. E, para ajudar, o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté já havia declarado que fez um acordo com a VW para novos investimentos na fábrica e que um dos novos veículos seria um carro conhecido internamente como “VWA0SUV”.

Resta saber o que a Volkswagen pretende posicionar este novo crossover. É possível que a fabricante aposte em algo na veia da Renault, falando que o modelo é um SUV e aposentando não só o Fox como também o Gol atual. A ver!

Envie seu flagra! flagra@motor1.com