As vendas de sedãs médios e grandes mantiveram em 2019 a trajetória de queda dos últimos anos. As 124.719 unidades das duas categorias somadas representaram uma retração de 7% na comparação com 2018. A participação na composição global de vendas de automóveis, que já chegou a 9,74% em 2015, encerrou o ano passado com apenas 5,51%.
Entre os modelos médios, nenhuma alteração nas três primeiras posições. Com nova geração lançada no 2º semestre, o Toyota Corolla (56.727) assegurou uma confortável liderança com mais de 46% de participação de mercado. Este, no entanto, foi o pior resultado anual para o modelo desde 2013 (54.103).
Aproveitando-se de um leve crescimento (+5,3%), o Honda Civic encurtou sua desvantagem para menos de 30 mil unidades, contra mais de 40 mil em 2017. Renovado nos últimos meses do ano, o Chevrolet Cruze (17.829) perdeu 10% dos compradores do ano anterior. Quinto no último ranking, o VW Jetta (11.248) assumiu o quarto lugar no 1º ano completo da atual geração com um avanço de mais de 150%.
Fechando o top 5, o Nissan Sentra (3.189) teve seu pior resultado anual desde 2006 – comparando com 2014 (14.270), seu melhor ano até então, o desempenho correspondeu a menos de 25% daquele total. Mesmo com a chegada de uma nova geração, o Kia Cerato (1.848) vendeu 25% menos, embora tenha subido da oitava para a sexta colocação.
O Citroën C4 Lounge repetiu a sétima posição de 2018, mas com apenas 1.588 emplacamentos (-50,8%), uma média mensal inferior a 140 unidades. Em seu último ano no mercado, o Mitsubishi Lancer (1.354) subiu de nono para oitavo. O ano marcou ainda a aposentadoria do Ford Focus Fastback (1.151) e do Peugeot 408 (122). Hyundai Elantra (82) e Renault Fluence (21) este já aposentado há anos, completaram a lista.
Na disputa entre os sedãs grandes, um fato histórico: líder desde 2006, quando chegou ao país, o Fusion (832) perdeu o reinado. Dono de mais de 70% de participação em 2018, o Ford encerrou o ano com pouco mais de 37%. O novo dono do pedaço foi o VW Passat (1.048), mesmo perdendo quase 30% de suas vendas no período.
O pódio foi completado pelo Honda Accord (177), que no ano anterior havia vendido praticamente a metade do arquirrival Toyota Camry (145), quarto desta vez. Com nova geração nas lojas, o Hyundai Azera (36) emplacou uma unidade a mais do que em 2018. Dividindo a lanterna, Chrysler 300C, Hyundai Sonata e Kia Optima registraram uma unidade cada.
Sedãs médios
POS. | MODELO | TOTAL 2019 | % 2019 | TOTAL 2018 | % 2018 | % VARIAÇÃO 19/18 | POS. 2018 |
1º | TOYOTA COROLLA | 56727 | 46,32% | 59062 | 46,23% | -3,95% | 1º |
2º | HONDA CIVIC | 27318 | 22,30% | 25942 | 20,31% | 5,30% | 2º |
3º | CHEVROLET CRUZE | 17829 | 14,56% | 19828 | 15,52% | -10,08% | 3º |
4º | VW JETTA | 11248 | 9,18% | 4403 | 3,45% | 155,46% | 5º |
5º | NISSAN SENTRA | 3189 | 2,60% | 4422 | 3,46% | -27,88% | 4º |
6º | KIA CERATO | 1848 | 1,51% | 2472 | 1,94% | -25,24% | 8º |
7º | CITROËN C4 LOUNGE | 1588 | 1,30% | 3229 | 2,53% | -50,82% | 7º |
8º | MITSUBISHI LANCER | 1354 | 1,11% | 1633 | 1,28% | -17,09% | 9º |
9º | FORD FOCUS FASTBACK | 1151 | 0,94% | 4256 | 3,33% | -72,96% | 6º |
10º | PEUGEOT 408 | 122 | 0,10% | 739 | 0,58% | -83,49% | 11º |
11º | HYUNDAI ELANTRA | 82 | 0,07% | 1072 | 0,84% | -92,35% | 10º |
12º | RENAULT FLUENCE | 21 | 0,02% | 688 | 0,54% | -96,95% | 12º |
13º | CITROËN C4 PALLAS | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
|
| 122478 | 100,00% | 127746 | 100,00% | -4,12% |
Sedãs grandes
POS. | MODELO | TOTAL 2019 | % 2019 | TOTAL 2018 | % 2018 | % VARIAÇÃO 19/18 | POS. 2018 |
1º | VW PASSAT | 1048 | 46,76% | 1474 | 23,19% | -28,90% | 2º |
2º | FORD FUSION | 832 | 37,13% | 4497 | 70,76% | -81,50% | 1º |
3º | HONDA ACCORD | 177 | 7,90% | 118 | 1,86% | 50,00% | 4º |
4º | TOYOTA CAMRY | 145 | 6,47% | 231 | 3,63% | -37,23% | 3º |
5º | HYUNDAI AZERA | 36 | 1,61% | 35 | 0,55% | 2,86% | 5º |
6º | CHRYSLER 300C | 1 | 0,04% | 0 | 0,00% | - | - |
7º | HYUNDAI SONATA | 1 | 0,04% | 0 | 0,00% | - | - |
8º | KIA OPTIMA | 1 | 0,04% | 0 | 0,00% | - | - |
|
| 2241 | 100,00% | 6355 | 100,00% | -64,74% |
|
EM DEZEMBRO
Após forte retração em novembro, o número de emplacamentos de sedãs médios cresceu quase 5% no fim do ano, avanço exclusivamente puxado pelos quatro primeiros colocados – todos os demais perderam vendas pelo 2º mês seguido.
Líder, o Toyota Corolla voltou a superar a casa das 5 mil unidades (5.220). Honda Civic (2.402) e Cruze (2.027) vieram em seguida – no caso do Chevrolet, este foi seu melhor desempenho em exatos cinco anos (2.572). O VW Jetta (724), abaixo dos mil emplacamentos pelo 3º mês em sequência, ao menos registrou a maior evolução (+79,2%).
Entre os sedãs grandes, todos os representantes perderam espaço. Melhor entre eles, o VW Passat emplacou apenas 56 unidades. Repetindo as mesmas 12 unidades de novembro, o Ford Fusion chegou ao seu nível mais baixo desde 2006, ano de sua chegada ao país.
Sedãs médios
POS. | MODELO | DEZ/19 | NOV/19 | DEZ/18 | % DEZ 19 | % NOV 19 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | TOYOTA COROLLA | 5220 | 4560 | 5182 | 48,33% | 48,19% | 14,47% | 0,73% |
2º | HONDA CIVIC | 2402 | 2283 | 1974 | 22,24% | 24,13% | 5,21% | 21,68% |
3º | CHEVROLET CRUZE | 2027 | 1604 | 1696 | 18,77% | 16,95% | 26,37% | 19,52% |
4º | VW JETTA | 724 | 565 | 404 | 6,70% | 5,97% | 28,14% | 79,21% |
5º | NISSAN SENTRA | 207 | 274 | 335 | 1,92% | 2,90% | -24,45% | -38,21% |
6º | KIA CERATO | 104 | 96 | 241 | 0,96% | 1,01% | 8,33% | -56,85% |
7º | CITROËN C4 LOUNGE | 84 | 46 | 105 | 0,78% | 0,49% | 82,61% | -20,00% |
8º | MITSUBISHI LANCER | 16 | 18 | 155 | 0,15% | 0,19% | -11,11% | -89,68% |
9º | FORD FOCUS FASTBACK | 14 | 13 | 191 | 0,13% | 0,14% | 7,69% | -92,67% |
10º | HYUNDAI ELANTRA | 1 | 1 | 15 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -93,33% |
11º | PEUGEOT 408 | 1 | 1 | 16 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -93,75% |
12º | RENAULT FLUENCE | 1 | 1 | 2 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -50,00% |
|
| 10801 | 9462 | 10316 | 100,00% | 100,00% | 14,15% | 4,70% |
Sedãs grandes
POS. | MODELO | DEZ/19 | NOV/19 | DEZ/18 | % DEZ 19 | % NOV 19 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | VW PASSAT | 56 | 42 | 83 | 76,71% | 60,87% | 33,33% | -32,53% |
2º | FORD FUSION | 12 | 12 | 308 | 16,44% | 17,39% | 0,00% | -96,10% |
3º | HONDA ACCORD | 4 | 13 | 22 | 5,48% | 18,84% | -69,23% | -81,82% |
4º | TOYOTA CAMRY | 1 | 2 | 9 | 1,37% | 2,90% | -50,00% | -88,89% |
|
| 73 | 69 | 422 | 100,00% | 100,00% | 5,80% | -82,70% |