Lada compra operações da General Motors na Rússia

Desde 2001, marcas mantinham sociedade para produção local do Chevrolet Niva

Chevrolet Niva Special Edition Chevrolet Niva Special Edition

Estabelecida na Rússia desde 2001, a parceria firmada entre General Motors e AvtoVAZ (controladora da Lada) acaba de chegar oficialmente ao fim. Conforme revela a agência de notícias Automotive News, a AvtoVAZ adquiriu os 50% que eram da GM e assumiu controle total das operações. Dessa forma, o grupo norte-americano encerra a montagem de veículos no país, mas os russos garantem a continuidade da marca Chevrolet. Pelo menos por um certo período de tempo a AvtoVAZ continuará produzindo modelos GM, mas posteriormente passará a adotar apenas o logotipo da marca Lada.

Foi desse acordo que nasceu em 2002 o Chevrolet Niva, com design e capacidade off-road inspirados no tradicional modelo da Lada. Os motivos do fim da aliança não foram detalhados, mas certamente o envelhecimento do SUV e a consequente queda nas vendas devem ter sido determinantes. As empresas até trabalharam conjuntamente no desenvolvimento de uma nova geração, que chegou a ser apresentada como protótipo no Salão de Moscou de 2014 mas nunca chegou efetivamente ao mercado.

Quando a sociedade foi criada quase 20 anos atrás, a expectativa era produzir 100 mil unidades por ano do Chevrolet Niva. No entanto, o envelhecimento fez as vendas caírem atualmente para apenas 1.950 unidades mensais, como registro em novembro. Sob o capô, o modelo conta com motor 1.7 a gasolina de 82 cavalos e torque de 13,1 kgfm de torque. Sempre associado a um câmbio manual de cinco marchas, o propulsor promete consumo de 10,8 km/l.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com