Depois de mudar de ideia sobre cobrar anuidade no uso do Apple CarPlay em alguns mercados, a BMW confirma que começará a equipar suas centrais multimídias com a função Android Auto. Ainda levará um tempo, pois a integração só será lançada em julho de 2020 e a fabricante não explicou se será possível atualizar os carros anteriores.

Porém, já sabemos que terá uma restrição. O Android Auto só será colocado nos carros da BMW com iDrive 7.0 e Live Cockpit Professional. Estes equipamentos só aparecem nos novos Série 3, Série 8, X5 e Z4. Além disso, não serão todos os smartphones Android que poderão utilizar a função, só disponível para modelos Samsung, Nexus e Pixel.

Lista de smartphones compatíveis

Marca e modelo Versão do Android
Pixel e Pixel XL Android 8.0 ou acima
Pixel 2 e Pixel 2 XL Android 8.0 ou acima
Pixel 3 e Pixel 3 XL Android 8.0 ou acima
Nexus 5X e 6P Android 8.0 ou acima
Samsung Galaxy S8 e S8+ Android 9.0 ou acima
Samsung Galaxy S9 e S9+ Android 9.0 ou acima
Samsung Galaxy S10 e S10+ Android 9.0 ou acima
Samsung Note 8, Note 9 e Note 10 Android 9.0 ou acima

A BMW é uma das poucas fabricantes que não ofereciam Android Auto nos seus carros (a Porsche é outra que também não tem o sistema). A justificativa, segundo um porta-voz da BMW, é que a maioria de seus clientes utilizam um iPhone, então ela não via necessidade de instalar o carro com a função. Porém, parece que os clientes da BMW estão mudando e a demanda pelo Android Auto está crescendo.

"Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a BMW para levar o Android Auto para seus clientes em todo o mundo no ano que vem. A conexão perfeita entre smartphones Android e veículos BMW permitirá que os clientes tracem suas rotas mais rapidamente, mantendo o acesso a todos os aplicativos e serviços favoritos em uma experiência mais segura", disse Patrick Brady, vice-presidente de engenharia da Google.

Esta atualização será apresentada em janeiro, durante a Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia que acontece em Las Vegas (EUA). A BMW ainda não confirma quando trará a função para seus carros no Brasil, o que só deve ser anunciado após a apresentação no início do ano que vem.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com