Fiat deixará mercado de carros compactos em um futuro próximo, diz CEO
Objetivo é transferir clientes para segmentos mais rentáveis, explicou Mike Manley
Apesar de sua vocação histórica pautada em décadas de atuação no segmento, a Fiat poderá abandonar o mercado de veículos compactos de entrada em um futuro próximo. Pelo menos foi o que disse recentemente o CEO do grupo FCA, Mike Manley, durante entrevista concedida à revista britânica Autocar. De acordo com o executivo, o objetivo é fazer uma migração de clientes para categorias mais rentáveis, como o chamado segmento B. "Em um futuro muito próximo, você nos verá focando mais neste segmento de maior volume e margem mais ampla, e isso envolverá uma mudança no segmento de sub-compactos", explicou.
Galeria: Fiat Panda 2017
A decisão, mesmo considerada contraditória para a Fiat, não é inédita levando em conta fabricantes europeias. Marcas como Ford, Opel e Vauxhall já abandonaram o segmento de mini carros no Velho Continente e tudo indica que o grupo Volkswagen não fará sucessores diretos para os modelos Up!. Skoda Citigo e Seat Mii. A razão para a debandada está diretamente relacionada aos altos custos de desenvolvimento e às regras anti-poluição cada vez mais rígidas dentro da União Européia, que comprometem diretamente os índices de rentabilidade de uma categoria que tem como premissa básica custar barato.
No caso da Fiat, a saída do segmento coloca em xeque o futuro do Panda, considerado um dos modelos mais tradicionais da marca na Europa. A empresa até ensaiou o lançamento de um nova geração com a apresentação do conceito Centoventi, no Salão Automóvel de Genebra em março, mas os planos parecem ter mudado radicalmente. Por outro lado, a nova estratégia poderá trazer de volta ao mercado o Punto, já que o objetivo é fortalecer o chamado segmento B. Nada ainda é oficial, mas a decisão parece ter sido diretamente influenciada pela recente fusão com o grupo PSA, que dará aos italianos acesso à plataforma dos novos Peugeot 208 e Opel Corsa - o que facilita o desenvolvimento de um provável novo Punto.
Além disso, está garantido o futuro do pequeno 500, que deve chegar ao mercado em nova geração por volta de 2020. Entre outras novidades, terá versões elétricas e uma variante mais espaçosa com quatro portas, chamado de Giardiniera.
Fonte: Autocar
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 17:00 Onix lidera varejo em abril; Dolphin Mini é o 1º elétrico no Top 10
- 16:30 GM para produção do Onix sem previsão de volta por conta das chuvas no RS
- 15:08 Mercedes-Benz: 80% de todos os Classe G produzidos continuam rodando
- 14:14 GM demite por telegrama na fábrica da S10
- 12:45 Fisker está perto da falência e produção do Ocean pode não ser retomada
- 12:12 Citroën Basalt 2025 mostra versão simples com calotas do Aircross Feel
- 11:50 Um a cada três carros vendidos mundialmente no 1º trimestre de 2024 é chinês
- 09:23 Volkswagen Polo lidera vendas pelo 2º mês consecutivo em abril; veja ranking