À medida que concorrentes saem do segmento, procura pelo modelo só aumenta

Ao contrário da tendência geral do mercado, que contabiliza queda nas vendas de automóveis em decorrência do aumento da procura por SUVs e picapes, a Honda tem comemorado resultados pra lá de animadores com a família Civic. Só no mês passado, o modelo emplacou nos Estados Unidos 34.808 unidades e avançou consideráveis 26%, abrindo vantagem no acumulado do ano de mais de 20.000 exemplares sobre o arquirrival Toyota Corolla.

Os números não chegam superar os picos que o modelo médio já alcançou em outros anos, mas são expressivos levando em conta o ano passado e fazem do Civic um dos poucos automóveis de passeio a registrar cifras positivas no mercado norte-americano como um todo.

Galeria: Honda Civic Hatchback 2020

“À medida que o mercado muda mais para picapes, os clientes que preferem carros de passeio estão chegando em massa até nós. Quase 20% dos automóveis vendidos nos Estados Unidos são Honda. Isso é loucura”, disse Steven Center, vice-presidente da divisão de vendas de automóveis da marca na América do Norte. "Nossas vendas são 47% de carros de passeio, e estamos conquistando ainda mais participação - quase dois pontos em comparação com outras marcas tradicionais", completou. “As vendas Civic estão muito aquecidas. E quando você considera que o carro está no meio de seu ciclo de vida, alcançar esses volumes de vendas é absolutamente incrível", comemorou.

Honda Civic Touring 2019 (EUA)

Entre outras vantagens, o Civic se destaca pela gama de versões ampla e composta por vários estilos de carroceria, incluindo sedã, cupê e hatchback. Além disso, se beneficia do fato de vários outros concorrentes terem deixado o segmento nos EUA, incluindo Ford Focus e Chevrolet Cruze, por exemplo. “O Civic suportou com sucesso a mudança do mercado em direção aos utilitários esportivos, porque ainda existe uma forte demanda por modelos básicos e mais baratos que SUVs. O Civic preenche esse nicho com uma marca confiável que se destaca no segmento há décadas ”, disse Jessica Caldwell, da empresa Edmunds. Outros automóveis que têm crescido mensalmente nas vendas são Accord, Fit e o Insight Hybrid.