A lógica do mercado brasileiro nos leva a crer que veículos importados necessariamente perdem mais valor com o passar do tempo do que aqueles fabricados em solo brasileiro. No entanto, análise promovida recentemente pela KBB Brasil quebra de forma definitiva essa teoria e prova que, pelo menos no segmentos de SUVs, os campões de desvalorização são justamente modelos nacionais. O levantamento tomou como base veículos com ano/modelo 2019, vendidos como 0km entre janeiro e junho deste ano, e que já possuíam ofertas no mercado de seminovos em janeiro. Ao todo, mais de 400 versões foram analisadas.
Galeria: Peugeot 5008 2017
Segundo o levantamento, no primeiro semestre deste ano o SUV que menos perdeu valor na comparação com o preço original foi o Peugeot 5008, com redução de apenas 0,59%. O resultado representa significativa diferença na comparação com os demais colocados e quebra o mito de que SUV importado desvaloriza mais que nacional, ainda mais levando em conta a origem francesa do carro. Na segunda posição aparece o Volvo XC60, com depreciação de 2,72%, seguido no pódio pelo Toyota SW4 com desvalorização de 3,60%. Fechando o top 5, Volvo e Peugeot novamente marcam presença com XC40 e 3008, apresentando depreciação de 3,60% e 4,01%, respectivamente.
Já entre os SUVs mais que desvalorizam, o campeão é o nacional Ford EcoSport, com depreciação de 13,57%. Em penúltimo lugar aparece o chinês JAC T50, com queda de 13,25% em seu preço, seguido pelo Suzuki S-Cross, com -12,26%. Outros nacionais com forte desvalorização são Chevrolet Trailblazer, Hyundai New Tucson, Hyundai Creta, Jeep Compass e Jeep Renegade.
A KBB explica que para realizar o estudo aplicou o conceito de depreciação por modelo levando em consideração um índice ponderado que atribui pesos diferentes às versões, de acordo com o volume de vendas. A depreciação usa o valor do veículo 0 km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.
Ranking de SUVs mais depreciados no 1º semestre:
MARCA/MODELO | DEPRECIAÇÃO: Jan/19 a Jun/19 |
Peugeot 5008 | -0,59% |
Volvo XC60 | -2,72% |
Toyota SW4 | -3,60% |
Volvo XC40 | -3,80% |
Peugeot 3008 | -4,01% |
Chevrolet Tracker | -4,06% |
Citroen C4 Cactus | -4,50% |
Lifan X80 | -4,52% |
Lifan X60 | -4,90% |
Honda HR-V | -5,04% |
Hyundai ix35 | -6,08% |
Ford Edge | -6,33% |
Honda WR-V | -6,55% |
Caoa Chery Tiggo 2 | -6,70% |
Nissan Kicks | -7,00% |
Suzuki Jimny | -7,33% |
Mitsubishi ASX | -7,44% |
Mitsubishi Eclipse Cross | -7,46% |
Renault Captur | -7,55% |
Caoa Chery Tiggo 5X | -7,63% |
JAC T40 | -7,85% |
Peugeot 2008 | -7,93% |
Suzuki Vitara | -8,06% |
Jeep Renegade | -8,27% |
Kia Sportage | -8,27% |
Mercedes-Benz GLA | -8,33% |
Lexus NX300h | -9,00% |
Jeep Compass | -9,19% |
Chevrolet Equinox | -9,42% |
Hyundai Creta | -9,69% |
JAC T80 | -10,27% |
Hyundai New Tucson | -10,57% |
Chevrolet Trailblazer | -12,10% |
Suzuki S-Cross | -12,26% |
JAC T50 | -13,25% |
Ford EcoSport | -13,57% |
Fonte: KBB Brasil