Audi quer novo R8 elétrico feito em parceria com croata Rimac
Esportivo deve ter autonomia de 480 km, cerca de 950 cv e alcançará os 100 km/h em 2,5 segundos
O Audi R8 está vivendo com ajuda de aparelhos. Bram Schot, chariman da diretoria da Audi, aproveitou uma reunião para questionar o futuro do esportivo e se ele precisa mesmo ter um motor a combustão. Agora a revista britânica CAR Magazine sugere que a fabricante está conversando com a Rimac para criar o sucessor do R8, com motorização totalmente elétrica. Ele ainda seria rebatizado como RS e-tron e deve ser revelado entre 2023 e 2024.
De acordo com a CAR, a Audi procurou a Rimac para pensar no futuro do R8. A empresa croata é especializada em veículos elétricos de alta performance - o último modelo revelado pela fabricante é o C_Two, que tem quatro motores elétricos que somam 1.940 cv e alcança os 100 km/h em somente 1,95 segundo.
A Rimac já fez uma parceria com a Porsche e rumores dizem que está trabalhando com a Bugatti e a Lamborghini (ou seja, todas empresas do Grupo Volkswagen). A fabricante croata iria fornecer o sistema com quatro motores elétricos e baterias de recarga rápida. Outro detalhe interessante é que o preço ficaria abaixo dos 200 mil euros (cerca de R$ 883 mil), com uma aceleração de 0 a 100 km/h de 2,5 segundos.
Galeria: Audi R8 2019
E isso não é tudo. A publicação também afirma que a Audi teria acesso às baterias de estado sólido, que tem uma capacidade maior e carregam em menos tempo. A marca ainda conversa com a Porsche para usar elementos da plataforma J1 que servirá de base para o Taycan. O veículo contará com sistema de carregamento por indução, um chassi monocoque de alumínio, autonomia de aproximadamente 480 km e potência na casa dos 950 cv.
Com todos os esforços feitos recentemente pela Audi no segmento dos carros elétricos, lançar um esportivo EV poderoso e com autonomia respeitável será uma maneira de mostrar o quanto acredita nos veículos elétricos. Claro, ainda falta muito até 2023, então o projeto pode ser cancelado ou alterado. Porém, Hans-Joachim Rothenpieler, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Audi, disse à CAR que os ícones da marca "precisam virar elétricos", e isso precisa incluir o R8.
Fonte: CAR magazine
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 13:00 Hunter 350 cresce 47,6% e vira a Royal Enfield mais vendida
- 10:00 Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
- 08:00 Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
- 16:00 Dodge Durango SRT AlcHemi é a despedida do V8 no SUV
- 15:00 Shineray lança Free 150 com preço inferior a R$ 10 mil: o que ela traz?