Volkswagen Amarok: quatro fábricas disputam produção da nova geração

Derivada do Projeto Cyclone, picape chegará ao mercado em 2022

Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept

Apesar de já ter anunciado detalhes sobre o acordo firmado com a Ford e definido 2022 como ano oficial de lançamento, a Volkswagen parece que ainda não bateu o martelo sobre o local de produção da nova geração da Amarok. Derivada do chamado Projeto Cyclone (que também originará a próxima linhagem da Ranger), a caminhonete será produzida sob a responsabilidade da Ford, conforme definido nos termos da parceria. A ideia é concentrar a produção ao lado da própria Ranger para, dessa forma, reduzir custos e otimizar as operações, especialmente pelo fato de que ambas compartilharão plataforma e uma série de outros componentes mecânicos.

O problema está justamente na escolha da fábrica, uma vez que a Ranger é produzida atualmente em 5 diferentes fábricas e não deverá mudar essa estratégia na próxima geração. "A Ranger continuará a ser fabricada nas cinco plantas da Ford que a produzem hoje. Em quatro dessas, a segunda geração do Amarok pode ser produzida. Nós ainda não definimos qual. O peso do mercado onde a VW quer vender sua picape será fundamental na decisão", explicou Gabriel López, presidente de Ford Argentina. Atualmente, a Ford mantém linhas de montagem para a Ranger em Pacheco (Argentina), Rayong (Tailândia), Lagos (Nigéria), Silverton (África do Sul) e Michigan (Estados Unidos).

Como a Amarok atual já é fabricada em Pacheco (justamente onde a Ranger também é produzida, muito embora em operações separadas), há grandes chances de que toda a produção seja mantida na Argentina. Curiosamente, esta fábrica já foi compartilhada por Volkswagen e Ford nas décadas de 1980 e 1990 por ocasião da Autolatina. Com o fim da parceria em 1996, a planta foi literalmente dividida ao meio e cada marca passou a desenvolver suas próprias operações. Agora, quase 25 anos depois, tudo indica que a unidade novamente poderá voltar a ser compartilhada.

Novo design

Questionado sobre detalhes específicos sobre o novo visual, López adiantou que ainda não há definições nesse sentido. "Ainda estamos em fase de pré-projeto. O design e a engenharia ainda estão sendo desenvolvidos", disse. No entanto, rumores apontam que o conceito Atlas Tanoak, apresentado nos Estados Unidos em 2018, será a grande fonte de inspiração no quesito estético. Já a Ranger parece estar mais avançada nesse sentido - fotos vazadas em fevereiro revelaram visual com inspiração na irmã maior F-150.

Fonte: Autoblog Argentina

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