Novo Ford Bronco usará motor 2.3 e câmbio de 10 marchas da Ranger americana

Utilitário voltará ao mercado em meados de 2020 como resposta ao Jeep Wrangler

2018 Ford Bronco rendering 2018 Ford Bronco rendering

Apesar das sucessivas tentativas da Ford de manter segredo, aos poucos o detalhamento técnico da nova geração do Bronco vai sendo revelado. No vazamento da vez, o site Off-Road.com adianta que o jipão chegará ao mercado entre 2020 e 2021 com o conhecido motor 2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros da marca. Informações específicas sobre consumo e potência não foram reveladas, mas em outros modelos este propulsor entrega diferentes rendimentos. Na versão norte-americana da Ranger, por exemplo, ele alcança 272 cv, enquanto no Mustang a potência varia entre 314 cv e 334 cv. Fica a expectativa para que o Bronco tenha números próximos.

Se confirmada a adoção deste motor, consequentemente não será surpresa sua ligação com a transmissão automática de 10 marchas oferecida em uma série de outros modelos Ford. Fala-se também no uso de um inédito câmbio manual de 7 marchas, cujo desenvolvimento está sendo tocado pela Getrag. A oferta é bastante inusitada levando-se em conta o mercado atual, onde apenas os esportivos Porsche 911 e Corvette são ofertados com caixas do tipo. No Bronco, a novidade será mais um diferencial para marcar seu retorno ao mercado, além de uma vantagem competitiva sobre o Jeep Wrangler (principal concorrente e que tem câmbio manual de "apenas" 6 marchas).

Protótipos atualmente rodam em testes usando uma variação encurtada da carroceria da Ranger (fotos) e confirmam o lançamento da variante de duas portas (referência ao modelo original). No entanto, o projeto inclui também o desenvolvimento de uma variante alongada, com quarto portas. Nada mais estratégico para a Ford do que oferecer as duas opções, tendo em vista que o Jeep Wrangler (oferecido em ambas as configurações) será o principal rival do Bronco. Além disso, o modelo será semelhante ao Wrangler no sentido de facilitar a remoção completa de algumas peças, especialmente teto e portas, que poderão ser armazenados na área de carga traseira. O recurso é bastante usado por adeptos de off-road pesado e aventuras ao ar livre.

O lançamento é aguardado para o ano que vem e toda a produção será concentrada na fábrica de Wayne, estado norte-americano do Michigan. Posteriormente, será apresentado um modelo menor, chamado por enquanto de "baby Bronco", que surgirá como uma opção mais off-road ao Escape e poderá se chamar Maverick.

Fonte: Off-Road

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