Sedãs premium em abril: Série 3 e Série 5 colocam BMW no topo

Novo Mercedes-Benz CLS supera Classe E na parte de cima do segmento

Novo BMW 330i (lançamento Brasil) Novo BMW 330i (lançamento Brasil)

Os números de emplacamentos de sedãs médios premium registraram queda pelo 2º mês seguido. Em abril foram comercializados 1.010 veículos, quase 17,5% a menos do que no mesmo período de 2018. A situação só não foi pior por conta do Audi A3 Sedan (227), terceiro colocado, com alta superior a 70%.

O grande destaque, no entanto, veio de Munique. Com 304 unidades, seu melhor desempenho em 2019, o BMW Série 3 – agora reforçado pela nova geração representada no país pela versão 330i – encerrou uma liderança do Classe C (242) que já durava 15 meses consecutivos. O Mercedes, aliás, perdeu quase metade dos compradores do ano passado e encerrou abril com o seu resultado mais fraco desde dezembro de 2017.

Em quarto pelo 3º mês seguido, o Mercedes CLA (85) completou o mau desempenho para a marca de Stuttgart, em retração superior a 50%. Superado pelo irmão A5 (52) no ranking anterior, o Audi A4 (75) mais do que dobrou as vendas das últimas semanas. Apesar de manter inalterada a última posição da lista, o Jaguar XE (25) foi o campeão do crescimento em relação ao ano passado (+127,3%).

Sedãs Médios Premium

POS.

MODELO

ABR/19

MAR/19

ABR/18

% ABR 19

% MAR 19

VARIAÇÃO ABR/MAR

VARIAÇÃO 2019/2018

BMW SÉRIE 3

304

204

318

30,10%

23,26%

49,02%

-4,40%

MERCEDES-BENZ CLASSE C

242

337

439

23,96%

38,43%

-28,19%

-44,87%

AUDI A3 SEDAN

227

193

133

22,48%

22,01%

17,62%

70,68%

MERCEDES-BENZ CLA

85

51

175

8,42%

5,82%

66,67%

-51,43%

AUDI A4

75

35

103

7,43%

3,99%

114,29%

-27,18%

AUDI A5

52

43

45

5,15%

4,90%

20,93%

15,56%

JAGUAR XE

25

14

11

2,48%

1,60%

78,57%

127,27%

 

 

1010

877

1224

100,00%

100,00%

15,17%

-17,48%

 

Na faixa superior, o BMW Série 5 (29), apesar de uma leve queda (-3,3%), completou três meses seguidos no topo. A surpresa é que na segunda posição não esteve outro alemão, mas sim um japonês: com 18 unidades, o Lexus ES só vendeu menos do que em janeiro (21).

Da 3ª a 5ª posições, só Mercedes, mas com uma novidade: a nova geração do CLS (11) tomou do Classe E (8) a posição de modelo de alto luxo preferido da marca. O Classe E, aliás, não vendia tão pouco desde setembro de 2016 (6). Empatado com o Volvo S90 (3), o Classe S (3) fechou o top 5. Assim como entre os médios, a Jaguar também teve o modelo menos vendido: o XF, com apenas um emplacamento.

Sedãs Grandes Premium

POS.

MODELO

ABR/19

MAR/19

ABR/18

% ABR 19

% MAR 19

VARIAÇÃO ABR/MAR

VARIAÇÃO 2019/2018

BMW SÉRIE 5

29

20

30

39,73%

34,48%

45,00%

-3,33%

LEXUS ES

18

16

3

24,66%

27,59%

12,50%

500,00%

MERCEDES-BENZ CLS

11

1

1

15,07%

1,72%

1000,00%

1000,00%

MERCEDES-BENZ CLASSE E

8

17

18

10,96%

29,31%

-52,94%

-55,56%

MERCEDES-BENZ CLASSE S

3

1

7

4,11%

1,72%

200,00%

-57,14%

VOLVO S90

3

2

0

4,11%

3,45%

50,00%

-

JAGUAR XF

1

1

4

1,37%

1,72%

0,00%

-75,00%

 

 

73

58

63

100,00%

100,00%

25,86%

15,87%

 

Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com